MINISTRA DO TURISMO SOFIA MONTIEL DE AFARA: AÇÕES CONJUNTAS PROPICIAM RESULTADOS PARA A VOLTA DO TURISMO NO PARAGUAY
A Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai e sua gestão diante do impacto do COVID19 no território paraguaio
Sofia Montiel de Afara, Ministra do Turismo do Paraguai.(Assunção, Paraguai)
Diante do impacto que o turismo sofreu nacional e globalmente, a Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur) dobrou os esforços para apoiar o setor de turismo e acompanhar o trabalho do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPyBS), encarregada de estabelecer os protocolos de saúde, que como medida preventiva contra o contágio massivo da população, estabeleceu a quarentena a partir de 11 de março (três dias após o relato do primeiro caso de COVID19) e a restrição total de 20 de março, que durou até domingo, 3 de maio.
Nesse sentido, a Ministra do Turismo, Sofía Montiel de Afara, por meio do órgão regulador interno do turismo do Paraguai, promoveu mesas-redondas com outras instituições estatais e o setor privado para enfrentar o golpe econômico e que soluções adotar diante da situação.
Ouvir e identificar as diferentes situações sofridas pelos hotéis, sindicatos de gastronomia e transporte, operadoras de turismo, companhias aéreas, pequenas e médias empresas, foi vital para gerar reuniões com o Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social (MTESS) e dar soluções que favorecem o empregador e funcionários; ao mesmo tempo, solicitando suporte de crédito do setor bancário com um período de carência considerável e juros baixos, como o do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNF), preparando o terreno para suportar o ataque econômico e no dia seguinte.
Da mesma forma, dentre os esforços realizados, vale destacar a criação de um albergue totalmente gratuito para concidadãos do exterior, organizado no "Deportista Róga" (casa do esportista), hotel da Secretaria Nacional do Esporte (SND), alcançados graças ao trabalho interinstitucional com o MSPyBS e o SND, onde até o momento 142 pessoas foram isoladas, contando com alimentação diária, serviço de limpeza, segurança e brigada de saúde para o check-up médico pertinente.
Após mais de três meses de trabalho incansável junto às instituições mencionadas acima, foi angariado um constante apoio e colaboração do Ministério do Trabalho, Emprego e Seguridade Social (MTESS), por meio do Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP), do Forças Militares, da Secretaria Nacional de Emergência (SEN) e da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai SA (ESSAP), principalmente para oferecer atendimento de qualidade aos 33 hóspedes que ainda estão em quarentena neste local, sendo 109 pessoas que já estão em suas casas após terem cumprido a quarentena.
Essa atenção foi possível graças ao trabalho da Comissão de Defesa Nacional (CODENA), que, desde a entrada desses compatriotas no território paraguaio, seguiu os regulamentos de biossegurança para sua localização nos abrigos autorizados.
Ao mesmo tempo, nos primeiros dias de quarentena, a Ministra do Turismo acompanhou o Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, na verificação de destacamentos militares para permitir novos abrigos gratuitos e, portanto, agora temos várias opções de acomodação para os retornados de diferentes partes do mundo. .
Outra gestão importante foi a implementação do programa "Hotel Salud", que, juntamente com o Ministério da Saúde, realizou as inspeções correspondentes nos hotéis que dispõem de infraestrutura e disponibilidade para realizar a quarentena, e Dessa forma, colabora com a chegada incessante de paraguaios do exterior e, assim, gera movimento econômico para o setor hoteleiro, que desde o início da quarentena registra renda zero.
O treinamento é uma questão que não foi negligenciada e, por meio de plataformas virtuais e em cooperação com prestigiosas casas de estudos de hotéis e turismo, como o Grupo Vatel, são realizados workshops gratuitos ao alcance de todos das redes Senatur; da mesma maneira, são realizados seminários on-line com o apoio de especialistas da Organização Mundial de Turismo (OMT) e em conjunto com os ministérios do turismo de todo o mundo, todos abertos ao público em geral.
Por outro lado, o trabalho em nível regional também continua ativo, o que pode ser visto no "XXIV Encontro Virtual de Ministros do Turismo do Mercosul". O Paraguai, como presidente pro tempore, propôs, através da Ministra do Turismo, Sofía Montiel de Afara, a homologação de protocolos de biossegurança sanitária entre Argentina, Brasil, Uruguai, Bolívia e Chile, como uma facilitação para o desenvolvimento turístico, uma vez que as fronteiras sejam abertas.
Os ministros concordaram em continuar estudando essa possibilidade e resolver no final de setembro, durante o mês do turismo mundial, que dará ao bloco sul-americano, mostrar-se ao mundo como um destino a ser conhecido, sendo um produto unificado e preparado para a nova normalidade.
Paralelamente a todo esse trabalho, a Senatur administrou o fornecimento de kits alimentares do SEN para funcionários da instituição e 125 guias turísticos formalmente registrados na Associação de Guias de Turismo do Paraguai - AGPT, essa distribuição foi feita em todo o país para mitigar o impacto econômico da pandemia.
O presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez. (Foto: Agência Reuters)
Da mesma forma, a Senatur vem acompanhando gradualmente as importantes decisões tomadas pontualmente pelo presidente da República, Mario Abdo Benítez, como a suspensão das aulas em todos os níveis de ensino, a proibição de voos comerciais, o fechamento das fronteiras com o Brasil e a Argentina, desde 17 de março e fechamento de todas as fronteiras portuárias, terrestres e aéreas desde 24 de março, bem como o cancelamento de vistos concedidos a cidadãos e estrangeiros chineses dessa nação, disposição já feita em 5 de fevereiro.
Diante da total proibição de livre circulação, com exceções (emergências, aquisição de alimentos, medicamentos, etc.), os cidadãos paraguaios responderam positivamente na grande maioria, o que permitiu o desenvolvimento da quarentena inteligente até o momento. A fase 3 e diversos setores comerciais retomam o ritmo diário com todas as medidas de biossegurança sanitária, no caminho para essa nova normalidade. Até o momento, foram registrados 2820 casos positivos de COVID19, dos quais 1.261 já se recuperaram e 21 morreram. Fonte
Comentários
Postar um comentário