Prefeitura de Curitiba lança maior projeto de veículos elétricos do país destinado ao serviço público
A Prefeitura
de Curitiba, em
parceria com a Itaipu Binacional,
a Aliança
Renault-Nissan e o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria
Automóvel) de Portugal, lança no
próximo dia 12 (quarta-feira), às
9h30, no Salão Barigui,
do Parque Barigui,
o projeto Curitiba Eco-elétrico.
A iniciativa
atende às diretrizes
do Programa Mobilidade
Urbana Sustentável
do município, que
prevê a implantação
de modais de nova geração,
com baixo impacto ambiental. É
também uma das primeiras ações da capital
paranaense com o intuito de cumprir as recomendações do
termo de compromisso
para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado
pelo prefeito Gustavo
Fruet, durante o C-40, em Johanesburgo, África do Sul.
Os veículos movidos
à eletricidade têm
como principais características
a emissão zero de ruídos e de poluentes. Esta é a
primeira vez no País
que se firma parceria envolvendo um maior número de veículos elétricos destinados ao serviço público.
A primeira
fase já está sendo implantada com foco nos serviços da prefeitura,
em especial, aproveitando a
oportunidade dos jogos da Copa
do Mundo FIFA 2014.
Para tanto,
10 carros serão disponibilizados
pela Renault (Zoe – 5 unidades;
Kangoo Z.E. – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e 3 micro-
onibus serão
concedidos pela Itaipu
Binacional sem custos à PMC, de acordo com contrato em comodato firmado entre as partes.
Os veículos
serão destinados à
Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto
Curitiba de Turismo.
A Guarda
Municipal utilizará os carros para ronda e patrulhamento nos parques da cidade,
no zoológico e ainda como módulo
móvel que circulará pelas praças.
Já a Setran deve utilizá-los em seu programa de
educação no trânsito e
também como suporte às atividades
de seus agentes. Por fim, o Instituto Curitiba de Turismo irá destinar os veículos para
um Centro de Informações Turísticas Móvel, que transitará em locais estratégicos de grande
aglomeração de turistas como a Arena da Baixada, intermediações das FANFEST e polo hoteleiro. Outro objetivo é dar suporte às
atividades recreativas e culturais.
Ainda segundo Samek, o Brasil tem uma
vantagem adicional em
relação aos outros
países: a matriz energética
baseada na hidreletricidade.
lá fora, para recarregar
a bateria do veículo elétrico, a energia que sai
da tomada muitas vezes
foi produzida a partir de fontes
sujas, baseadas
em combustíveis
fósseis. “No Brasil, nós temos
uma matriz energética limpa
erenovável.”
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