Pular para o conteúdo principal

Itaipu Binacional recebe mais de 14 mil turistas durante o carnaval



Movimento foi 3,2% superior ao de 2014 e considera todas as visitas das margens brasileira e paraguaia.

A usina hidrelétrica de Itaipu recebeu nos dias de carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, 14.511 turistas. Os números, divulgados nesta quarta-feira (18), consideram as visitas turísticas (12.516 pessoas) e institucionais (1.995), das margens brasileira e paraguaia.
O resultado é 3,2% superior na comparação com o mesmo feriado do ano passado (14.049 pessoas). Contando apenas as visitas turísticas na margem brasileira, o movimento foi 15,5% a mais do que no carnaval de 2014 (10.836 visitantes).
Já a visita institucional é gratuita e restrita a empresas, instituições, centros de pesquisas, universidades e escolas. No lado paraguaio, todas as visitas são institucionais.


Complexo Turístico Itaipu
O bom resultado ultrapassou a própria previsão do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que esperava por 11 mil visitas turísticas, com base na boa ocupação hoteleira três semanas antes do carnaval, de 84%.
O dia de maior procura foi terça-feira (17), com 3.467 visitantes, seguido pelo domingo (15), quando a usina recebeu 3.422 pessoas. No sábado (14), passaram pelo CTI 2.685 turistas e, na segunda-feira, outros 2.492 visitantes.
A quantidade de turistas brasileiros também foi maior neste carnaval. Eles representaram 92,87% do público atendido, diante de 90,45% no ano passado. A alta do dólar é um dos motivos apontados pela visitação brasileira neste ano. Com a moeda norte-americana valorizada, aumenta o trânsito interno de turistas no País.

Bem preparado
Apesar do grande número de pessoas, o atendimento no CTI foi tranquilo. Desde dezembro, o Complexo Turístico operava com reforço na estrutura, com mais atendentes e ônibus extras.
Para o carnaval, a frota foi ampliada de oito para 11 veículos e os atrativos como Ecomuseu, Polo Astronômico e Refúgio funcionaram na segunda-feira, dia em que normalmente estão fechados para visitação.
“O movimento só reforça que estamos a caminho de mais um ano de recorde no turismo, o que demonstra o acerto da estratégia de divulgação do Destino Iguaçu”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu.

Outros atrativos
No Parque Nacional do Iguaçu, o movimento foi intenso. O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu recebeu 33.319 visitantes nos quatros dias do feriadão de carnaval. O aumento foi de 5,9% comparado com o mesmo período do ano passado. No local, os brasileiros também responderam pela maior parte dos visitantes, com 24.350 turistas, diante de 8.969 de outros países.
Segundo o chefe da unidade de conservação e responsável pelo parque, Jorge Pegoraro, a organização foi uma marca positiva deste feriadão e serviu como modelo para os próximos feriados. Para ele, o carnaval foi o termômetro da visitação em Foz do Iguaçu neste ano.

Com muitos feriados prolongados, 176 meios de hospedagem e 27,5 mil leitos, a previsão é que Foz do Iguaçu continue atraindo milhares de visitantes em 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E