Pular para o conteúdo principal

FOZ TEVE REDUÇÃO DE 62% DE MORTES NO TRÂNSITO E MAIO AMARELO PROCURA MELHORAR AINDA MAIS ESTA MARCA

Município superou a meta da Organização das Nações Unidas, que previa redução de 50% nas mortes em acidentes entre 2011 a 2020
O número de mortes em acidentes de trânsito reduziu 62% nos últimos dez anos em Foz do Iguaçu, superando a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) que criou a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020” e previa a redução de 50% no número de mortes neste período.

A iniciativa, lançada em mais de 110 países, tem o objetivo de salvar milhões de vidas por meio de medidas de segurança viária e campanhas de conscientização, como o Maio Amarelo.

De acordo com o levantamento da Comissão do Programa Vida no Trânsito (PVT) e da Câmara Técnica de Trânsito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), foram 88 óbitos registrados em 2011 e 33 registrados em 2020 em Foz do Iguaçu. As principais vítimas fatais ainda são os motociclistas, seguido dos pedestres, ocupantes de veículos leves e ciclistas.

“Foz do Iguaçu superou a meta da ONU devido ao trabalho organizado e integrado das forças de segurança e vários atores da sociedade. O Gabinete de Gestão Integrada, formado por 21 instituições, atua com a educação, a fiscalização e a infraestrutura, promovendo melhorias nas vias, seja na parte estrutural ou de sinalização”, comentou o secretário executivo do GGIM, Josnei Fagundes.


O grupo se reúne mensalmente para analisar os dados e planejar ações que evitem novos acidentes. “A educação é o ponto forte, através da escolinha de trânsito, de campanhas de conscientização e palestras. A fiscalização integrada com todos os órgãos (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Foztrans) tem dado muito resultado, e a sociedade como um todo tem feito a parte dela”, disse Fagundes.


Números
Dados da Polícia Militar apontam a redução de 34% no número de acidentes de trânsito no último ano – foram 3.549 registros em 2019 e 2.311 em 2020. De janeiro a abril deste ano, a PM contabilizou 741 acidentes de trânsito. Para o secretário executivo do GGIM, a redução deve-se também às medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19. “Com menos pessoas nas ruas, é natural que essa redução aconteça, mas nosso objetivo é zerar as mortes no trânsito e continuaremos com este trabalho”, afirmou. Por isso, a campanha Maio Amarelo deste ano prevê uma série de ações educativas com intuito de sensibilizar a comunidade para o tema.

Fonte: AMN  


Campanha Maio Amarelo desenvolve mais de quarenta ações educativas em Foz
Campanha deste ano tem como tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”


Parar na faixa de pedestre, usar a cadeirinha para as crianças e não dirigir usando o celular são alguns dos exemplos de como agir de forma respeitosa e responsável no trânsito. Essa é a mensagem da campanha Maio Amarelo 2021, que será desenvolvida pelo Gabinete de Gestão Integrada de Foz do Iguaçu (GGIM) através da Câmara Técnica de Trânsito e Programa Vida no Trânsito – PVT, composto por instituições do Poder Público e sociedade civil.

A programação tem cerca de 47 ações educativas que estão sendo desenvolvidas durante este mês de maio, compactuadas entre os órgãos e entidades parceiras.

"As empresas e instituições também podem aderir ao movimento de uma série de maneiras, colorindo o local de amarelo ou desenvolvendo atividades com seus colaboradores e chamando atenção para os temas, que são o respeito e a responsabilidade no trânsito”, informou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Josnei Fagundes.

As atividades se iniciaram no último dia 07,  com uma blitz educativa para ciclistas e pedestres na passarela da BR 277 – KM 724. Além das orientações aos pedestres sobre o uso da passarela para travessia de forma segura, forma distribuídas luzes sinalizadoras para os trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

No dia 10,  a ação aconteceu no Terminal de Transporte Urbano (TTU) com motoristas e cobradores do transporte coletivo. Os motoristas receberão protetores de painel, lixocar e folders. E no dia 11, a Associação Ciclistas Cataratas do Iguaçu fizeram uma distribuição de panfletos e adesivos sobre a segurança no trânsito, na avenida Mário Filho, em frente a Igreja Católica.

A programação seguirá até o dia 31 de maio com blitzes educativas, palestras, distribuição de panfletos, passeios, entre outras ações. O objetivo, segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, é envolver toda a sociedade. 

“Apesar de registrarmos redução no número de acidentes nos últimos anos, o trânsito ainda mata. Nosso intuito é chamar atenção da sociedade, gerando o debate e orientando sobre as medidas de segurança para melhorar o trânsito”, disse Fagundes.

O número de mortes em acidentes de trânsito reduziu 62% nos últimos nove anos em Foz do Iguaçu. De acordo com o levantamento da Câmara Técnica de Trânsito, foram registrados 88 óbitos em 2011 e, em 2020, foram 33 mortes. As principais vítimas fatais ainda são os motociclistas, seguido dos pedestres, ocupantes de veículos leves e ciclistas. A redução deve-se à conscientização dos condutores e também às ações de fiscalização dos órgãos de segurança.

Fonte: AMN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.