Pular para o conteúdo principal

BNDES destaca experiência do CAB

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da IB, Nelton Friedrich


A experiência do Programa Cultivando Água Boa (CAB) foi uma das principais fontes de inspiração para o livro Um olhar territorial para o desenvolvimento, que possui cinco volumes (um para cada região do País) e retrata a nova visão de desenvolvimento do BNDES. O volume da Região Sul contém um capítulo especial sobre a experiência da Itaipu e parceiros do programa socioambiental, escrito pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da IB, Nelton Friedrich.
Conforme o assessor da presidência do BNDES e um dos organizadores da obra, Walsey de Assis Magalhães, o banco, desde sua fundação, em 1952, vinha trabalhando com uma visão setorial muito forte. Ou seja, procurava atuar no desenvolvimento da indústria nacional (principalmente bens de capital e insumos básicos), com foco na infraestrutura e nas rotas tecnológicas ligadas a cada setor.
A partir de 2007, com a entrada de Luciano Coutinho na presidência do banco, o BNDES passou a trabalhar mais com uma visão voltada ao desenvolvimento regional. “Isso se dá de duas formas. Primeiro, tem a ver com a maneira como as empresas que estão se instalando podem se converter em instrumentos de desenvolvimento de uma região e, segundo, pensar como trabalhar os vazios econômicos, onde não há presença de grandes empresas”, explicou.
Segundo Magalhães, a experiência do CAB estava em consonância com essa visão, principalmente pela maneira como Itaipu se relaciona com as comunidades do entorno. “O CAB é o melhor exemplo de atuação de uma empresa no entorno do projeto que a gente conhece”, garantiu.
A partir dessa experiência, o BNDES cunhou seu próprio modelo, calcado em três elementos principais: incentivar o protagonismo local (inspirado nas Oficinas do Futuro do CAB, a ideia é garantir a participação da sociedade civil organizada e demais atores presentes no território de forma institucionalizada, semelhante ao Comitê Gestor do CAB); a construção coletiva da Agenda de Desenvolvimento Territorial (equivalente ao Pacto das Águas, do CAB); e disponibilizar mecanismos de financiamento.
 “Esse é um modelo que já em curso em Belo Monte, no Pará, e no polo naval junto ao porto de Rio Grande (RS)”, disse Magalhães. “O Cultivando Água Boa é uma das melhores experiências que tive a oportunidade de conhecer. Uma experiência que deve ser mais conhecida e divulgada”, acrescentou o superintendente de Planejamento do BNDES, Claudio Figueiredo Coelho Leal.
Além de apresentar cases como o CAB e o ponto de vista do BNDES sobre as oportunidades de desenvolvimento de cada região, os livros também trazem avaliações externas sobre a atuação do banco e contribuições sobre como essa atuação pode ser melhorada.
Os livros foram lançados em seminários realizados em cada região no final do ano passado. O volume do Sul foi apresentado em Porto Alegre, no dia 18 de dezembro, em um evento que contou com a participação de representantes de bancos regionais, cooperativas de crédito, agências de desenvolvimento, governos estaduais e universidades, e que foi aberto com uma palestra sobre o CAB. A expectativa é que um seminário semelhante seja realizado na região Oeste do Paraná, para o lançamento da obra.

Com assessoria...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge