Pular para o conteúdo principal

Exposições celebram o imaginário feminino no Ecomuseu

Abertura nesta quinta-feira (5) inaugurou a programação do Mês da Mulher na Itaipu Binacional

O Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), inaugurou nesta quinta-feira (5) duas exposições que retratam o universo feminino: “Se fosse você”, de Nani Nogara e Malu Rebelato, e “Caleidoscópio – sonhos gravados”, de Lucie Maria Shreiner. As mostras abrem os eventos do Mês da Mulher e permanecem em cartaz até o dia 7 de junho.
A cerimônia de abertura foi marcada por apresentações artísticas e homenagens a 15 mulheres da cidade, de diferentes profissões. Uma das homenageadas foi Lucimeire Amaral de Souza, investigadora da Polícia Civil há 21 anos.

“Para mim, é um presente representar as minhas colega da polícia numa data tão representativa”, disse Lucimeire, que revelou ser apaixonada pelo trabalho. “Quando estamos em campo, não existe homem ou mulher, mas policiais”, afirmou.
“É uma honra homenagear essas mulheres que ocupam profissões que, até pouco tempo, eram restritas aos homens. Vocês são mais que vencedoras”, disse o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich.
A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, destacou que ainda é necessário um dia ou um mês no calendário dedicado às mulheres. Ela disse acreditar que, em breve, o equilíbrio entre homens e mulheres será alcançado.
A trajetória da diretora na empresa é um exemplo. Engenheira de formação, Margaret ingressou na Itaipu na década de 1980, quando havia poucas mulheres no quadro de empegados. Evoluiu na carreira e, há oito anos, ocupa um dos cargos mais importantes empresa.
“Foco minha atuação em ações com crianças e mulheres. As crianças porque são o futuro; e as mulheres porque ainda são discriminadas”, explicou Margaret. E completou: “Nós, que somos empoderadas, precisamos ajudar as outras. Assim, seremos mais fortes.”

Sobre as mostras

Nani Nogara e Malu Rebelato, ambas de Cascavel, são as criadoras da mostra “Se fosse você”, do coletivo de artistas Duas Marias. A exposição é composta por imagens e instalações.
Os visitantes poderão participar da obra, recriando as performances das artistas. O objetivo é criar uma empatia entre público e artistas. “A mulher é forte e não desiste dos seus objetivos. É isso que procuramos retratar na nossa exposição”, disse Nani Nogara.
Na outra sala, os visitantes encontrarão 27 obras da exposição “Caleidoscópio - sonhos gravados”, da artista Lucie Maria Shreiner, de Marechal Cândido Rondon. “Por meio da xilogravura, busco retratar o lado sonhador mulher. O imaginário feminino.”
As exposições são organizadas pelo Ecomuseu em parceria com o Programa de Equidade de Gênero de Itaipu e com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), além de outros coletivos femininos da região da Bacia do Paraná 3 (BP3).
 
Serviço
Exposições: “Se fosse você”, de Nani Nogara e Malu Rebelato, e “Caleidoscópio – sonhos gravados”, de Lucie Maria Shreiner.
Data: até 7 de junho.
Local: Ecomuseu de Itaipu (Avenida Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu. Telefone: 0800 645-4645)
Horário: terça a domingo, das 8h às 16h30
Preços: R$ 10 (integral) e R$ 5 (meia-entrada). Entrada gratuita para moradores de municípios lindeiros, crianças de 0 a 6 anos e pessoas com deficiência. Idosos pagam meia.

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br.

Fotos e textos: Assessoria Itaipu Binacional


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

ITI E ISABEL SALVATTI RAFAGNIN SE UNEM A MOISÉS E EVERTON E INAUGURAM KYLPOS BAR & COCKTAIL

Com um novo conceito de Bar e Cocktail, os empresários Iti Rafagnin, Isabel Salvatti, Moisés Barros e Everton Piovesan receberam clientes e amigos para estrear a Kylpos Bar & Cocktail. Ambientado com a temática grega com toques de tropicalismo, os empresários conseguiram trazer uma atmosfera descontraída para o bar em Foz do Iguaçu! Além de ser um ótimo lugar para ir com a família e amigos, vai funcionar como uma empresa especializada em consultorias, cursos e escola bar, buscando atender um público que deseja aprender um pouco mais sobre coquetéis e outros temas relacionados. O desejo de abrir a nova casa se tornou mais forte depois de uma viagem do casal, Iti e Isabel Rafagnin para a Grécia, após retornarem, em conversa com os empresários Moisés e Everton, o projeto se tornou realidade. O estabelecimento conta com toda a experiência do sócio Moisés, grande mestre de coquetelaria e bartender há mais de trinta anos, que trocou São Paulo por Foz do Iguaçu para leva