Pular para o conteúdo principal

Parque Tecnológico Itaipu fomenta o desenvolvimento científico e tecnológico da região

Grupo de pesquisa de Toledo (PR), que está construindo um veículo aéreo não tripulado anfíbio, é um dos beneficiados pelas ações de fomento do PTI

Os bolsistas Guilherme Francisco Iakmiu Pendiuk e Juliano da Rocha Queiroz com os professores Fábio Rizental Coutinho, José Dolores Vergara Dietrich e Jorge Augusto Vasconcelos Alves
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estimula o desenvolvimento de projetos inovadores, por meio do fomento de trabalhos científicos e do fortalecimento de grupos de pesquisas dentro das universidades. Desde 2006, mais de mil pesquisadores tiveram seus projetos financiados pelo PTI, em modalidades como iniciação científica, mestrado e doutorado.

Essas ações não estão restritas apenas ao ambiente do Parque, já que o apoio pode ser concedido a acadêmicos e pesquisadores de todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Paraná. Um exemplo vem de Toledo, onde um grupo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está trabalhando na construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT) anfíbio para monitoramento e coleta de dados por via aérea e fluvial.

A pesquisa pretende viabilizar a utilização de VANT´s na análise de leitos de rios, reservatórios e recursos hídricos da região. O projeto, que conta com a participação de três professores e de dois acadêmicos de Engenharia Eletrônica da UTFPR, foi um dos contemplados no edital 037, lançado pelo PTI em parceria com a Fundação Araucária, e receberá um recurso de aproximadamente R$ 43 mil. Esse valor é destinado para o pagamento das bolsas de iniciação científica dos dois acadêmicos e para a aquisição de equipamentos e materiais para a construção do protótipo.

Fazem parte do grupo o professor José Dolores Vergara Dietrich, coordenador do projeto, os professores pesquisadores Jorge Augusto Vasconcelos Alves e Fábio Rizental Coutinho, e os acadêmicos Juliano da Rocha Queiroz e Guilherme Francisco Iakmiu Pendiuk, bolsistas de iniciação científica. O projeto começou em julho deste ano e terá duração de dois anos.

O professor Vergara conta que a iniciativa pode ser resumida pela busca de alternativas para caracterizar, por exemplo, o curso natural d'água, já que é raro ter recursos que permitam a instalação de instrumentos para este fim. “Para superar essas dificuldades, surgiu a necessidade de utilizar um veículo autônomo, flutuante, que pudesse percorrer reservatórios ou toda a hidrovia, se necessário. Entretanto, o relevo dos rios, obstáculos naturais e até mesmo dificuldades de acesso à margem motivou a busca por uma solução ainda melhor para essa questão”, explicou.

A solução veio na forma de um veículo híbrido, que possa facilmente contornar obstáculos, pelo ar, e flutuar, quando estiver realizando as medições. No momento, o grupo está na fase de aquisição de materiais e de testes com sensores. “Já temos quase a totalidade do material necessário. Também já fizemos testes com os motores e sensores que serão responsáveis pelo controle do veículo que, carinhosamente, chamamos de hidrocóptero (por ser um quadricóptero anfíbio)”, contou. Os sensores utilizados serão o acelerômetro, giroscópio, barômetro, GPS e sensor ultrassônico, este último para medir a profundidade do rio ou do lago a ser monitorado.

Base de conhecimento

A intenção de trabalhar com veículos aéreos não tripulados, segundo Vergara, surgiu há alguns anos, com a chegada de vários professores da área de Controle e Automação e de Sistemas Embarcados ao campus da UTFPR em Toledo. “O objetivo é somar esforços e consolidar o grupo de pesquisa na referida área”, afirmou.

Ele também ressalta que o desenvolvimento do veículo produzirá, além do protótipo, uma base de conhecimento, que é o alicerce para novas pesquisas e inovações na área. “Creio que o projeto seja um passo importante para estimular o desenvolvimento tecnológico na nossa região, instigando alunos e a comunidade a interessarem-se pelo tema”, comentou.

Vergara também destacou o apoio recebido do PTI para o desenvolvimento da pesquisa. “O PTI, como parte integrante da Itaipu, propicia um ambiente favorável para o surgimento de ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico e inovação na nossa região, além do incentivo ao empreendedorismo, oferecendo-se como berço para que novas ideias possam surgir. Por outro lado, creio que o PTI permite, sem a exigência de que o coordenador possua o título de doutor, que boas ideias vindas de não doutores possam ser levadas adiante e produzir pesquisa”, afirmou.

