CARLOS SILVA ENCERRA GESTÃO FRENTE AO COMTUR - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO. PAULO ANGELI É O NOVO PRESIDENTE
Empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli foi eleito presidente. O vice-presidente é Yuri Benites, gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI).
Carlos Silva encerra gestão frente ao COMTUR - Conselho Municipal de Turismo e faz balanço de sua gestão
O ano de 2020 começou promissor para o turismo iguaçuense, que vinha de recorde de visitação em seus principais atrativos, novos investimentos na rede hoteleira e obras de infraestrutura pleiteadas há décadas saindo do papel. Nesse cenário, eram muitos os desafios e os projetos pautados pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), definidor das políticas públicas do setor.
Veio a pandemia de covid-19. O horizonte de expansão foi substituído pela necessidade de medidas emergenciais. Nesse momento emblemático pelo qual passam Foz do Iguaçu e o Brasil, o Comtur elegeu sua nova diretoria nessa quarta-feira, 1º, em sessão plenária por videoconferência, seguindo as recomendações sanitárias vigentes.
Empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli foi eleito presidente. O vice-presidente é Yuri Benites, gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI). Eles foram eleitos por aclamação entre os representantes das entidades públicas e privadas do turismo de Foz do Iguaçu.
Presidente do conselho em duas gestões seguidas, de 2018 a 2020, Carlos Silva faz um balanço positivo da atuação do colegiado. Silva, que teve como vice-presidente Licério Santos, destaca o fortalecimento institucional do Comtur, a valorização das entidades e dos conselheiros, a ampliação do diálogo com a comunidade e a qualificação das pautas deliberadas pelo plenário.
“Ampliamos o número de instituições que integram o Comtur e valorizamos as entidades e seus representantes, estimulando a participação de cada conselheiro”, frisa. “O Grupo 1, responsável pelo trabalho técnico, também foi fortalecido, objetivando embasar e qualificar as matérias apreciadas nas sessões”, completa Carlos Silva
Além do diálogo natural mantido com a Secretaria Municipal de Turismo e com as instituições que o integram, o Comtur consolidou sua interlocução com a sociedade. Após a eleição dos representantes políticos da cidade, pactuou com deputados estaduais e federais e com gestores as reivindicações e os interesses do turismo de Foz do Iguaçu.
No ano passado, o Comtur foi protagonista da Conferência Municipal de Turismo, que elegeu as metas e projetos para dez anos. “Ajudamos a promover um amplo debate com a comunidade, com pré-conferências específicas para cada setor, envolvendo desde o morador da cidade ao empresário, passando pelo trabalhador, técnicos e academia”, relata Carlos Silva.
A atuação do Comtur com a Gestão Integrada do Turismo e o setor empresarial, aponta Carlos Silva, pode ser analisada a partir do reconhecimento do Destino Iguaçu em níveis estadual e nacional. “Nosso turismo esteve nas principais premiações do país, inclusive com a escolha da Gestão Integrada pelo Ministério do Turismo como uma boa prática.”
Paulo Angeli assume presidência do Comtur e promete gestão focada na inovação
O empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, assumiu nesta quarta-feira, 1º de julho, a presidência do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) após ser eleito por aclamação entre os representantes das entidades públicas e privadas do turismo de Foz do Iguaçu. A eleição e a posse ocorreram durante reunião realizada via videoconferência.
Paulo Angeli - que terá como vice-presidente o gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Yuri Benites - promete uma gestão focada em pautas importantes para o setor, como a busca pela modernização da legislação municipal e de alternativas que possam auxiliar os empreendedores nos entraves do segmento. “O nosso trabalho deve ser intenso e inovador, pois o turismo precisa ser reinventado com muita tecnologia e inovação”, complementou o novo presidente, que representa a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) no Conselho.
O novo presidente parabenizou o trabalho realizado pela gestão liderada por Carlos Silva e Licério Santos nos últimos dois anos. “Se hoje o Conselho é forte e respeitado, o crédito deve ser dado a eles e aos conselheiros que reúnem todas as expertises para iniciarmos uma nova era no turismo, criando novas alternativas”.
Yuri Benites - contou que fazer parte desta nova gestão “é um desafio pessoal e profissional, que se torna ainda maior pelo momento em que vivemos. Com o trabalho conjunto realizado por empresas, atrativos e academia vamos construir um legado importante para a cidade”.
Balanço da Gestão 2018-2020
Durante a videoconferência, o empresário e presidente do Comtur das gestões 2018-2019 e 2019-2020, Carlos Silva, apresentou um breve balanço sobre as principais ações desenvolvidas e apoiadas pelo Conselho nestes últimos dois anos, com destaque para a implementação da Lei Municipal de Eventos, o resgate do Observatório do Turismo de Foz do Iguaçu e a realização da Conferência Municipal do Turismo.
“Todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento do nosso turismo foram amplamente discutidos e debatidos, sempre encontrando soluções. Todas as entidades que fazem parte do Comtur tiveram um papel importante para o fortalecimento de todas essas ações”, destacou. “Agradeço também ao Licério Santos, que foi um vice-presidente atuante e prestativo, e a todos os conselheiros que sempre nos auxiliaram nas discussões trazendo soluções para desenvolver cada vez mais o nosso turismo”.
Conquistas
De acordo com Carlos Silva, as deliberações da plenária do Comtur responderam às demandas do setor. Ele cita a atuação do conselho em definições orçamentárias, análise e aprovação de projetos e na agenda propositiva ao poder público.
Entre as matérias que passaram pelo Comtur, Silva enumera, entre outras, a regulamentação do transporte por aplicativo, o novo decreto de eventos e a conquista da Companhia de Atendimento ao Turista da Polícia Militar. A renovação do termo de cooperação da Gestão Integrada do Turismo e o regramento dos serviços de vallet e parklet também fazem parte das ações.
O Comtur ainda atuou junto a outros organismos a favor da melhoria da segurança pública, como no pedido de mais policiamento na região da Ponte Internacional da Amizade e na permanência do efetivo policial durante o verão. Obras de infraestrutura, com a Perimetral Leste, para desafogar o trânsito de caminhões no corredor turístico, também são pleitos defendidos pelo conselho.
Comentários
Postar um comentário