Iniciativas como o rodízio de estepes da frota e a instalação de
cisternas renderam o Prêmio Melhores Práticas, concedido pela organização do
Congresso Brasileiro de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Ações sustentáveis e econômicas, adotadas pela Superintendência de
Serviços Gerais, renderam à Itaipu o Prêmio Melhores Práticas, concedido pela
organização do Congresso Brasileiro de Gestão e Fiscalização de Contratos
Administrativos - Edição 2013. A entrega aconteceu na noite de terça-feira (6),
em Curitiba, no primeiro dia do evento, que segue até sexta-feira (9) com a
presença de ministros do Tribunal de Contas da União e juristas.
A SG.AD foi reconhecida por incluir na gestão iniciativas simples, mas
eficazes, e que acabaram se tornando cases da área. As principais delas foram o
rodízio de estepes, com redução na compra e descarte de pneus, e a instalação
de cisterna para a lavagem de veículos com água de chuva. Juntas, elas renderam
uma redução anual de R$ 605 mil reais aos cofres de Itaipu.
Também foram destacados no case o uso de sachês de açúcar e adoçante
no serviço de Copa – com melhoria da qualidade de vida aos trabalhadores – e a
instalação de bebedouros hidráulicos, no lugar dos garrafões de 20 litros.
A economia anual é da ordem de R$ 1,4 milhão. “Os valores podem não
ser significativos, se comparados ao orçamento da empresa, mas são relevantes
se compararmos aos recursos da área. A redução corresponde a quase 5% do nosso
orçamento”, disse o superintendente da área, Roberto Simonato. “Como diz a
frase atribuída à Madre Teresa de Calcutá: ‘o que faço é uma gota no oceano,
mas sem ela, o oceano seria menor”, completou.
As soluções estão alinhadas com o Sistema de Gestão da
Sustentabilidade (SGS), lançado pela Itaipu em 2012. Para Simonato, o prêmio
significa o reconhecimento pela evolução de sua área, com o engajamento dos
empregados novos e antigos nos preceitos do SGS. “Nosso objetivo estratégico
número um é trabalhar com sustentabilidade e todos estão engajados nessa
missão”, disse.
A participação dos empregados, independentemente da posição
hierárquica, é um componente importante. Foi da ideia deles que surgiram mudanças
como o rodízio de pneus, instituído por sugestão do colega Marcelo Sommer, da
Divisão de Transportes, e do uso de sachês de açúcar, recomendado pela Cândida
Strey, da Divisão de Serviços Gerais.
Futuro mais limpo
Outras metas estão incluídas na programação da SG.AD, como a redução
do consumo de combustíveis fósseis e de energia elétrica. A orientação é da
Diretoria Geral Brasileira, que estabeleceu um compromisso com a Eletrobras de
diminuir o uso desses insumos na empresa até 2015. A meta é de queda de 5% para
a energia elétrica e de 3% para os combustíveis.
“O uso de gasolina já caiu 11,5% até junho, de comparado ao mesmo
período em 2012. Estamos trocando carros movidos a diesel, como caminhonetes,
por outros com tanque flex”, explicou Simonato.
Comentários
Postar um comentário