Pular para o conteúdo principal

Prêmio 100 Anos celebra o Turismo de Foz do Iguaçu

A entrega do Prêmio foi no último sábado (22), no Hotel Bourbon Cataratas. 

Em noite de festa no Hotel Bourbon Cataratas, no sábado (22), o turismo de Foz do Iguaçu confraternizou e homenageou seus destaques, desde os pioneiros até os de atuação mais recente, mas que já trazem uma grande contribuição para o desenvolvimento do setor.
Promovido pela Gestão Integrada, o Prêmio 100 Anos do Turismo foi entregue a 100 personalidades indicadas pelos próprios moradores, em votação na Internet, e referendadas por uma comissão especial. Troféus foram entregues também em reconhecimento à atuação de empresas e pessoas que fazem do turismo a principal atividade econômica do município.

Fortalecimento
O secretário municipal do Turismo, Jaime Nascimento, disse que a homenagem foi pensada, ainda no início de 2014, para integrar as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu, como forma “de demonstrar o sentimento de gratidão por todos aqueles que ajudaram a construir o nosso turismo”.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Licério Santos, destacou que a festa “fortalece e justifica a força da união do setor”. Ele lembrou que o turismo de Foz “não é o que é apenas por acaso, mas pela atuação de gente de garra, de fibra, que acreditou, trabalhou, investiu e continua trabalhando e investindo no setor”.
O superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que a Gestão Integrada concebeu esse prêmio para manifestar sua “gratidão com os pioneiros, com aqueles que inovaram lá atrás, que vislumbraram oportunidades e sempre acreditaram no potencial do Destino Iguaçu”.
Segundo Piolla, o prêmio passará a ser anual, “para contemplar as experiências exitosas em turismo” e para marcar o aniversário da Gestão Integrada, reconhecida pelo Ministério do Turismo como referência a ser adotada por outros destinos turísticos do Brasil.

A entrega
Apresentada por Rebecca Montanheiro, da Divisão de Relações Públicas da Itaipu (CSRP.GB), e pelo jornalista Carlos Gruber, da RPC, a solenidade de entrega de troféus do Prêmio 100 Anos do Turismo reuniu cerca de 500 pessoas, que participaram depois de um jantar, seguido de baile.
Entre as personalidades homenageadas, o único a falar em público foi Francisco Ferreira Mota, que em 1960 criou a Associação dos Motoristas Profissionais de Foz do Iguaçu, mais tarde sindicato. Ele agradeceu a homenagem, em nome de todos, e aproveitou para também fazer uma crítica.
Segundo Mota, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) “jogou no lixo o direito de ir e vir”, previsto na Constituição Brasileira, referindo-se à tentativa de proibir a entrada de táxis no Parque Nacional do Iguaçu. “Quem vive do transporte público, servindo ao povo, não pode aceitar isso”, concluiu.

Mais homenagens 
Depois da entrega do prêmio às 100 personalidades, houve um reconhecimento especial a pessoas e empresas que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu.
Os primeiros a receberem troféus foram Gilmar Piolla, Jaime Nascimento e Licério Santos, que, como integravam a comissão do Prêmio 100 Anos do Turismo, não poderiam ser incluídos entre os 100 homenageados.


Também ganharam troféus representantes das empresas aéreas TAM, Gol e Azul; da agência CVC Viagens e Turismo; do Foz do Iguaçu Park Show (Museu de Cera Dreamland e Vale dos Dinossauros, novos atrativos de Foz); da Federação do Comércio do Paraná.
E, ainda, Oscar Alliana, precursor do jornalismo de turismo de Foz, com a revista Cataratas; e o coordenador da campanha Voto Cataratas no lado argentino, Marcelo Almada.

Promoção
O Prêmio 100 Anos do Turismo foi coordenado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e Portal ClickFoz, com o apoio da Itaipu Binacional, da Secretaria Municipal do Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, entre outras entidades.


 















Texto: Assessoria Itaipu Binacional
Fotos: Das Graças & Marco Freire

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXVIII

DESTAQUE DO DIA Aniversários

32 anos da AgroShopping, agora com duas lojas para estar mais pertinho de você

🎁Aniversário da AgroShopping! 🥳 A AgroShopping comemorou 32 anos de muitos sonhos, projetos e realizações. São mais de três décadas de dedicação e trabalho em equipe para proporcionar um padrão de qualidade único. A AgroShopping não para: depois de inaugurar sua primeira filial, a AgroShopping República, trouxe uma programação especial para comemorar seus 32 anos de história. Com ações focadas no cliente, um dos pontos alto da programação foi o lançamento do Cartão AgroShopping: com o Cartão  AgroShopping, suas compras valem dinheiro... Confira as Promoções de Aniversário: Linha de Cristais Murano e de Flores Permanentes com descontos de 30%. TODA a loja com 10% de descontos*! Linha Pet: Carrinhos, Transporte, Roupinhas, com 20% de desconto. Além disto, tivemos o DIA DA HORTA, que contou com a presença dos técnicos da Isla, uma das maiores fábrica de semente do país, que trouxeram técnicas e inovação com os produtos da marca que representam, o público A-DO-ROU!!! E o lado humano e de