Pular para o conteúdo principal

TOLEDO: Cidades Digitais tem o interesse da Itaipu

A Itaipu e a FPTI podem, futuramente, apoiar os municípios da região que forem selecionados para o Cidades Digitais, fornecendo treinamento, desenvolvendo softwares livres e repassando equipamentos. 

Os cidadãos de Toledo, no Oeste do Paraná, já estão mais integrados à aldeia global. Nesta quinta-feira (19), o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MiniCom), Américo Tristão Bernardes, esteve no município para inaugurar a segunda Cidade Digital do Estado. A cerimônia de assinatura do termo de doação de infraestrutura à cidade foi no Centro Cultural Ondy Helio Niederauer.


A Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) são parceiras do Cidades Digitais por meio do Programa Oeste em Desenvolvimento, podendo apoiar os municípios fornecendo treinamento, desenvolvendo softwares livres e repassando equipamentos.  “Hoje, não se pode mais dizer que governar é construir estradas. Governar é estar conectado, globalizado. E Toledo saiu na frente”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
Além dele e do representante do MiniCom, também participaram da cerimônia o diretor de Coordenação da Itaipu e cidadão honorário de Toledo, Nelton Friedrich; o superintendente da FPTI, Juan Sotuyo; e o prefeito de Toledo, Luis Adalberto Pagnussatt, entre outras autoridades, vereadores e servidores municipais.
Toledo foi uma das 262 localidades do país escolhidas para fazer parte da primeira fase do Cidades Digitais. “Essa participação não foi uma ‘dádiva’ do Governo Federal, e sim o resultado de um esforço do município, que tratou o projeto com seriedade e competência”, avaliou Bernardes.
“Democratizar a informação é o nosso objetivo. Queremos levar às pessoas conteúdos que transformem suas vidas”, disse o prefeito Pagnussatt. “Toledo já tem seis instituições de ensino superior e em breve teremos um campus da UFPR. Para crescer, é preciso informação e educação.”

Na prática
Toledo recebeu um anel de fibra óptica de 14 km que interliga 18 órgãos e quatro locais de acesso públicos, num investimento de R$ 680 mil que beneficiará os 128 mil moradores do município. Além do anel, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população.
O objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.
Atualmente, existem 43 Cidades Digitais em funcionamento no Brasil, sendo duas no Paraná: Toledo e Ibiporã, contemplada em 2014. O programa já investiu mais de R$ 44 milhões em todo o País.
Em Toledo, a chegada da rede possibilitou diversos outros projetos, como instalação de câmeras de monitoramento, processamento rápido de infrações de trânsito e unificação de cadastros do sistema de saúde. Segundo o diretor de Informática da Prefeitura da cidade, Robson Vozniaki, a implantação trará também uma economia significativa aos cofres públicos. “Os custos com telefonia e internet devem cair mais de 50%”, estimou.









Cooperação
No dia 29 de dezembro do ano passado, o Diário Oficial da União publicou um acordo de cooperação entre Itaipu, FPTI e o Ministério das Comunicações para a instalação de um condomínio de datacenters no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de serviços de tecnologia da informação, conteúdos digitais, aplicativos e datacenters em áreas de relevância estratégica do Brasil, inclusive as regiões de fronteira.
O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho com representantes das três instituições, para desenvolver o Programa de Incentivo a Datacenters, que visa basicamente promover a adoção ampla de serviços de tecnologia da informação; estimular a ampliação da conectividade do Parque Tecnológico Itaipu; e incentivar o desenvolvimento no Brasil de aplicativos e serviços em nuvem.
Segundo o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, articulador do projeto por parte da binacional, futuramente os programas de Incentivo a Datacenters e o Cidades Digitais podem se correlacionar.

“Uma das nossas principais expectativas ao trazer esse condomínio é facilitar a interconexão direta, em banda larga, com os países sul-americanos, tendo em vista que, atualmente, a conexão é feita com os Estados Unidos, para depois voltar ao Brasil”, explica Sucha. “Outra é dar suporte e facilitar o desenvolvimento de programas como o Cidades Digitais em municípios da região que precisem de infraestrutura de dados e apoio técnico.”


TEXTOS E FOTOS: ASSESSORIA ITAIPU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E 

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge