Pular para o conteúdo principal

Itaipu na 21ª Conferência do Clima (COP 21) em Paris



A Itaipu Binacional apresentou durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris, as ações âncoras que desenvolve em favor do desenvolvimento sustentável. Essas ações colocam a usina na vanguarda das discussões para a redução da emissão de gases de efeito estufa.  

Pela própria característica, Itaipu já traz na sua própria gênese essa contribuição. Itaipu é uma usina que gera energia a partir da hidroeletricidade, de forma limpa e renovável, sem poluir. Mas a empresa vai além e tem trabalhado em várias frentes, entre elas o premiado Programa Cultivando Água Boa, considerado pela ONU-Água como a melhor prática de gestão de água do mundo, em 2015.

A apresentação foi feita pelos diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek, do Brasil, e James Spalding, do Paraguai, no Espaço La Galery. A mediadora foi a diretora da Divisão de ciência de Água e Secretaria do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, Blanca Gimenez.

Participaram da apresentação o embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho, negociador-chefe da delegação brasileira na COP-21; o embaixador do Paraguai na França, Emilio Giménez Franco; representantes dos ministérios da Defesa e das Cidades do Brasil; e  de outras organizações sociais e internacionais, como o chefe executivo da International Hydropowe Association, Richard Taylor, entre outros.

Blanca Gimenez ressaltou a importante contribuição de empresas como Itaipu não só na geração de energia, mas também para formar uma grande consciência para a mudança de mentalidade diante do problema mundial provocado pela alteração climática. Para Blanca, o CAB é um programa socioambiental completo, uma experiência perfeita para mostrar a sensibilidade de Itaipu com o tema da COP. “O CAB convoca toda a sociedade a fazer uma reflexão. É um exemplo para o mundo”, afirmou.

A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, falou sobre vários assuntos de sua pasta, como mobilidade elétrica, uma de suas expertises, compras sustentáveis e equidade de gênero, temas que também vêm colocando Itaipu na agenda positiva tanto interna como externa. O empoderamento da mulher tornou Margaret Groff uma das embaixadoras da luta pelo equilíbrio nas relações entre homens e mulheres, nas empresas e na sociedade em geral.

No final da apresentação, os diretores de Coordenação do Brasil e do Paraguai, Nelton Friedrich e Pedro Domanizcky, anteciparam a apresentação que farão na terça-feira, dia 8, sobre os programas de sustentabilidade Cultivando Água Boa, desenvolvido nos dois lados da usina.

Acordo global   
A COP reúne 150 chefes de estado e representantes de governos de todo o planeta. O objetivo é chegar a um acordo global sobre redução de emissões para frear as mudanças climáticas. A Itaipu Binacional participa do evento até 11 de dezembro.
   

Itaipu apresenta o CAB em evento paralelo da COP 21, em Paris Empresa está em consonância com as diretrizes da conferência


O diretor-geral paraguaio de Itaipu, James Spalding, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, apresentaram, nesta quinta-feira (3), pela manhã, o Programa Cultivando Água Boa (CAB), na Conferência Internacional sobre a Água, Megacidades e Mudança Global, da Unesco. O evento faz parte da programação paralela da 21ª Conferência do Clima (COP 21), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris. O CAB foi eleito pela ONU-Água como a melhor prática de gestão de recurso hídrico do mundo em 2015.
   
A COP reúne 150 chefes de estado e representantes de governos de todo o planeta. O objetivo é chegar a um acordo global sobre redução de emissões para frear as mudanças climáticas. A Itaipu Binacional participa do evento até 11 de dezembro.
    
Durante o encontro, Friedrich falou também sobre os princípios e objetivos da Rede Global de Boas Práticas de Gestão da Água, que a Unesco pretende lançar em março de 2016 em Foz do Iguaçu, um dos 29 municípios contempladas pelo CAB. A iniciativa beneficia diretamente mais de 1 milhão de habitantes.
   
Representantes de pelo menos 25 países de todo o mundo participaram da reunião. O encontro foi presidido pela diretora da Divisão de Ciências da Água e Secretaria do Programa Hidrológico Internacional e vice-presidente da Onu Água, Blanca Jiménez.
   
Um dos focos do trabalho da diretora é o Monitoramento Integrado de Água e Saneamento relacionado à Iniciativa Global de Gestão Ambiental (Gemi), no cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável para a garantia de cidades e comunidades sustentáveis. Os diretores participam ao longo do dia de várias reuniões bilaterais, no estande de Itaipu.
    
Outras participações    
Representantes da Itaipu estarão presentes em diversas atividades paralelas à programação da COP: o 15º Fórum de Inovação Sustentável; a Cúpula de Clima e Saúde; e o Fórum de Negócios “Caring for Climate”, do Pacto Global. Também vai expor na Galeria de Eficiência Mundial, no Museu Aeroespacial de Le Bourget, que reúne diversas soluções tecnológicas de baixo carbono.

Iniciativas   
Entre as iniciativas que serão apresentadas pela Itaipu estão o Cultivando Água Boa; a geração de energia a partir do biogás das atividades agropecuárias; e os programas Veículo Elétrico (VE), Compras Sustentáveis e Equidade de Gênero, além de ações para promover o turismo e projetos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Estande 
Itaipu também mantém um estande, o único da América Latina, no espaço La Galery, um dos eventos paralelos da 21ª Conferência do Clima (COP 21), que já recebeu centenas de visitantes. São pessoas interessadas em conhecer os mais diversos programas desenvolvidos pela Itaipu Binacional.



   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento. ...

Itaipu recebe rating Baa2 da agência Moody’s

A agência internacional de classificação de risco Moody's atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável. O comunicado sobre a classificação foi divulgado na última sexta-feira (27), no site da agência. Segundo a Moody’s, “o rating reflete o forte nível de competitividade da empresa e seu fluxo de caixa estável e previsível”. Esta é a primeira vez que Itaipu faz um rating internacional. Até então, a empresa tinha sido avaliada somente pela Escala Nacional Brasil da Standard & Poors – conquistando rating brAAA estável. Para chegar ao índice da Moody’s, que posiciona Itaipu num grau médio de investimento, foram avaliados dados financeiros da binacional e dados do mercado de energia brasileiro, paraguaio e internacional. Segundo a agência, a perspectiva estável do rating reflete a expectativa de que Itaipu continue apresentando fluxo de caixa estável no médio prazo. A previsibilidade prevista pelo Tratado de...