Contrato e ordem de serviço foram assinados nesta quinta-feira (3) em Foz do Iguaçu pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Obras devem iniciar em fevereiro.
Após 22 anos
de discussão, as obras da segunda ponte internacional entre Brasil e Paraguai,
em Foz do Iguaçu, tem data para começar: fevereiro de 2015, e previsão de
término em outubro de 2017. O custo é de R$ 233,4 milhões. A execução ficará a
cargo do Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, vencedor da licitação.
O contrato e
a ordem de serviço para a nova ponte, que está sendo chamada de “Ponte da
Solidariedade”, foram assinados nesta quinta-feira (3) pelo ministro dos
Transportes, Paulo Sérgio Passos, em uma cerimônia no Hotel Bella Itália, em
Foz do Iguaçu. A solenidade teve a participação da senadora Gleisi Hoffmann e
do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Miguel Samek.
Na ocasião,
o ministro também lançou oficialmente o edital para as obras de revitalização
da Ponte da Amizade, publicado hoje no Diário Oficial da União.
“Esta é uma
data de um simbolismo muito forte para Foz do Iguaçu e Paraguai. A ponte
permitirá um transporte mais adequado entre os países, desafogando a outra fronteira
entre Brasil e Paraguai”, disse Sérgio Passos. E acrescentou: “este é um
compromisso que tínhamos com a cidade e viemos aqui para cumpri-lo com muita
satisfação”.
Ele aproveitou
o evento para anunciar a construção de um acesso viário de 15 Km entre a nova
ponte e a BR-277. O objetivo é evitar a circulação de tráfego dentro da cidade.
“É uma excelente notícia que se soma a tantas outras na nossa região. Essa era uma reivindicação antiga de Foz do Iguaçu, atendida pela nossa presidente Dilma”, disse Jorge Samek.
“Para nós, é
um motivo de alegria estarmos aqui comemorando esta conquista para a região”,
disse a senadora Gleisi Hoffmann, que agradeceu ao apoio de Itaipu para os
projetos. “Itaipu tem sido uma grande aliada ao desenvolvimento regional e do estado
do Paraná”, afirmou.
Momento histórico
A
solenidade, acompanhada por autoridades brasileiras e paraguaias, selou um
momento histórico para os dois países. Desde 1992, o assunto fora tema de 17
reuniões da Comissão Mista Brasileiro-Paraguaia. Em 2012, uma primeira
licitação havia sido lançada, mas acabou suspensa em fevereiro do ano passado
para ajustes no certame.
Na
cerimônia, estiveram ainda os deputados federais Assis do Couto e Osmar
Serraglio; o deputado estadual Elton Welter, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o
diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Jorge
Ernesto Pinto Fraxe; o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago;
além de vereadores de Foz do Iguaçu.
A estrutura
A “Ponte da
Solidariedade” será construída sobre o Rio Paraná, entre a cidade de Presidente
Franco, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, na região do Marco das Três Fronteiras.
Ela terá 760 metros de extensão e 19 de largura.
O modelo é
estaiado, ou seja, suspenso por cabos e constituído de mastros. Serão duas
pistas, pavimentadas com concreto betuminoso de espessura de sete centímetros.
O DNIT estima a contratação de 1.000 trabalhadores diretos no auge das obras.
“A empresa poderá contratar empregados de toda região, desde que cumpra a
legislação trabalhista do Brasil”, disse o diretor-geral do DNIT.
Solidariedade
e Amizade
Além de
promover a integração social e econômica do Mercosul e das comunidades da
região de fronteira, a estrutura deve desafogar o trânsito na Ponte da Amizade,
que liga Foz a Ciudad del Este. Cerca de quatro milhões de veículos por ano
passam pelo local por ano, de acordo com o DNIT.
O prefeito
de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, lembrou que a nova estrutura possibilita o
desenvolvimento harmônico da cidade e falou da importância dela também como um
atrativo turístico a mais na região. “Haverá um impacto ao turismo,
certamente”, previu Reni.
Para o
prefeito de Presidente Franco, Alcides Fernandez Lopéz, a nova ponte deve ser
um marco na modernização da cidade, que passará por reformulações viárias e
terá um novo plano diretor para a parte rural. “Teremos uma cidade
verdadeiramente planejada. Esperávamos isso há mais de 20 anos e agora só
aumentará a irmandade entre brasileiros e paraguaios”, concluiu.
Em visita a
Itaipu, em outubro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a
ponte será mais que uma estrutura física, mas um novo elo entre os países. Na
ocasião, Dilma esteve com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, para
anunciar a operação da linha de 500 kV, entre Itaipu e a Grande Assunção. O
linhão garante mais confiança ao sistema elétrico paraguaio.
O resultado
da concorrência foi anunciado em 24 de abril pelo DNIT, responsável pelo
processo licitatório.
Recuperação
Inaugurada
há 49 anos, a Ponte da Amizade receberá recuperação prevista no edital
346/2014, lançado hoje pelo DNIT.
A reforma
prevê a instalação de barras de proteção, cobertura da passarela de pedestres,
nova iluminação, pinturas, reparos em geral, substituição de elementos vedantes
das juntas de dilatação e dos gradis metálicos internos e externos, e
recapeamento da via. “Será uma revitalização completa ao longo dos 600 metros
da ponte”, disse o diretor-geral do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
O prazo para
revitalização é de um ano, contados a partir da ordem de serviço. O custo não
foi divulgado. “Vamos esperar a licitação para saber o investimento”, afirmou
Fraxe.
O projeto de
reforma e revitalização foi feito pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e
Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), cuja vice-presidência está a cargo do
diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Em março, técnicos do DNIT
iniciaram a análise.
“A
construção da Ponte da Amizade mudou radicalmente a paisagem da região, mas ela
estava ‘estrangulada’, tamanho foi o crescimento do fluxo para atender a
exportação agrícola e o turismo”, disse Jorge Samek. “E não é só a Ponte da
Amizade, mas todo entorno será beneficiado com as duas obras”.
Texto: Assessoria Itaipu
Fotos: Marco Freire
Texto: Assessoria Itaipu
Fotos: Marco Freire
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