Pular para o conteúdo principal

Sindhotéis apresenta Centro de Capacitação à Itaipu


Sindicato busca parceria para impulsionar qualificação

Jorge Samek, presidente Itaipu Binacional, e Carlos Silva, presidente Sindhotéis Foz.
A capacitação de gestores e trabalhadores da hotelaria e gastronomia da região foi o assunto principal do encontro entre as diretorias da Itaipu e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), quarta-feira (25), no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu.
Durante a reunião, a comitiva de representantes do Sindhotéis, encabeçada pelo seu presidente Carlos Silva, apresentou o projeto de construção do Centro de Capacitação ao diretor-geral brasileiro da usina, Jorge Samek.
O objetivo dos empresários é estabelecer uma parceria com a Itaipu. A diretoria da binacional analisará a proposta.
O complexo, em construção ao lado da sede do sindicato, terá mais de 1.400 metros quadrados e três andares. Seu objetivo é ser um espaço para qualificação de empresários e trabalhadores da hotelaria, gastronomia, motelaria, turismo e lazer do Oeste do Paraná.
A primeira etapa foi concluída com o término do levantamento da estrutura (pré-moldado e cobertura), no fim de 2013. A segunda fase já está em andamento e inclui o fechamento das paredes, concretagem das lajes, contrapiso e janelas.
O investimento foi custeado com recursos do sindicato e empresários. Cerca de 30 empresas já abraçaram a construção do Centro de Capacitação do Sindhotéis, patrocinando a obra. Entre elas estão hotéis, restaurantes, churrascarias, motéis, cinemas, centros de lazer e entretenimento de Foz do Iguaçu.

Sinergia
A integração entre Itaipu e Sindhotéis deve aproximar ainda mais a usina da comunidade por meio do novo espaço, que vai abrigar cursos de qualificação e até mesmo entidades do setor – não só de Foz do Iguaçu, como dos municípios vizinhos ao Lago de Itaipu.
Para Samek, o Centro de Capacitação vem em ótima hora, num momento de desenvolvimento do turismo do Destino Iguaçu e do Oeste. “É preciso capacitar a mão de obra. O bom atendimento é a melhor propaganda para atrair mais turistas. A Itaipu tem todo interesse de apoiar essa bandeira”, afirmou.
Já Carlos Silva destacou que daqui a um ano o município terá mais de 180 meios de hospedagens, com capacidade de atendimento para 30 mil leitos, além de 240 estabelecimentos gastronômicos de interesse turístico com capacidade para 30 mil pessoas/dia. “A recepção positiva da Itaipu demonstra a importância do complexo para o desenvolvimento regional”, disse Silva.
Também participaram da reunião os seguintes diretores do Sindhotéis: Wilmar Andreola, Altino Voltolini, Jaime Machado Mendes, Carlos Ivan Spada, Neiva Maria Pires, Iraci Pessinin Sossella, Carlos Tavares, bem como o assistente do diretor-geral brasileiro, Paulino Motter.

Excelência
O Centro de Capacitação ganha ainda mais importância diante do fortalecimento do turismo no País, principalmente com o aumento do número de turistas de outros países – cada vez mais exigentes na prestação de serviços. O Destino Iguaçu é o segundo destino mais visitado por estrangeiros no Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. A qualificação garantirá um diferencial fundamental e uma vantagem competitiva no mercado.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E