Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA PROMOVE OBRAS PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA DE FOZ

 Mobilidade Urbana: Prefeitura de Foz trabalha na ampliação de ciclovias

Objetivo é criar grandes corredores ligando a região central a diversos bairros da cidade
O prefeito Chico Brasileiro esteve reunido com o secretário de Planejamento Urbano, Edinardo Aguiar e com o diretor-superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi para discutir a ampliação das ciclovias na cidade, bem como a criação de mecanismos que incentivem o uso da bicicleta entre os moradores. (Fonte: AMN Foz)

O Governo Municipal pretende criar grandes corredores de ciclovias e ciclofaixas ligando a região central aos bairros. “Ampliar a malha cicloviária faz parte de um novo conceito de cidade que Foz do Iguaçu está buscando. A cada dia que passa, notamos o crescimento no uso das bicicletas, seja como meio de transporte para ir ao trabalho, faculdade ou para atividades de esporte e lazer. Para fomentar esta cultura saudável vamos investir na ampliação de ciclovias”, adiantou o chefe do executivo.

Além de melhorar as questões que envolvem a mobilidade urbana e reduzir a emissão de CO2 nas cidades, o uso de bicicletas traz uma série de benefícios à saúde como melhoria do bem-estar, do condicionamento físico, aceleração do metabolismo, entre outros.

Integração
A prefeitura trabalha para integrar, em um curto espaço de tempo, todas as ciclovias e ciclofaixas da cidade, garantindo assim mais segurança aos ciclistas e melhora na mobilidade urbana. Construir bicicletários em diversos pontos da cidade e atrair empresas de aluguéis de bicicletas a baixo custo também estão nos planejamentos.


Obras
Foz do Iguaçu conta mais de 40 km de ciclovias e ciclofaixas, e atualmente está em andamento a implantação de uma ciclovia na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, trecho entre as avenidas Tancredo Neves e a Andradina. Também está em processo licitatório a construção de uma ciclovia na Av. Andradina, trecho entre as avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e a Araucária, que depois de concluídas serão mais 6 km de ciclovia a disposição da população.

Foto: Rubens Fraulini - Assessoria Itaipu

Além das obras da Prefeitura, a Itaipu Binacional, através da Diretoria de Coordenação também está investindo na construção de ciclovias nas avenidas Tancredo Neves e no entorno da área florestal onde passa o Arroio Jupira no bairro Itaipu A.


Participação
Também participaram da reunião sobre as ações de ampliação da malha cicloviária, a diretora de mobilidade urbana Gabriela Guzzo; o diretor de Trânsito e Sistema Viário, Robson de Lima de Souza e a engenheira de trânsito do Foztrans, Priscila Mantovani.


Prefeitura de Foz investirá R$ 788 mil em ciclovia da Av. Andradina
Nesta primeira etapa, a ciclovia terá 2,85 km e fará a ligação entre as avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e a Silvio Américo Sasdelli
 (Fonte: AMN Foz)

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu investirá R$ 788 mil na construção de uma ciclovia na Avenida Andradina, no trecho entre as avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e a Silvio Américo Sasdelli. Nesta etapa, serão feitos 2,85 km de ciclovia no canteiro central da via. O processo licitatório já está homologado.

“Assim como outras vias da cidade, a Avenida Andradina necessitava de muitas melhorias de infraestrutura, e nos últimos anos a Prefeitura promoveu uma série de ações, desde drenagem, pavimentação, sinalização e agora também será implantada mais um trecho de ciclovia”, comentou o prefeito Chico Brasileiro. A previsão de execução é de 90 dias. (Foto: Arquivo Foz em Destaque)


A construção de ciclovias na região Norte já foi tema de diversas reuniões entre os moradores e a equipe técnica da Prefeitura. Além da ciclovia na Avenida Andradina - trecho que liga os bairros Itaipu C ao Cidade Nova - a região norte ainda conta com as ciclofaixas em trechos das avenidas Araucária e a Silvio Américo Sasdelli. Também já está em andamento a implantação de uma ciclovia na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, ligando as avenidas Tancredo Neves a Andradina.


Integração
Atualmente, Foz do Iguaçu conta com mais de 40 km de ciclovias e ciclofaixas. Além das ações da Prefeitura e do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), a Itaipu Binacional também está investindo na construção de ciclovias na avenida Tancredo Neves e no entorno da área florestal onde passa o Arroio Jupira no bairro Itaipu A. Após a conclusão de todos os trabalhos, a região norte contará com uma grande rede de ciclovia e ciclofaixas interligadas. Outros projetos de ampliação da malha cicloviária também já estão em andamento.

 (Fonte: AMN Foz)

Avenida Andradina
A Avenida Andradina é uma importante via de ligação na região norte e nos últimos anos recebeu importantes ações da Prefeitura. Após ter sido paralisada em 2016 por irregularidades apontadas pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF), as obras de prolongamento na via foram retomadas em dezembro de 2017 e concluídas meses depois.

Em 2018 e 2019 foram retomados os trabalhos de drenagens e pavimentação no trecho entre as avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e a Maceió.

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXX

DESTAQUE DO DIA

Postagens COLUNA SOCIAL - Edição CXCI

DESTAQUE DO DIA