Curitiba é a primeira cidade do País a integrar o programa de
Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i) da Itaipu Binacional. Na quinta-feira,
5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, houve o lançamento do projeto-piloto
Ecoelétrico Curitiba. A próxima capital brasileira a receber o piloto é
Brasília (DF). Nos dois casos, a Copa do Mundo, quando milhares de turistas
estarão visitando o Brasil, será vitrine para o projeto inovador de mobilidade
elétrica inteligente.
Em Curitiba, o projeto-piloto é composto por uma frota de 10 veículos
da Renault (cinco Zoes, três Kangoos e dois Twizys) e três ônibus protótipos;
dez eletropostos e outros dispositivos conectados a um centro de monitoramento
e controle. Esse centro de operação e controle traz informações, em tempo real,
sobre todo o funcionamento do sistema. Curitiba foi escolhida para receber o
projeto piloto do Mob-i, uma parceria de Itaipu com o Centro de Excelência da
Indústria da Mobilidade (CeiiA), de Portugal, por ser reconhecida
internacionalmente por suas soluções de mobilidade sustentável e desenvolvimento
urbano.
O início da operação do projeto piloto Mob-I aconteceu numa solenidade
no salão Brasil, na Prefeitura de Curitiba, às 9h30. Participaram da cerimônia
o prefeito Gustavo Fruet, a vice-prefeita Miriam Gonçalves, a diretora
financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do projeto, o
presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo, e o vice-presidente da
Renault do Brasil, Alain Tissier.
Segundo Gustavo Fruet, esse projeto tem a cara de Curitiba, uma cidade
que se preocupa em ser cada vez mais sustentável e mais humana. “A qualidade de
vida passa pela mobilidade. Com esse projeto, damos mais um passo decisivo
nesse caminho”, afirmou. A vice-prefeita foi na mesma linha: “Com esse projeto,
Curitiba mantém a tradição de inovação”.
Segundo Margaret Groff, o Brasil precisa de soluções para garantir um
transporte eficiente, ao menor custo possível e com menos impactos ambientais.
“E uma dessas soluções passa certamente pela mobilidade elétrica inteligente,
que ainda parece ser uma coisa do futuro, mas este futuro está bem próximo”,
explicou.
Para que tudo isto aconteça, de acordo com a idealizadora do projeto,
“é necessário uma forte integração e conectividade. E é isto que propõe o
programa de mobilidade inteligente da Itaipu, desde o princípio, quando a
empresa, com suas parcerias, começou a desenvolver protótipos de veículos e
eletropostos e, na atual fase, quando implanta o primeiro sistema de mobilidade
inteligente no Brasil, o Ecoelétrico Curitiba”.
E complementou: “Para nós, de Itaipu, é importante ressaltar nosso
compromisso com a sustentabilidade das cidades e a contribuição tecnológica que
estamos sempre empenhados em trazer para o Brasil e o Paraguai, afinal, somos
uma empresa de dois países. E é com esta visão que pensamos a integração dos
mercados do Mercosul”. O presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo,
explicou que essa iniciativa presenta como principal fator inovador a
capacidade de monitoramento da mobilidade e de geração de indicadores em tempo
real para diferentes stakeholders, em diversos níveis.
Já o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, disse que o
problema da mobilidade urbana vem de longe. “A receita para resolver isso
depende de uma ideia inovadora factível, bons parceiros e um time comprometido
para encarar o desafio. E isso o Ecoelétrico tem”, disse.
Sistema
O sistema desenvolvido pelo CeiiA permite o monitoramento online, com
a atualização de indicadores de energia elétrica consumida, número de viagens e
distâncias percorridas. O monitoramento inclui o cálculo dos gases de efeito
estufa que deixam de ser lançados na atmosfera, principalmente o CO2,
já que os veículos elétricos não provocam poluição do ar (e nem sonora, pois o
motor é silencioso). Esses dados poderão ser acompanhados pelo endereço: www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br.
Circulação
Com exceção dos ônibus, os automóveis já estão a serviço da Guarda
Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de
Turismo. A intenção é validar a utilização dos veículos elétricos de forma
compartilhada. Os veículos foram cedidos em regime de comodato à Prefeitura,
pela Itaipu e pela Renault, por um período de dois anos. Na primeira fase,
serão instalados dez eletropostos, dos quais sete já estão em operação nos
seguintes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria
de Administração, Palácio 29 de Março, Setran-Prado Velho e Jardim Botânico.
Em Brasília
Depois de Curitiba, a próxima cidade a integrar o programa de
Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i) de Itaipu é Brasília. O lançamento será
na próxima segunda-feira, 9. Com o nome
de Brasília Ecomóvel, o projeto une a CEB Distribuição, os Correios do Brasil,
a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e o CeiiA, formando uma rede
inteligente de veículos e eletropostos.
Essa parceria possibilitará à CEB o acesso à informação sobre as
potencialidades dos veículos elétricos e de novas possibilidades de negócios.
Os Correios poderão experimentar novas formas de melhorar a utilização da sua
frota, evoluindo para soluções de mobilidade mais limpas e mais otimizadas de
suas operações logísticas na cidade.
Mobilidade elétrica
Na usina de Itaipu, o convênio com o CeiiA se soma à parceria que
existe desde 2006, com empresas do setor elétrico, montadoras e fabricantes de
componentes, para a pesquisa e desenvolvimento de protótipos de veículos
elétricos.
Parceria
Itaipu cedeu para a Prefeitura em regime de comodato dez eletropostos,
cinco Renaults Zoe, um Renault Twizy e três ônibus. O CeeiA colocou à
disposição o sensoriamento dos veículos, o sistema de gestão de mobilidade
mobi.me, e a operação e monitoramento do centro de operação da mobilidade
instalado no ICI, além da equipe.
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