TÉCNICA APLICADA POR FISIOTERAPEUTA DE FOZ É ALTERNATIVA DE CURA PARA DORES CRÔNICAS
Hafef Issa atua na Physioclínica - clínica especializada em Fisioterapia e Saúde e trabalha a técnica de Liberação Somato Emocional, que é eficaz principalmente nos casos em que há fator emocional relacionado à causa da dor
Os pacientes com dor crônica atendidos pela fisioterapeuta Hafef Issa, 53, relatam sensações muito parecidas:
- “Saí de lá flutuando.”
- “A sensação é de estar mais leve.”
Eles se referem aos resultados da sessão de Liberação Somato Emocional, técnica de autocura, em que a fisioterapeuta atua como facilitadora. Durante 12 anos de atendimento em clínica, Hafef Issa percebeu que os exercícios e posturas resolviam a maioria dos casos de dor insistente, mas, em alguns pacientes, a dor não cedia. “Quando conheci a Somato, tive a comprovação de que fatores emocionais agem no nosso organismo, causando bloqueios energéticos e impedindo a recuperação,” explica ela. Desde 2014, Hafef Issa aplica o método em pacientes de Foz do Iguaçu e da região. A média é de dois atendimentos por dia. Cada sessão, dura, em média, uma hora.
Liberação Somato Emocional: o que é?
As técnicas de Liberação Somato Emocional foram catalogadas por um médico norte-americano chamado John Upledger. “Essa energia ‘ruim’ se aloja nas fáscias, membranas que envolvem os músculos e causa disfunções. Os efeitos podem chegar aos ossos, aos vasos sanguíneos e até gerar doenças graves como o câncer”. Estudos indicam que o gatilho pode ter sido uma briga, uma cena “pesada” que a pessoa presenciou, um acidente, um trauma, etc.
Os chamados cistos energéticos não aparecem em exames como ultrassom ou raio-X, por isso, identificá-los requer técnica, habilidade e sensibilidade. Hafef Issa frequentou módulos de formação em Londrina (PR), Florianópolis (SC) e em Teresópolis (RJ). O único recurso que ela usa durante a sessão são as mãos. “É muito sutil, mas dá pra perceber onde a energia está parada,” afirma a fisioterapeuta. Quando identifica o ponto, Hafef Issa mantém a atenção ali, até que o cisto energético seja dissipado.
Casos de cura
Delza Fernandes conviveu com dores no ombro esquerdo durante 10 anos. Recentemente, houve piora. Consultas médicas, exames, remédios, pomadas, dezenas de sessões de fisioterapia... nada resolveu, até que ela decidiu tentar a Liberação Somato Emocional. “Saí da primeira sessão sem dor. Durante o atendimento, algumas cenas apareceram na minha mente. Encontros com minha mãe, meu irmão e meu pai, que já faleceram”, relembra. Segundo a fisioterapeuta, ter recordações e reviver emoções é algo comum e pode indicar em que momento o cisto energético se instalou.
“Aquelas mãos dela são abençoadas,” conta Delza Fernandes, assistente administrativa aposentada, de 60 anos. “Ela não toca nosso corpo, mas dá pra sentir calor saindo durante a sessão,” explicou.
“Muitas vezes, os pacientes me contam o que estão vivenciando e a terapia se encaminha para momentos de perdão, de aceitação, de nova percepção de uma situação. Isso tudo, de acordo com as pesquisas da Somato, tem potencial para curar e ajuda a dissipar a energia!”, afirma Hafef.
Outra paciente, a agente de Correios, Priscila Conte Bresolin, 27, relata que, durante a sessão, relembrou a perda de um amigo muito próximo.
“Foi uma situação muito difícil, mas não imaginei que tivesse relação com a dor intensa que eu estava sentindo no pescoço,” disse ela, que chegou a passar mal no trabalho: com fraqueza, tontura, tremedeira e aumento de pressão. “Pra mim, a Somato serviu como uma sessão de psicologia avançada,” comparou. “Aceitei melhor a perda do meu amigo e me transportei, mentalmente, para o meu local de trabalho, com muitas pessoas esperando, na fila. Minha vontade era sair daquele ambiente e ir embora. Fiz isso, em pensamento, e deitei no sofá da minha casa.” As dores terminaram na sessão.
A nutricionista Marilise Matte, 54, tinha a sensação de que o pescoço não era mais capaz de suportar o peso da cabeça. Sentia dor aguda, incontrolável.
“Não estava acostumada a sentir dor e isso me abalou muito,” conta. O quadro estava tão intenso que ela não conseguia fazer sessões de RPG e Pilates, indicadas pelo médico, e chegou a usar colar cervical. “Depois da sessão de Somato Emocional senti muito sono. Fui pra casa, deitei e relaxei,” relembra. Marilise tinha vivido período de intensas mudanças na vida: perdeu o pai, parou de trabalhar e mudou de cidade. “A terapia me reestruturou para lidar com o que estava sentindo e tirava minha energia. Eventualmente, ainda sinto dor, afinal, tenho diagnóstico de artrose cervical, mas agora é suportável.” Cura além da dor
Alguns pacientes acabam tendo outros benefícios. Foi o caso de Tânia Teixeira, 61, proprietária de um lava car por 16 anos. O uso constante de compressores, aspiradores de pó e jatos de ar renderam uma herança barulhenta: zumbido no ouvido.
Depois da sessão, ela fez o balanço: “O zumbido parou na hora, além de ter sentido 80% de melhora nas dores que eu sentia no corpo, nas pernas, nos braços e nos ombros.”
O que incomodava Shadi Mohamad, 25, eram dores e lesões recorrentes nos joelhos, desde a adolescência. “Além de ter feito uma espécie de desbloqueio para que a fisioterapia fizesse efeito, a sessão de Liberação Somato Emocional reduziu muito as dores de cabeça que eu setia com frequência,” disse ele.
A fisioterapeuta alerta: “Não é milagre. É uma técnica com grande eficácia para dores crônicas relacionadas a traumas emocionais”. Segundo ela, o que acontece, muitas vezes, é que essas lesões ocorrem num momento em que a pessoa está fragilizada. “A lesão existe, é necessário fazer tratamento médico e até cirurgia, mas a Somato contribui eliminando fatores que impedem o corpo de permitir a cura”, conclui. Liberação Somato Emocional e a regulamentação
De acordo com Dra. Elineth da Conceição Braga Valente, coordenadora presidente do CREFITO-8, “a Liberação Somato Emocional ainda está em análise para regulamentação pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dessa forma, pode ser usada como tratamento complementar, porém não faz parte do escopo de técnicas e recursos próprios da Fisioterapia”. Segundo ela, cabe ao Profissional, ao fazer uso da técnica, ter domínio de cunho técnico/científico. Hafef Issa é certificada pelo Upledger Brasil – único representante do Upledger Institute Inc, responsável pela formação de profissionais no método criado pelo médico John Upledger.
SERVIÇO
Hafef Issa atua na Physioclínica - clínica especializada em Fisioterapia e Saúde.
Endereço: Av. Florianópolis, 957, Jd. Santa Rosa / Foz do Iguaçu
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 20h
Telefone: (45) 3524-9036
(As sessões de Liberação Somato Emocional são agendadas.)
Comentários
Postar um comentário