Desenvolvimento científico e tecnológico

O PTI oferece linhas de financiamento de bolsas de pesquisa em diversas modalidades e para diferentes públicos. Foram 1.230 projetos submetidos desde 2006, com a concessão de 1.006 bolsas. Neste período, o programa de Ciência & Tecnologia + Inovação também apoiou a publicação de 1.955 trabalhos científicos, a participação em eventos de 305 bolsistas e a realização de 44 eventos científicos.

Já em 2013, o PTI apoiou o fortalecimento de três programas de pós-graduação, com bolsas para formação de sete mestres e de um pós-doutor; promoveu o fortalecimento de 11 grupos de pesquisa, por meio da disponibilização de bolsas e de recursos para a aquisição de equipamentos; estimulou a produção científica de 53 pesquisadores; apoiou a publicação de 244 trabalhos; e concedeu 134 novas bolsas de pesquisa.

Como participar?

Os alunos de graduação são o público-alvo das bolsas de iniciação científica, que visam formar e incentivar a participação ativa dos estudantes em projetos de pesquisa. Já as modalidades de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado são direcionadas para discentes matriculados em cursos de pós-graduação e servem de incentivo à qualificação técnica e científica, privilegiando a participação ativa em projetos de pesquisa, com foco no desenvolvimento da região.

Além do fomento de bolsas, o PTI disponibiliza uma linha de apoio destinada à participação e à apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos. Também incentiva a participação de acadêmicos e de profissionais em atividades de pesquisa vinculadas a projetos da própria Fundação PTI, por meio das modalidades de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de Desenvolvimento Tecnológico Educacional e Extensão.


Para participar das linhas de fomento, os interessados devem estar atentos à divulgação dos editais, publicados no site do PTI (www.pti.org.br/oportunidades). Dúvidas referentes aos Editais poderão ser esclarecidas pela equipe do programa de C&T pelos telefones 3576-7092 ou 3576-7093, ou pelo e-mail: ptict@pti.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

MEMORIAL: HOMENAGEM A CRODOVALDO GALLI: PAI E MARIDO AMOROSO, EMPRESÁRIO DE SUCESSO

A comunidade de Foz do Iguaçu ainda lamenta o passamento de Crodovaldo Galli, de 68 anos, sócio-proprietário do Falls Galli Hotel. Internado já a dez dias no Hospital Costa Cavalcanti, por infecção pelo vírus da covid-19, o empresário precisou ser entubado na sexta-feira (5/03), necessitando do aparelho de respiração mecânica. E na madrugada de sábado (6/03), sofreu uma parada cardíaca, chegou a conseguir ser reanimado, mas acabou não resistindo e veio a falecer. Seu corpo foi levado para a cidade de Campo Largo, região de Curitiba, onde foi cremado no mesmo dia, sábado (6).   Pai atencioso, empresário de sucesso, Crodovaldo era natural da cidade de Ibiporã, no Paraná, mas veio para Foz do Iguaçu aos 14 anos. Tinha mais 4 irmãos, e com a companheira Michele Blask, tinha um casal de filhos, Marco Aurélio e Valentina Galli.  Em sua história como empresário em Foz do Iguaçu, começou muito jovem e de forma humilde, inicialmente no ramo de olarias, ao lado do irmão Reinaldo. Mas lo...

Réveillon “ENIGMAS DO EGITO" do RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

COMPARTILHE FOTOS DO EVENTO Um dos hotéis mais conhecidos do destino é o Rafain Palace Hotel & Convention. Em mais de quatro décadas de existência, o empreendimento tornou-se um dos mais importantes resorts do Paraná e conhecido no Brasil inteiro. E uma de suas marcas registradas é o Réveillon, que já está com as reservas abertas. Para manter a tradição, a comemoração do Reveillon sempre tem tudo de bom e do melhor. A tão aguardada celebração, já famosa por sua decoração sofisticada, estilo requintado e serviço impecável, proporciona momentos inesquecíveis e exclusivos aos seus hóspedes. “Enigmas do Egito” foi o tema escolhido para este ano e o hotel contou ainda com uma programação para lá de especial com atividades para todas as idades. Sérgio Figueiredo Decorador​ caprichou nos mínimos detalhes, e a equipe de serviços do hotel completou o cenário do maior reveillon da Terra das Cataratas, com mais de dois mil participantes: sucesso total!!! Hotel Rafain Palace ...