Às vésperas da Copa do Mundo, a Itaipu e parceiros lançaram, nesta
terça-feira (3), uma campanha trinacional de combate à violência
infantojuvenil, que tem como madrinha a apresentadora Xuxa Meneghel. Esta
também é a primeira campanha engajada pela Fundação Xuxa que tem como foco de
atuação outros países, além do Brasil.
As peças com o tema “Violência Infantojuvenil – Use sua voz para calar
esta injustiça” serão divulgadas em rádios, revistas, jornais e TVs, além de
espaços públicos e aeroportos, das cidades irmãs de Foz do Iguaçu (Brasil),
Ciudad Del Leste (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina). A circulação começa em
dia 9 de junho, três dias antes da abertura do Mundial.
O evento deve atrair mais turistas à região de Foz, que sedia um dos
Centros de Treinamentos de Seleções da Copa. Para atingir esse público
estrangeiro, o material da campanha também foi feito em inglês, espanhol,
português e guarani.
O lançamento ocorreu no Cineteatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico
Itaipu. O diretor técnico executivo de Itaipu, Airton Dipp, e o assessor de
Responsabilidade Social da margem direita, Victor Baez Acosta, representaram os
diretores-gerais da empresa.
O cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alberto Coto, e o representante
do ministro da infância e adolescência do Paraguai, Eduardo Sosa, participaram
da solenidade. Representantes da Fundação Xuxa e autoridades dos três países –
além de mais de uma centena de jovens – estiveram da cerimônia, na qual foram
exibidas as peças da campanha.
Na sequência, foi apresentada o resultado da pesquisa sobre a situação
de adolescentes e jovens na tríplice fronteira. O estudo é da Unioeste, em
parceria com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da
Itaipu.
“Não temos poucos meninos e meninas sendo explorados sexualmente. Isso
só certifica que precisamos mobilizar a sociedade para esse tema e a campanha
tem esse objetivo”, disse Ana Paula Rodrigues, coordenadora do Programa de
Redes e Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel.
Voz contra injustiça
A imagem de Xuxa ilustra o material que tem como símbolo uma mão sobre
as cores das bandeiras das três nações e cujo mote é “Use sua voz para calar
esta injustiça”. Para isso, traz os telefones de denúncia desse tipo de
exploração nos três países: Disque 100, no Brasil; 147, Fono Ayuda (no
Paraguai); e Línea 102 (Argentina). A parceria foi acertada em novembro de
2013, quando a apresentadora esteve na Itaipu, a convite do PPCA.
Xuxa empresta a voz para os spots de rádio, em espanhol e português, e
para os banners, cartazes, outdoors e adesivos para carros. Um vídeo, em fase
de produção, também será veiculado nos três países.
Comentários
Postar um comentário