Pular para o conteúdo principal

BNDES destaca experiência do CAB

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da IB, Nelton Friedrich


A experiência do Programa Cultivando Água Boa (CAB) foi uma das principais fontes de inspiração para o livro Um olhar territorial para o desenvolvimento, que possui cinco volumes (um para cada região do País) e retrata a nova visão de desenvolvimento do BNDES. O volume da Região Sul contém um capítulo especial sobre a experiência da Itaipu e parceiros do programa socioambiental, escrito pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da IB, Nelton Friedrich.
Conforme o assessor da presidência do BNDES e um dos organizadores da obra, Walsey de Assis Magalhães, o banco, desde sua fundação, em 1952, vinha trabalhando com uma visão setorial muito forte. Ou seja, procurava atuar no desenvolvimento da indústria nacional (principalmente bens de capital e insumos básicos), com foco na infraestrutura e nas rotas tecnológicas ligadas a cada setor.
A partir de 2007, com a entrada de Luciano Coutinho na presidência do banco, o BNDES passou a trabalhar mais com uma visão voltada ao desenvolvimento regional. “Isso se dá de duas formas. Primeiro, tem a ver com a maneira como as empresas que estão se instalando podem se converter em instrumentos de desenvolvimento de uma região e, segundo, pensar como trabalhar os vazios econômicos, onde não há presença de grandes empresas”, explicou.
Segundo Magalhães, a experiência do CAB estava em consonância com essa visão, principalmente pela maneira como Itaipu se relaciona com as comunidades do entorno. “O CAB é o melhor exemplo de atuação de uma empresa no entorno do projeto que a gente conhece”, garantiu.
A partir dessa experiência, o BNDES cunhou seu próprio modelo, calcado em três elementos principais: incentivar o protagonismo local (inspirado nas Oficinas do Futuro do CAB, a ideia é garantir a participação da sociedade civil organizada e demais atores presentes no território de forma institucionalizada, semelhante ao Comitê Gestor do CAB); a construção coletiva da Agenda de Desenvolvimento Territorial (equivalente ao Pacto das Águas, do CAB); e disponibilizar mecanismos de financiamento.
 “Esse é um modelo que já em curso em Belo Monte, no Pará, e no polo naval junto ao porto de Rio Grande (RS)”, disse Magalhães. “O Cultivando Água Boa é uma das melhores experiências que tive a oportunidade de conhecer. Uma experiência que deve ser mais conhecida e divulgada”, acrescentou o superintendente de Planejamento do BNDES, Claudio Figueiredo Coelho Leal.
Além de apresentar cases como o CAB e o ponto de vista do BNDES sobre as oportunidades de desenvolvimento de cada região, os livros também trazem avaliações externas sobre a atuação do banco e contribuições sobre como essa atuação pode ser melhorada.
Os livros foram lançados em seminários realizados em cada região no final do ano passado. O volume do Sul foi apresentado em Porto Alegre, no dia 18 de dezembro, em um evento que contou com a participação de representantes de bancos regionais, cooperativas de crédito, agências de desenvolvimento, governos estaduais e universidades, e que foi aberto com uma palestra sobre o CAB. A expectativa é que um seminário semelhante seja realizado na região Oeste do Paraná, para o lançamento da obra.

Com assessoria...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

FOZ DO IGUAÇU F.C. RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO E DA POSSE A CONSELHO GESTOR

A homenagem foi proposta em reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo “Azulão da Fronteira” com a equipe profissional e atletas da base As conquistas, vitórias e o bom momento da equipe do Foz Futebol Clube foram celebrados durante a sessão ordinária na Câmara Municipal. O time foi homenageado com uma moção de aplauso entregue pelo Presidente da Casa, Vereador Rogério Quadros e pelo proponente da honraria, Vereador Anderson Andrade. A placa de honra foi recebida pelo Presidente do clube, Arif Osman. O Plenário ficou lotado com integrantes da comissão técnica do clube, jogadores das categorias de base, além de torcedores e jornalistas que celebraram a homenagem ao “Azulão da Fronteira. ” O Foz Futebol Clube foi fundado em 1995, e ao longo de seus 23 anos de história, vem representando a tríplice fronteira nas principais competições de futebol do estado. O clube já está há seis anos na Séria A do Campeonato Paranaense – feito inédito na história da equipe. No campeo...

DGB ITAIPU, SILVA E LUNA, RECEBE EDUARDO AGGIO DE SÁ, DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Eduardo Aggio de Sá discutiu com diretor-geral brasileiro de Itaipu novos projetos e o incremento das parcerias com a binacional. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, recebeu, no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Aggio de Sá, e o superintendente no Paraná, Ismael de Oliveira.  Também participaram da reunião o diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell; o superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Alfredo Santos Taranto; e o chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Francisco Ronald Rocha Fernandes. Pela PRF, participaram ainda o diretor de Operações, Fábio Elissandro Cassimiro Ramos; o diretor de Inteligência, Moisés Dionísio da Silva; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação Substituto, João Batista Queiroz Neto; o coordenador-geral do Gabinete da PRF, Roberto Ferreira Barbosa; o chefe do Serviço de Operações no Paraná, Anthony N...