Pular para o conteúdo principal

Potencial de negócios do Paraguai é apresentado a empresários em Foz

As principais autoridades da área econômica do governo do Paraguai estiveram nesta quarta-feira (4) em Foz do Iguaçu para apresentar o cenário para investimentos industriais no país vizinho, durante a última reunião no ano do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz). A apresentação ocorreu no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional e contou com a participação das principais instituições dos setores industrial, agropecuário e comercial do Paraná.
     
Empresários como Marcus Vinícius Gimenes, diretor do Sindimetal de Londrina, e Flávio Montenegro Balan, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), se disseram convencidos do bom momento que vive a economia paraguaia e da oportunidade que ela representa para investidores brasileiros. E não apenas pela apresentação no Codefoz.
   
“A gente tinha aquela impressão do Paraguai dessa primeira avenida logo após a Ponte da Amizade. Mas isso é um preconceito superado. O país é muito competitivo, principalmente em relação aos custos trabalhistas, tributos e preços de energia. O governo tem projetos interessantes como a zona franca, maquila e capacitação de mão-de-obra”, afirma Gimenes.
   
Ele esteve recentemente em uma missão empresarial com 12 empresários da região de Londrina e pretende retornar em breve. “Aqui no Paraná, Londrina saiu na frente nessa aproximação com o Paraguai. A gente vê que há um ambiente muito bom para os negócios. É um país que hoje está focado na industrialização”, completou Balan.
   
A apresentação sobre o cenário econômico foi conduzida pelo presidente do Banco Central, Carlos Gustavo Valdovinos, o ministro da Indústria e Comércio, Gustavo Leite, e o ministro da Fazenda, Germán Rojas. Segundo eles, são várias as razões que justificam o otimismo com a economia do país vizinho.
    
Desde 2003, o Paraguai vem apresentando um crescimento constante, com uma média de 4,8% ao ano. Diferentemente do Brasil, a expectativa de crescimento tem sido revisada para mais. Para este ano, por exemplo, era de 9%, mas o país dever ter um incremento de 13,6% do PIB.
   
O país tem uma inflação estável, de 5% ao ano, nos últimos 20 anos. Segundo Valdovinos, avaliações externas, como um estudo da FGV, por exemplo, indicam que o Paraguai tem o melhor clima econômico entre os países do Mercosul. E o país vem melhorando gradativamente sua classificação no ranking de risco de agências como Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch.  Contribui para isso o fato de hoje o país contar com uma Lei de Responsabilidade Pública (semelhante à Lei de Responsabilidade Fiscal brasileira).
   
Um dos desafios do país é superar a forte dependência da agricultura e, consequentemente, dos fatores climáticos. Porém, o bom desempenho desse setor fazem do Paraguai, hoje, o primeiro exportador mundial de açúcar orgânico, o quarto de soja, o sétimo de milho e o sexto de carne bovina.
   
Para incrementar a participação industrial, duas das principais estratégias são a melhoria da infra-estrutura e a qualificação de mão-de-obra. Nesse sentido, a inauguração da nova linha de transmissão de 500 kV entre Itaipu e Villa Hayes, na grande Assunção, representa um incremento na disponibilidade de energia. O Paraguai dispõe hoje de 1.390 MW (o equivalente a uma usina hidrelétrica de porte médio como Salto Santiago ou Água Vermelha) livres para atender novos investimentos industriais.
         
“Outro ponto importante sobre a força laboral é que 73% da população tem menos de 34 anos e temos o menor custo laboral do Mercosul”, assegurou Gustavo Leite. “A isso se somam acordos comerciais. Em 2014, por exemplo, seremos o único país do Mercosul com acesso preferencial à União Europeia”, acrescentou o ministro que apontou as atividades industriais eletrointensivas, reflorestamento e logística como os setores com maior atratividade para investimentos brasileiros.
   
A reunião do Codefoz foi comandada pelo presidente do Codefoz, Danilo Vendrúscolo, e contou também com a participação dos diretores-gerais da Itaipu, James Spalding (Paraguai) e Jorge Samek (Brasil), e do governador de Alto Paraná (Paraguai), Justo Aricio Zacarias Irun.
   

“A aproximação política entre os países também é um fator importante. O presidente (Horácio) Cartes e a presidente Dilma se encontraram já cinco vezes nos últimos três meses”, lembrou Samek. “Enfim, temos um alinhamento das forças políticas e econômicas que contribuem para uma maior integração entre os dois países”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge