Pular para o conteúdo principal

ITAIPU novamente bate recorde de produção




Imagens: Vison Art
A central hidrelétrica de Itaipu, compartilhada por Brasil e Paraguai, bateu nesta segundafeira, pelo segundo ano consecutivo, o recorde mundial de produção de energia, ao alcançar um total de 98,5 milhões de megawatts por hora (MWh).
O Edifício de Produção da usina foi o palco onde foi contabilizado, minuto a minuto, a consecução do recorde, alcançado às 14h38 local (15h38, horário de Brasília), informou em comunicado a entidade binacional.
Esse é o segundo ano seguido em que a usina supera seu máximo energético. Iatipu é a segunda maior hidrelétrica do mundo (depois da chinesa das Três Gargantas), mas a primeira em geração de energia. Em 2012, alcançou o pico de 98.287.128 MWh.

"Para o Paraguai este recorde significa uma contribuição importante para seu desenvolvimento com vista ao investimento estrangeiro", disse à Agência Efe Alfredo Cantero, chefe de imprensa do lado paraguaio da entidade.
Já o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, em comunicado oficial atribuiu a superação do próprio recorde de geração à boa gestão dos recursos disponíveis e ao comprometimento dos próprios empregados. "Itaipu vai continuar empenhada para atender as necessidades do setor elétrico do Brasil e do Paraguai e ajudar a garantir o desenvolvimento econômico dos dois países irmãos".

A usina possui 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada. Em 2013, forneceu 16,9% da energia consumida no Brasil e 75% da consumida no Paraguai. A produção acumulada em 29 anos de operação (1984 a 2013) totaliza 2.135.500.000 MWh.
Segundo a entidade, a grande produção de energia foi alcançada mediante boas condições ao long o de 2013, como a alta demanda de energia dos mercados interligados à Itaipu e ao bom funcionamento das máquinas.
A produção anual de Itaipu é suficiente para abastecer o consumo elétrico do mundo durante dois dias; o da China por sete dias e o dos Estados Unidos por oito dias, segundo dados da hidrelétrica.

O Paraguai tem direito à metade da energia gerada em Itaipu, mas consome apenas 10% por sua menor demanda e por falta de uma linha de distribuição eficiente. O resto é vendido ao Brasil, que paga cerca de US$ 360 milhões anuais pela energia desde 2011, ano em que triplicou a compensação em virtude dos acordos de 2009.

Em outubro deste ano, a presidente Dilma Rousseff e o presidente paraguaio, Horacio Cartes, inauguraram a primeira linha elétrica de alta tensão do Paraguai, para aproveitar mais energia da represa, uma obra que custou US$ 555 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

DGB ITAIPU, SILVA E LUNA, RECEBE EDUARDO AGGIO DE SÁ, DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Eduardo Aggio de Sá discutiu com diretor-geral brasileiro de Itaipu novos projetos e o incremento das parcerias com a binacional. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, recebeu, no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Aggio de Sá, e o superintendente no Paraná, Ismael de Oliveira.  Também participaram da reunião o diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell; o superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Alfredo Santos Taranto; e o chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Francisco Ronald Rocha Fernandes. Pela PRF, participaram ainda o diretor de Operações, Fábio Elissandro Cassimiro Ramos; o diretor de Inteligência, Moisés Dionísio da Silva; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação Substituto, João Batista Queiroz Neto; o coordenador-geral do Gabinete da PRF, Roberto Ferreira Barbosa; o chefe do Serviço de Operações no Paraná, Anthony N...

FOZ DO IGUAÇU F.C. RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO E DA POSSE A CONSELHO GESTOR

A homenagem foi proposta em reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo “Azulão da Fronteira” com a equipe profissional e atletas da base As conquistas, vitórias e o bom momento da equipe do Foz Futebol Clube foram celebrados durante a sessão ordinária na Câmara Municipal. O time foi homenageado com uma moção de aplauso entregue pelo Presidente da Casa, Vereador Rogério Quadros e pelo proponente da honraria, Vereador Anderson Andrade. A placa de honra foi recebida pelo Presidente do clube, Arif Osman. O Plenário ficou lotado com integrantes da comissão técnica do clube, jogadores das categorias de base, além de torcedores e jornalistas que celebraram a homenagem ao “Azulão da Fronteira. ” O Foz Futebol Clube foi fundado em 1995, e ao longo de seus 23 anos de história, vem representando a tríplice fronteira nas principais competições de futebol do estado. O clube já está há seis anos na Séria A do Campeonato Paranaense – feito inédito na história da equipe. No campeo...