Pular para o conteúdo principal

Coral de Itaipu prepara disco com canções populares brasileiras


Veja no Youtube momentos da festa dos 15 anos do Coral, com homenagem diversas, dentre elas, a Gilmar Piolla, Amigo do Coral.
Em setembro de 2011, com Guilherme Arantes, no Golden Tulip Internacional Foz.


O lançamento do novo CD deve ocorrer durante as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em junho de 2014.

  
O Coral de Itaipu lançará um novo CD, com 18 canções que remetem e caracterizam várias regiões do Brasil. O lançamento da produção está previsto para acontecer durante as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, em junho de 2014.
Os preparativos, no entanto, já começaram: os ensaios com o novo repertório acontecem há dois meses, na Casa do Coral. O nome do novo disco ainda não foi definido. A gravação começará em agosto.
“Depois do sucesso de Uma usina que canta, que apresentou um mix de músicas eruditas, brasileiras e latinas, o Coral de Itaipu agora vai lançar um CD com canções populares do Brasil, representativas de todas as regiões do País. Com certeza será mais um grande sucesso”, disse o superintendente de Comunicação Social, área gestora do Coral de Itaipu, Gilmar Piolla.

Ensaios
Aos poucos, o novo repertório vai sendo assimilado. Os ensaios são regidos pelo maestro Gil Gonçalves. Em Foz do Iguaçu, os encontros ocorrem na Casa do Coral, na usina. Os homens praticam das 11h30 às 12h30 e, em seguida, as mulheres ensaiam até as 13h30. Os colegas de Curitiba ensaiam na segunda-feira após o expediente e na terça-feira, às 12h e às 17h30, sempre no Edifício Parigot de Souza.
“Agradeço aos gerentes das áreas pela liberação dos colegas para os ensaios”, diz o coordenador do grupo em Foz, Wagner Vergara. Em Curitiba, o coordenador é Carlos Eduardo Cardoso.

Presente
A negociação com a Comunicação Social de Itaipu para uma nova gravação vinha acontecendo há cerca de um ano, segundo Vergara. Para ele, essa produção é um “verdadeiro presente pelos 18 anos de atividades do Coral de Itaipu”.
Além dos 60 integrantes do Coral, de Foz do Iguaçu e Curitiba, a gaiteira Maryanne Francescon, de Medianeira, e a orquestra de Viola Caipira, de Cascavel, também participam da produção.

Escolha democrática
O maestro Gil Gonçalves é também o responsável técnico pela produção. Para definir as músicas do novo repertório, ele envolveu todo o grupo: listou 90 canções e pediu para os próprios coralistas votarem. Cada um apontou cinco músicas.
A lista final traz 18 músicas. Duas delas são mixagens, estilo pot-pourri, com estrofes de três canções, formando uma nova música. Segundo Gonçalves, cada canção recebeu um arranjo exclusivo.

Gravação
O processo de gravação acontecerá em três etapas. A primeira está marcada para os dias 16, 17 e 18 de agosto; a segunda, para o final de setembro e, a última, para o final de novembro. O Estúdio Trilhas Urbanas foi contratado para produzir o CD. As gravações acontecerão em Curitiba e em um estúdio de Foz do Iguaçu.

Dezoito anos de sucesso
O último CD (Uma usina que canta) foi gravado há cinco anos. O Coral de Itaipu completará 18 anos no dia 20 de setembro. Nesse período, já gravou quatro CDs e dois DVDs. As apresentações ao vivo acontecem mediante convite e sob a aprovação da Comunicação Social de Itaipu.
Em 2012, foram 14 concertos, em várias regiões do Brasil. Atualmente, o grupo tem 60 integrantes, entre empregados lotados nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba.
“Em todos esses anos vivenciamos muitas emoções, fizemos grandes concertos e, também, apresentações em locais humildes, sem escolher o público, apenas para mostrar a nossa arte e o coral como agente cultural da Itaipu”, ressalta Vergara.

Segue a relação das músicas que compõem o novo CD:
Que Maravilha – Jorge Bem Jor
Amanheceu, Peguei a Viola – Almir Sater
Felicidade/Luar do Sertão/Meu Primeiro Amor (Medley)
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor – Leonardo
Cheiro de Mato – Blindagem
Bicho do Paraná – João Lopes
Sampa – Caetano Veloso
Garota de Ipanema/Copacabana, Princesinha do Mar/Aquele Abraço (Medley)
Cio da Terra – Milton Nascimento
Trem das Onze/Saudosa Maloca/Tarde em Itapoã (Medley)
Asa Branca – Luiz Gonzaga
Súplica Cearense – Luiz Gonzaga
Sinhá Pureza – (Carimbó, Sirimbó)
Disparada – Geraldo Vandré
De Teresina a São Luiz – Zeca Baleiro (João do Vale/Helena Gonzaga)
Vermelho (Boi Garantido) – Fafá de Belém
Trem do Pantanal - Almir Sater
Tocando em Frente – Renato Teixeira /Almir Sater

Leia mais notícias em: www.itaipu.gov.br 
Siga no Twitter: @usina_itaipu























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E 

ALCEU VEZOZZO, fundador da Rede Bourbon, homenageado pela Associação Comercial do Paraná

O fundador da Rede Bourbon, Alceu Ântimo Vezozzo, recebeu a homenagem Cidadania ACP, da Associação Comercial do Paraná. O prêmio é concedido para cidadãos de reconhecida importância na sociedade paranaense e nacional. (Evento acontecido em Nov/2019) Premio - Homenagem ACP - Foto Jader Rocha Em seu discurso o presidente da ACP, Gláucio Geara, enalteceu as conquistas de Vezozzo na hotelaria e na ação social que desenvolve na cidade de Cambará, com o Instituto Bourbon.  Ao receber a homenagem o fundador da Rede Bourbon agradeceu a família e a Deus por todas as conquistas e enfatizou a importância de fazer o bem em todas as áreas da sociedade. “Fazer o bem através da hotelaria, através do Instituto Bourbon, através da escola, fazer o bem seja ele onde for”, finalizou o fundador. A família Vezozzo prestigiou seu patriarca nesta noite tão importante. Assinatura Homenagem  Abraço Alceu e Laila Vezozzo - Foto Jader Rocha  Alceu Vezozzo, Ana Amélia Filizola e Glau