Pular para o conteúdo principal

Nelton Friedrich: COP 21 - por um planeta que não tem Plano B

Nelton Friedrich

Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional e está em Paris participando da COP 21. Friedrich é responsável pela coordenação geral do Cultivando Água Boa, programa que foi escolhido pela ONU-Água como a melhor prática de gestão das águas no mundo, em 2015.






A 21ª e mais aguardada edição da Conferência do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU), caminha para seu encerramento nesta semana. Mesmo após os atentados terroristas em Paris, há menos de um mês, quase todos os países têm representação na Conferência, sendo que 168 deles trouxeram metas de redução dos gases de efeito estufa, reforçando a expectativa de um entendimento global que atenda às necessidades planetárias de frear as mudanças climáticas.


O aumento já observado de quase um grau Celsius na temperatura média do planeta, cientificamente comprovado, é suficiente para que se observe uma maior frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos, como secas, enxurradas, furacões, tornados, extinção de espécies de flora e fauna, entre outros. A expectativa, agora, é frear esse aquecimento em dois graus Celsius neste século.

Para que isso ocorra, calcula-se, todas as emissões de CO2 do mundo terão de ser contidas em um trilhão de toneladas/ano. Isso significa cortar entre 60% e 70% as emissões totais até 2060. Essa é a necessidade que temos para diminuir os efeitos dramáticos das mudanças climáticas, que já vêm afetando uma parte considerável da população mundial, especialmente aquela que detém menos recursos para minimizar esses efeitos.

Como afirma o climatologista brasileiro Carlos Nobre (membro do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, principal referência para a ONU nas informações científicas sobre o clima da Terra), para que essa meta seja alcançada, cada um de nós terá que emitir até duas toneladas de CO2 equivalente em 2050. Para se ter uma dimensão dessa tarefa, que não será nada fácil, um cidadão estadunidense emite, em média, 18,6 ton de CO2; um alemão, 10 ton;  um chinês, 7,9 ton; e um brasileiro, 7,5 ton. Para enfrentar tão gigantesco desafio, todos os países que comparecem à COP 21 apresentam  metas. A presidente Dilma Rousseff divulgou na ONU, em 27 de setembro, após consultas aos diferentes segmentos da economia brasileira, as metas nacionais: até 2025, o país deverá reduzir em 37% suas emissões de gases de efeito estufa; e, até 2030, em 43%.


Estimativa feita pela Rede Observatório do Clima, com base em dados de 2013, mostra que, das emissões brasileiras, 34,6% equivalem a mudança de uso da terra; 30,2% a energia; 26,6%  agropecuária; 5,5%, indústria; e 3,1%, resíduos.


Ou seja, agropecuária, energia e mudança de uso da terra, juntas, correspondem a mais de 90% das emissões brasileiras. E é aí que o Brasil precisa atuar com maior ênfase.

No campo da energia, o País se comprometeu a compor 45% de sua matriz energética com fontes renováveis, elevando a participação da geração eólica, solar, hidrelétrica e biomassa, reforçando a participação do etanol como combustível veicular e melhorando a eficiência energética. Com o programa Agricultura de Baixo Carbono, entre outros, espera-se um progresso igualmente significativo, com a integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto de qualidade, recuperação de áreas de pasto degradadas, tratamento de dejetos da pecuária para geração de energia, entre outras medidas. O desmatamento da Amazônia, apesar de uma ligeira elevação neste ano, caiu 70% desde 2005 e, espera-se, deverá ser zerado até 2030.

Porém, é evidente que o sucesso nessa empreitada mundial não depende apenas do compromisso que os governos estão assumindo e ratificarão ao final desta conferência em Paris. É preciso efetividade por parte dos governos, da sociedade civil e das empresas. E que seja superado o enorme desafio de conseguir que países ricos, em desenvolvimento e pobres concordem sobre compensações de perdas e danos causados pelas mudanças climáticas. Os mais ricos há mais tempo emitem e devem responder mais. É fundamental que a reponsabilidade seja compartilhada entre todos. Mas há os que têm mais responsabilidade, outros menos.

Torna-se imperativo que repensemos o modelo de sociedade em que vivemos. É necessário superar o paradigma da conquista, do acumular, do ter, da crença na produção ilimitada e do crescimento econômico infinito. Precisamos de outra ambição: a de mudar o nosso rumo e descarbonizar a economia mundial.



E, para que isso ocorra, é necessário que as metas apresentadas pelas 168 nações que respondem por 87% das emissões mundiais sejam reconhecidas e rigorosamente alcançadas; que sejam legalmente vinculantes (transformadas em leis em cada país); que haja rígido monitoramento e transparência global na aferição e avaliações anuais; com mais cooperação e solidariedade; e que tenhamos  o compromisso ético de cada um, que se manifesta na vida cotidiana das famílias, das empresas, dos governos e das universidades, na vida no campo e na cidade.  Com senso de urgência, de muita urgência.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja discussão iniciou na Rio 20 e se encerrou como fase de elaboração em agosto deste ano, constituem nosso Plano A, um importante ponto de partida, e uma referência para a adoção de novos valores, comportamentos e atitudes, novos padrões de produção e consumo que nos permitam superar o desafio que as mudanças climáticas nos impõem.
Infelizmente, o planeta não nos oferece um Plano B. Ou reduzimos as emissões de gases de efeitos estufa, ou reduzimos. Ou mudamos, ou mudamos.

Texto: Assessoria Itaipu
Fotos: Web

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E 

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge