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Em Curitiba, o projeto-piloto é composto por uma frota de 10 veículos
da Renault (cinco Zoes, três Kangoos e dois Twizys) e três ônibus protótipos;
dez eletropostos e outros dispositivos conectados a um centro de monitoramento
e controle. Esse centro de operação e controle traz informações, em tempo real,
sobre todo o funcionamento do sistema. Curitiba foi escolhida para receber o
projeto piloto do Mob-i, uma parceria de Itaipu com o Centro de Excelência da
Indústria da Mobilidade (CeiiA), de Portugal, por ser reconhecida
internacionalmente por suas soluções de mobilidade sustentável e desenvolvimento
urbano.
O início da operação do projeto piloto Mob-I aconteceu numa solenidade
no salão Brasil, na Prefeitura de Curitiba, às 9h30. Participaram da cerimônia
o prefeito Gustavo Fruet, a vice-prefeita Miriam Gonçalves, a diretora
financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do projeto, o
presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo, e o vice-presidente da
Renault do Brasil, Alain Tissier.
Segundo Gustavo Fruet, esse projeto tem a cara de Curitiba, uma cidade
que se preocupa em ser cada vez mais sustentável e mais humana. “A qualidade de
vida passa pela mobilidade. Com esse projeto, damos mais um passo decisivo
nesse caminho”, afirmou. A vice-prefeita foi na mesma linha: “Com esse projeto,
Curitiba mantém a tradição de inovação”.
Segundo Margaret Groff, o Brasil precisa de soluções para garantir um
transporte eficiente, ao menor custo possível e com menos impactos ambientais.
“E uma dessas soluções passa certamente pela mobilidade elétrica inteligente,
que ainda parece ser uma coisa do futuro, mas este futuro está bem próximo”,
explicou.
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E complementou: “Para nós, de Itaipu, é importante ressaltar nosso
compromisso com a sustentabilidade das cidades e a contribuição tecnológica que
estamos sempre empenhados em trazer para o Brasil e o Paraguai, afinal, somos
uma empresa de dois países. E é com esta visão que pensamos a integração dos
mercados do Mercosul”. O presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo,
explicou que essa iniciativa presenta como principal fator inovador a
capacidade de monitoramento da mobilidade e de geração de indicadores em tempo
real para diferentes stakeholders, em diversos níveis.
Já o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, disse que o
problema da mobilidade urbana vem de longe. “A receita para resolver isso
depende de uma ideia inovadora factível, bons parceiros e um time comprometido
para encarar o desafio. E isso o Ecoelétrico tem”, disse.
Sistema

Circulação
Com exceção dos ônibus, os automóveis já estão a serviço da Guarda
Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de
Turismo. A intenção é validar a utilização dos veículos elétricos de forma
compartilhada. Os veículos foram cedidos em regime de comodato à Prefeitura,
pela Itaipu e pela Renault, por um período de dois anos. Na primeira fase,
serão instalados dez eletropostos, dos quais sete já estão em operação nos
seguintes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria
de Administração, Palácio 29 de Março, Setran-Prado Velho e Jardim Botânico.
Em Brasília
Depois de Curitiba, a próxima cidade a integrar o programa de
Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i) de Itaipu é Brasília. O lançamento será
na próxima segunda-feira, 9. Com o nome
de Brasília Ecomóvel, o projeto une a CEB Distribuição, os Correios do Brasil,
a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e o CeiiA, formando uma rede
inteligente de veículos e eletropostos.
Essa parceria possibilitará à CEB o acesso à informação sobre as
potencialidades dos veículos elétricos e de novas possibilidades de negócios.
Os Correios poderão experimentar novas formas de melhorar a utilização da sua
frota, evoluindo para soluções de mobilidade mais limpas e mais otimizadas de
suas operações logísticas na cidade.
Mobilidade elétrica
Na usina de Itaipu, o convênio com o CeiiA se soma à parceria que
existe desde 2006, com empresas do setor elétrico, montadoras e fabricantes de
componentes, para a pesquisa e desenvolvimento de protótipos de veículos
elétricos.
Parceria
Itaipu cedeu para a Prefeitura em regime de comodato dez eletropostos,
cinco Renaults Zoe, um Renault Twizy e três ônibus. O CeeiA colocou à
disposição o sensoriamento dos veículos, o sistema de gestão de mobilidade
mobi.me, e a operação e monitoramento do centro de operação da mobilidade
instalado no ICI, além da equipe.
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