Pular para o conteúdo principal

Abertura oficial do Natal das Cataratas acontece neste sábado, 07.

O Natal das Cataratas começa oficialmente neste sábado, 7 de dezembro, na Praça do Mitre, com apresentação do Coral Itaipu, acompanhado de banda e orquestra, chegada do Papai Noel e a tradicional queima de fogos, que acontece todos os anos. A abertura está prevista para as 20h30.
A exemplo do ano passado, as atividades se estenderão até o dia 22 de dezembro. Até lá, todas as noites o Papai Noel sairá do 34º Batalhão, passando pela Avenida Brasil em seu trenó, que é conduzido por um veículo elétrico produzido na Itaipu.
O “bom velhinho” atenderá as crianças na Vila do Natal, das 20h às 22h, todas as noites. Este ano, ele também será homenageado com uma escultura de nove metros de altura instalada na Praça do Mitre.
Para esta edição, uma nova árvore de Natal ecológica, confeccionada com plástico de garrafas PETs, está em fase final de montagem na praça. A árvore, de 18 metros de altura, será decorada com as bandeiras dos 20 países que mais visitam Foz do Iguaçu. A decoração das árvores e da praça segue a mesma temática.
A Vila do Natal também está sendo reformulada, para valorizar o patrimônio histórico da cidade. A Casa do Papai Noel e as demais casinhas que estão em construção (doação de brinquedos, artesanato e gastronomia) receberão uma pintura especial e um verniz antichamas, atendendo recomendação do Corpo de Bombeiros.
O palco principal para a abertura do evento foi deslocado para a avenida Jorge Schimmelpfeng para permitir a visualização da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre, que será iluminada. O prédio foi construído em 1920. Nos demais dias, as apresentações serão feitas num pequeno tablado no meio da praça.
Outro diferencial do Natal das Cataratas deste ano será a montagem do presépio natalino desde a abertura do evento. O presépio ocupará toda a área central da fachada do Colégio Bartolomeu Mitre e será um atrativo à parte.
“A Praça do Mitre estará muito mais bonita este ano. Esperamos que o público compareça em grande número”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, presidente do Fundo Iguaçu e um dos coordenadores da iniciativa.
Além da Praça do Mitre, o Natal das Cataratas ocupará as avenidas Brasil e Jorge Schimmelpfeng. Os pórticos de metal serão reutilizados, como nas edições anteriores. A reutilização, além de ser ecologicamente correta, traz vantagens econômicas, pois diminui os custos do evento.
“Os pórticos têm um significado especial. Seus movimentos imitam as quedas das Cataratas do Iguaçu. Representam, ainda, os Três Reis Magos, os três presentes (ouro, incenso e mirra) e os três países da tríplice fronteira. São adesivados na cor dourada, pois essa cor representa a energia e a vibração positiva. O dourado é a cor do ouro, das riquezas e da majestade, da sabedoria e da prosperidade”, explica Piolla.
Neste ano, as atrações do Natal das Cataratas começam em dezembro para coincidir com a ampliação do horário do comércio. A partir do dia 9, as lojas do centro ficarão abertas até as 22h. Aos sábados e domingos, o funcionamento vai até as 17h.
O Natal das Cataratas é organizado pela Gestão Integrada do Turismo e conta com o apoio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, ICVB, Cataratas S.A., Sistema Fecomércio e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CXXIX

    DESTAQUE DO DIA

ALCEU VEZOZZO, fundador da Rede Bourbon, homenageado pela Associação Comercial do Paraná

O fundador da Rede Bourbon, Alceu Ântimo Vezozzo, recebeu a homenagem Cidadania ACP, da Associação Comercial do Paraná. O prêmio é concedido para cidadãos de reconhecida importância na sociedade paranaense e nacional. (Evento acontecido em Nov/2019) Premio - Homenagem ACP - Foto Jader Rocha Em seu discurso o presidente da ACP, Gláucio Geara, enalteceu as conquistas de Vezozzo na hotelaria e na ação social que desenvolve na cidade de Cambará, com o Instituto Bourbon.  Ao receber a homenagem o fundador da Rede Bourbon agradeceu a família e a Deus por todas as conquistas e enfatizou a importância de fazer o bem em todas as áreas da sociedade. “Fazer o bem através da hotelaria, através do Instituto Bourbon, através da escola, fazer o bem seja ele onde for”, finalizou o fundador. A família Vezozzo prestigiou seu patriarca nesta noite tão importante. Assinatura Homenagem  Abraço Alceu e Laila Vezozzo - Foto Jader Rocha  Alceu Vezozzo, Ana Amélia Filizola e Glau

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E