Pular para o conteúdo principal

Brasília adere à mobilidade elétrica inteligente com o Brasília-Ecomóvel






Com o apoio de Itaipu, cidade terá sistema composto por veículos elétricos, eletropostos e outros dispositivos operados e monitorados em tempo real

A três dias da Copa do Mundo, Brasília vai receber (na segunda-feira, 9) o programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i) da Itaipu Binacional. O projeto-piloto é composto por veículos elétricos, eletropostos e outros dispositivos operados e monitorados em tempo real. O Brasília-Ecomóvel reúne a CEB Distribuição, o governo do Distrito Federal, a Aliança Renault-Nissan e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CeiiA), de Portugal.
O lançamento do projeto será às 10 horas, no Estacionamento 11, no Parque da Cidade, Asa Sul. Participam da solenidade o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o diretor-geral da CEB Distribuição, Rubem Fonseca Filho, a diretora financeira de Itaipu, Margaret Groff, coordenadora executiva do projeto, o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, e o presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo. Também está prevista a participação de ministros.
O Brasília-Ecomóvel é composto inicialmente por sete veículos e três eletropostos.  São três Zoes e um twizy cedidos pela Itaipu e três Kangoos cedidos pela Renault em regime de comodato por dois anos. Essa parceria possibilitará à CEB o acesso à informação sobre as potencialidades dos veículos elétricos e de novas possibilidades de negócios. Para o governo do DF, se posicionar em ideias inovadoras de mobilidade elétrica inteligente. 
Senadora Gleisi Hoffmann...
Brasília é a segunda capital a integrar o projeto-piloto. A primeira foi Curitiba. Nos dois casos, a Copa do Mundo, quando milhares de turistas estarão visitando o Brasil, será vitrine para o projeto inovador de mobilidade elétrica inteligente.  Segundo Margaret Groff, o transporte de nova geração, para Itaipu, está pautado na mobilidade elétrica inteligente, que estará a serviço das pessoas, além de reduzir os impactos ambientais. “É, sim, a mobilidade do futuro, um futuro que já está próximo, o qual permitirá transformar o paradigma da logística urbana, apresentando melhores características para frotas empresariais e para o transporte público, sempre em benefício das pessoas”, afirma.

Mobilidade elétrica

Na usina de Itaipu, o convênio com o CeiiA se soma à parceria que existe desde 2006, com empresas do setor elétrico, montadoras e fabricantes de componentes, para a pesquisa e desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos.
Em oito anos, numa parceria com várias empresas, já foram desenvolvidos e montados, num galpão da área industrial da usina, mais de 80 protótipos. Desde 2012, as pesquisas também abrangem o desenvolvimento de uma bateria, o “coração” de um elétrico, que funciona à base de sódio, sal de cozinha.

Outras informações

Como funciona o Ecomóvel?

É uma rede inteligente composta por veículos elétricos e eletropostos, sensorizados para a captura de dados e conectados, em tempo real, ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Cada usuário tem um cartão de autenticação no sistema, que permite carregar em qualquer eletroposto da rede e dar feedback ao sistema sobre a performance do veículo e do carregamento.
Os veículos elétricos já serão usados durante a Copa do Mundo para os serviços da CEB e para o policiamento do Parque da Cidade, ponto de acesso do público ao Estádio Nacional. Cada parceiro terá acesso à informação sobre o que está acontecendo de forma customizada e em tempo real, como, por exemplo, o impacto do abastecimento do veículo elétrico na rede, a pegada ecológica (redução de emissão de CO2), o tamanho da redução dos níveis de emissão e os padrões de mobilidade, entre outros.
Este conhecimento poderá subsidiar a formulação de políticas públicas relacionadas com o veículo elétrico; dar origem a projetos de P&D de novos produtos e serviços de mobilidade de nova geração; analisar o perfil do usuário e da frota, entre outros resultados significativos na área da mobilidade.

O que é verdadeiramente inovador nesta iniciativa?

Esta iniciativa apresenta como principal fator inovador a capacidade de monitoramento da mobilidade e de geração de indicadores em tempo real para diferentes stakeholders, em diferentes níveis.

Da dimensão operacional à dimensão estratégica, o projeto Ecomóvel garante a total conectividade de todos os equipamentos e usuários do projeto, através de smartphones e sistemas inteligentes embarcados, todos eles ligados a uma plataforma central de gestão, mobi.me. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento. ...

Itaipu recebe rating Baa2 da agência Moody’s

A agência internacional de classificação de risco Moody's atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável. O comunicado sobre a classificação foi divulgado na última sexta-feira (27), no site da agência. Segundo a Moody’s, “o rating reflete o forte nível de competitividade da empresa e seu fluxo de caixa estável e previsível”. Esta é a primeira vez que Itaipu faz um rating internacional. Até então, a empresa tinha sido avaliada somente pela Escala Nacional Brasil da Standard & Poors – conquistando rating brAAA estável. Para chegar ao índice da Moody’s, que posiciona Itaipu num grau médio de investimento, foram avaliados dados financeiros da binacional e dados do mercado de energia brasileiro, paraguaio e internacional. Segundo a agência, a perspectiva estável do rating reflete a expectativa de que Itaipu continue apresentando fluxo de caixa estável no médio prazo. A previsibilidade prevista pelo Tratado de...