Coreia declara amor
por Foz e deverá formalizar vínculo com a cidade na área de esporte
Depois da visita às
Cataratas do Iguaçu na sexta-feira, 27, à tarde, a seleção e a comissão técnica
da Coreia do Sul participaram à noite de um jantar de confraternização com
sabor bem brasileiro, na Churrascaria do Gaúcho, no centro de Foz do Iguaçu. Para
retribuir o carinho recebido na acolhedora passagem pela cidade, os
sul-coreanos adesivaram o ônibus da deleção com a frase “Amamos Iguaçu”. Nos
próximos dias, eles devem formalizar um vínculo com a cidade na área esportiva,
com um projeto voltado para crianças.
Neste sábado, 28,
eles seguiram viagem para Seul. O voo tem escala prevista em Miami, nos EUA. No
jantar, os sul-coreanos retribuíram a calorosa acolhida na cidade com a entrega
de um presente para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar
Piolla, que preside o Fundo Iguaçu.
Ele foi um dos
principais articuladores para que a seleção da Coreia escolhesse Foz do Iguaçu
como Centro de Treinamento da Copa do Mundo.
Os integrantes da
comissão técnica entregaram a Piolla uma bandeja de prata que marca a
participação da Coreia no mundial. Todos os jogadores, um a um, se desculparam
por não terem conseguido passar às oitavas de final. Para Gilmar Piolla, “a
Coreia do Sul, independentemente do resultado, deveria receber o título de
seleção com o melhor ‘fairplay’ da Copa do Mundo”. Piolla se refere à postura
elegante da seleção, que jogou limpo nas três partidas.
Fora de campo, os
sul-coreanos bateram um bolão, foram simpáticos e não fizeram nenhuma
exigência, o que chamou a atenção principalmente dos empregados do Hotel
Bourbon, onde a delegação ficou hospedada. Com exceção do aparato policial, nem
parecia que uma seleção de futebol de Copa do Mundo estava hospedada no local.
Sobre a parceria,
Piolla adianta que a seleção sul-coreana deve formalizar uma parceria com Foz
do Iguaçu, para a criação de escolinhas de futebol infantil. Mesmo não tendo
correspondido em campo na Copa do Mundo, a passagem da Coreia do Sul foi um gol
de placa para Foz do Iguaçu.
Durante 16 dias,
quase 200 jornalistas asiáticos fizeram cobertura sobre a seleção sul-coreana e
divulgaram os atrativos do Destino Iguaçu. Algumas emissoras enviavam boletins
diários das Cataratas do Iguaçu, lugar que os jogadores e a delegação
escolheram para passar a última tarde na cidade, antes de voltar para a casa,
neste sábado. A chamada mídia positiva vai ajudar a projetar ainda mais a
imagem da região para uma parte importante do planeta.
Assessoria ITAIPU BINACIONAL
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