Pular para o conteúdo principal

Ecomuseu de Itaipu abre hoje, sexta-feira (21), a exposição “Lágrimas de São Pedro”





Será aberta hoje, sexta-feira (21), às 16h, no Ecomuseu de Itaipu, a exposição “Lágrimas de São Pedro”, concebida para lembrar a relação do homem do sertão com a seca e aclamada pela crítica de arte contemporânea no Brasil. A abertura coincide com a programação de Itaipu para o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
A obra do artista baiano Vinícius Silva de Almeida (Vinícius S.A) é composta por 4.500 bulbos de lâmpadas cheios d’água e suspensos no ar, que poderão ser vistos pelo público até 18 de maio.
Mais de 200 mil pessoas já visitaram a exposição em oito cidades do País. Na próxima semana, ela será montada também na Alemanha, depois de ter sido premiada por instituições brasileiras como o Museu de Arte Moderna da Bahia.
“Lágrimas de São Pedro” remete às novenas do sertanejo e sua fé para a chegada das águas enviadas pelos céus. Para isso, foi montada em um ambiente sonorizado com cântigos de louvor a São José, considerado o santo provedor das chuvas. Neste espaço, de 80 m², o visitante poderá caminhar entre as “lágrimas” e contemplá-las sem pressa, sentados ao chão ou em pé.
Em Foz do Iguaçu, a instalação chega juntamente com as chuvas após um longo período de estiagem, que afetou os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sul e Sudeste do Brasil.
No Ecomuseu, a mostra também pretende vincular a reflexão sobre a importância da água e as práticas desenvolvidas na comunidade regional em parceria com o Programa Cultivando Água Boa (CAB).
“É uma chance de estabelecermos parcerias com a arte contemporânea já reconhecidas no cenário artístico e internacional”, disse a gestora do Programa de Valorização do Patrimônio Institucional e Regional de Itaipu, Tatiara Damas. “Para nós, é uma oportunidade de estabelecer o Ecomuseu como espaço cultural e artístico”, completou Tatiara.
No ano passado, a exposição sobre o artista Paulo Leminski levou 180 mil pessoas ao Ecomuseu de Itaipu.

Fluidos
 
Além da instalação principal, o Espaço das Artes do Ecomuseu recebe a mostra paralela Fluidos, de Vinícius S.A. Nela,  peças do artista valorizam a água como matéria principal. Uma delas reúne um pêndulo de bulbos de lâmpadas, só que desta vez cheios de água dos Rios Iguaçu e Paraná e de terra de cada margem das três  fronteiras: Argentina, Brasil e Paraguai.
Noutra obra, uma resina que simula gotas d’água congela a chuva dentro de um quadro, admirada pelo espectador. É como se pausássemos a chuva para que ela seja contemplada por meio das gotas em todo seu poder, símbolo e necessidade”, disse Vinicius S.A.
A visitação é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e da Bacia do Paraná 3, e ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
 
Serviço



Exposição “Lágrimas de São Pedro” e mostra Fluidos
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos no Centro de Recepçao de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 21 de março de 2014 a 18 de maio de 2014
Horários: das 8h às 17h, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores da região, mediante documento de comprovação.

Classificação indicativa: livre. 
Fonte: Divisão de Imprensa Itaipu Binacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.