Pular para o conteúdo principal

Itaipu Binacional é premiada por ações sustentáveis adotadas dentro da empresa

Iniciativas como o rodízio de estepes da frota e a instalação de cisternas renderam o Prêmio Melhores Práticas, concedido pela organização do Congresso Brasileiro de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.


Ações sustentáveis e econômicas, adotadas pela Superintendência de Serviços Gerais, renderam à Itaipu o Prêmio Melhores Práticas, concedido pela organização do Congresso Brasileiro de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos - Edição 2013. A entrega aconteceu na noite de terça-feira (6), em Curitiba, no primeiro dia do evento, que segue até sexta-feira (9) com a presença de ministros do Tribunal de Contas da União e juristas.
A SG.AD foi reconhecida por incluir na gestão iniciativas simples, mas eficazes, e que acabaram se tornando cases da área. As principais delas foram o rodízio de estepes, com redução na compra e descarte de pneus, e a instalação de cisterna para a lavagem de veículos com água de chuva. Juntas, elas renderam uma redução anual de R$ 605 mil reais aos cofres de Itaipu.
Também foram destacados no case o uso de sachês de açúcar e adoçante no serviço de Copa – com melhoria da qualidade de vida aos trabalhadores – e a instalação de bebedouros hidráulicos, no lugar dos garrafões de 20 litros.
A economia anual é da ordem de R$ 1,4 milhão. “Os valores podem não ser significativos, se comparados ao orçamento da empresa, mas são relevantes se compararmos aos recursos da área. A redução corresponde a quase 5% do nosso orçamento”, disse o superintendente da área, Roberto Simonato. “Como diz a frase atribuída à Madre Teresa de Calcutá: ‘o que faço é uma gota no oceano, mas sem ela, o oceano seria menor”, completou.
As soluções estão alinhadas com o Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS), lançado pela Itaipu em 2012. Para Simonato, o prêmio significa o reconhecimento pela evolução de sua área, com o engajamento dos empregados novos e antigos nos preceitos do SGS. “Nosso objetivo estratégico número um é trabalhar com sustentabilidade e todos estão engajados nessa missão”, disse.
A participação dos empregados, independentemente da posição hierárquica, é um componente importante. Foi da ideia deles que surgiram mudanças como o rodízio de pneus, instituído por sugestão do colega Marcelo Sommer, da Divisão de Transportes, e do uso de sachês de açúcar, recomendado pela Cândida Strey, da Divisão de Serviços Gerais.

Futuro mais limpo

Outras metas estão incluídas na programação da SG.AD, como a redução do consumo de combustíveis fósseis e de energia elétrica. A orientação é da Diretoria Geral Brasileira, que estabeleceu um compromisso com a Eletrobras de diminuir o uso desses insumos na empresa até 2015. A meta é de queda de 5% para a energia elétrica e de 3% para os combustíveis.
“O uso de gasolina já caiu 11,5% até junho, de comparado ao mesmo período em 2012. Estamos trocando carros movidos a diesel, como caminhonetes, por outros com tanque flex”, explicou Simonato.

Para a economia de energia, a área estabeleceu algumas mudanças, como, por exemplo, a troca de instalações elétricas antigas por outras mais modernas, e a colocação de isolamento térmico sob os telhados, para reduzir o calor e, consequentemente, o uso do ar-condicionado. “Tem dado certo”, comemora o superintendente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at