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Prefeitura de Curitiba lança maior projeto de veículos elétricos do país destinado ao serviço público

      A iniciativa é em parceria com Itaipu Binacional, Aliança Renault -  Nissan e CEIIA.
       A  Prefeitura  de  Curitiba,  em  parceria com a Itaipu Binacional,
a Aliança  Renault-Nissan  e  o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria  Automóvel)  de Portugal, lança no próximo dia 12 (quarta-feira), às   9h30,  no  Salão  Barigui,  do  Parque  Barigui,  o  projeto Curitiba Eco-elétrico. 
     A  iniciativa  atende  às  diretrizes  do  Programa Mobilidade
Urbana Sustentável  do  município,  que  prevê  a  implantação  de  modais de nova geração,  com  baixo impacto ambiental. É também uma das primeiras ações da capital  paranaense  com  o intuito de cumprir as recomendações do termo de compromisso  para  a  redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado  pelo  prefeito  Gustavo  Fruet,  durante o C-40, em Johanesburgo, África do Sul.
  Os veículos   movidos   à   eletricidade   têm   como principais características  a emissão zero de ruídos e de poluentes. Esta é a
primeira vez  no  País  que se firma parceria envolvendo um maior número de veículos elétricos destinados ao serviço público.
      A  primeira  fase  já  está sendo implantada com foco nos serviços da prefeitura,  em  especial, aproveitando a oportunidade dos jogos da Copa
do Mundo FIFA 2014.

      Para  tanto,  10  carros serão disponibilizados pela Renault (Zoe – 5 unidades;  Kangoo  Z.E.  – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e 3 micro-
onibus serão  concedidos  pela  Itaipu  Binacional sem custos à PMC, de acordo com contrato em comodato firmado entre as partes.
     Os  veículos  serão  destinados  à  Guarda  Municipal,  à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo.
     A Guarda Municipal utilizará os carros para ronda e patrulhamento nos parques  da  cidade,  no  zoológico e ainda como módulo móvel que circulará pelas praças.
      Já  a Setran deve utilizá-los em seu programa de educação no trânsito e  também  como suporte às atividades de seus agentes. Por fim, o Instituto Curitiba de Turismo irá destinar os veículos para um Centro de Informações Turísticas Móvel, que transitará em locais estratégicos de grande aglomeração de turistas como a Arena da Baixada, intermediações das FANFEST e polo hoteleiro. Outro objetivo é dar suporte às atividades recreativas e culturais.
         Ainda segundo Samek, o Brasil tem uma vantagem adicional em
relação aos outros  países: a  matriz energética baseada na hidreletricidade.
lá fora, para  recarregar a bateria do veículo elétrico, a energia que sai
da tomada  muitas  vezes  foi  produzida a partir de fontes sujas, baseadas
em combustíveis  fósseis.  “No Brasil, nós temos uma matriz energética limpa
erenovável.”


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