Pular para o conteúdo principal

Brasília adere à mobilidade elétrica inteligente com o Brasília-Ecomóvel






Com o apoio de Itaipu, cidade terá sistema composto por veículos elétricos, eletropostos e outros dispositivos operados e monitorados em tempo real

A três dias da Copa do Mundo, Brasília vai receber (na segunda-feira, 9) o programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i) da Itaipu Binacional. O projeto-piloto é composto por veículos elétricos, eletropostos e outros dispositivos operados e monitorados em tempo real. O Brasília-Ecomóvel reúne a CEB Distribuição, o governo do Distrito Federal, a Aliança Renault-Nissan e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CeiiA), de Portugal.
O lançamento do projeto será às 10 horas, no Estacionamento 11, no Parque da Cidade, Asa Sul. Participam da solenidade o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o diretor-geral da CEB Distribuição, Rubem Fonseca Filho, a diretora financeira de Itaipu, Margaret Groff, coordenadora executiva do projeto, o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, e o presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo. Também está prevista a participação de ministros.
O Brasília-Ecomóvel é composto inicialmente por sete veículos e três eletropostos.  São três Zoes e um twizy cedidos pela Itaipu e três Kangoos cedidos pela Renault em regime de comodato por dois anos. Essa parceria possibilitará à CEB o acesso à informação sobre as potencialidades dos veículos elétricos e de novas possibilidades de negócios. Para o governo do DF, se posicionar em ideias inovadoras de mobilidade elétrica inteligente. 
Senadora Gleisi Hoffmann...
Brasília é a segunda capital a integrar o projeto-piloto. A primeira foi Curitiba. Nos dois casos, a Copa do Mundo, quando milhares de turistas estarão visitando o Brasil, será vitrine para o projeto inovador de mobilidade elétrica inteligente.  Segundo Margaret Groff, o transporte de nova geração, para Itaipu, está pautado na mobilidade elétrica inteligente, que estará a serviço das pessoas, além de reduzir os impactos ambientais. “É, sim, a mobilidade do futuro, um futuro que já está próximo, o qual permitirá transformar o paradigma da logística urbana, apresentando melhores características para frotas empresariais e para o transporte público, sempre em benefício das pessoas”, afirma.

Mobilidade elétrica

Na usina de Itaipu, o convênio com o CeiiA se soma à parceria que existe desde 2006, com empresas do setor elétrico, montadoras e fabricantes de componentes, para a pesquisa e desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos.
Em oito anos, numa parceria com várias empresas, já foram desenvolvidos e montados, num galpão da área industrial da usina, mais de 80 protótipos. Desde 2012, as pesquisas também abrangem o desenvolvimento de uma bateria, o “coração” de um elétrico, que funciona à base de sódio, sal de cozinha.

Outras informações

Como funciona o Ecomóvel?

É uma rede inteligente composta por veículos elétricos e eletropostos, sensorizados para a captura de dados e conectados, em tempo real, ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Cada usuário tem um cartão de autenticação no sistema, que permite carregar em qualquer eletroposto da rede e dar feedback ao sistema sobre a performance do veículo e do carregamento.
Os veículos elétricos já serão usados durante a Copa do Mundo para os serviços da CEB e para o policiamento do Parque da Cidade, ponto de acesso do público ao Estádio Nacional. Cada parceiro terá acesso à informação sobre o que está acontecendo de forma customizada e em tempo real, como, por exemplo, o impacto do abastecimento do veículo elétrico na rede, a pegada ecológica (redução de emissão de CO2), o tamanho da redução dos níveis de emissão e os padrões de mobilidade, entre outros.
Este conhecimento poderá subsidiar a formulação de políticas públicas relacionadas com o veículo elétrico; dar origem a projetos de P&D de novos produtos e serviços de mobilidade de nova geração; analisar o perfil do usuário e da frota, entre outros resultados significativos na área da mobilidade.

O que é verdadeiramente inovador nesta iniciativa?

Esta iniciativa apresenta como principal fator inovador a capacidade de monitoramento da mobilidade e de geração de indicadores em tempo real para diferentes stakeholders, em diferentes níveis.

Da dimensão operacional à dimensão estratégica, o projeto Ecomóvel garante a total conectividade de todos os equipamentos e usuários do projeto, através de smartphones e sistemas inteligentes embarcados, todos eles ligados a uma plataforma central de gestão, mobi.me. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.