Pular para o conteúdo principal

Itaipu recebe rating Baa2 da agência Moody’s

A agência internacional de classificação de risco Moody's atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável. O comunicado sobre a classificação foi divulgado na última sexta-feira (27), no site da agência. Segundo a Moody’s, “o rating reflete o forte nível de competitividade da empresa e seu fluxo de caixa estável e previsível”.

Esta é a primeira vez que Itaipu faz um rating internacional. Até então, a empresa tinha sido avaliada somente pela Escala Nacional Brasil da Standard & Poors – conquistando rating brAAA estável.
Para chegar ao índice da Moody’s, que posiciona Itaipu num grau médio de investimento, foram avaliados dados financeiros da binacional e dados do mercado de energia brasileiro, paraguaio e internacional. Segundo a agência, a perspectiva estável do rating reflete a expectativa de que Itaipu continue apresentando fluxo de caixa estável no médio prazo.
A previsibilidade prevista pelo Tratado de Itaipu, assinado pelo governo federal do Brasil e do Paraguai em 1973, é um fator importante para garantir o rating positivo. “O relatório da Moody’s deixa claro que o Tratado foi decisivo, por ser um compromisso firme e estável”, disse a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff.
“O tamanho da empresa e o rating do governo brasileiro, Baa2 estável, também ajudaram a estabelecer a imagem de solidez e confiança que a Itaipu tem no mercado financeiro internacional”, completou a diretora.
A Moody’s também enfatizou o papel de destaque da Itaipu no mercado internacional e os recordes na produção de energia. “Itaipu se destaca claramente dos padrões internacionais como uma produtora de energia elétrica com excelente performance e níveis de geração estáveis há vários anos”, diz o comunicado.
    
Comemoração simbólica com funcionários Itaipu Binacional.
Compromisso
Jorge Samek, presidente Itaipu Binacional.
Para o coordenador de gestão financeira da Itaipu, Luiz Covelo Rossi, o rating representa uma alegria e um compromisso. “É ótimo receber uma chancela da qualidade de nossa gestão, mas temos que continuar fazendo nosso papel para manter a Itaipu entre os melhores”, disse ele.
A dívida de construção, considerada alta, e as possíveis interferências políticas na gestão da empresa impedem uma classificação superior. Ainda assim, a expectativa da Moody’s é de que o rating permaneça estável pelos próximos anos, a não ser que os ratings brasileiros sejam rebaixados ou que uma mudança importante nas tarifas reduza o fluxo de caixa da Itaipu.

A principal metodologia utilizada para a classificação foi a “Serviços Públicos Não Regulamentados e Empresas de Energia”, publicada em agosto de 2009.



Texto: Assessoria Itaipu
Fotos: Diversos










As garantias do Tratado de Itaipu, o tamanho da empresa e os bons ratings do governo brasileiro ajudaram a estabelecer essa imagem de solidez e confiança da empresa perante o mercado financeiro nacional e internacional”, avaliou a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff.

Para o coordenador de gestão financeira da Itaipu, Luiz Covelo Rossi, o rating representa uma alegria e um compromisso. “É ótimo receber uma chancela da qualidade de nossa gestão, mas temos que continuar fazendo nosso papel para manter a Itaipu entre os melhores”, disse ele.
A Itaipu vem sendo avaliada pela Standard & Poors desde 2011, sempre conquistando o rating brAAA estável. Na escala de posicionamento global da agência, a empresa também ocupa posição positiva, com rating BBB- estável em moeda estrangeira e BBB estável na moeda local. Foi atribuído também o perfil de crédito individual bb+.
Segundo o relatório, a boa avaliação e a segurança da empresa estão relacionadas a “uma probabilidade ‘extremamente alta’ de o governo brasileiro prover suporte extraordinário, suficiente e tempestivo a Itaipu no caso de esta enfrentar dificuldades financeiras”, devido ao “papel ‘crítico’ que a entidade desempenha para o setor elétrico brasileiro”.
Para a S&P, os bons resultados são reflexo da estabilidade garantida pelo Tratado de Itaipu e pela gestão e governança corporativa satisfatórias da empresa. Como as receitas são estáveis e previsíveis, o perfil do risco de negócios foi alterado para “forte”. Fatores como o baixo custo de manutenção e o alto índice de disponibilidade das unidades geradoras (96,2%) também pesaram na avaliação.

Internacional

A avaliação da Moody’s foi o primeiro rating internacional da Itaipu. A agência atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável. Para chegar ao índice, que posiciona Itaipu num grau médio de investimento, foram avaliados dados financeiros da binacional e dados do mercado de energia brasileiro, paraguaio e internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLVII

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque, Edição LXVI

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 Editoria:  DAS GRAÇAS Redação:  MARCO FREIRE PAMELA SILVA DESTAQUE Continua neste fim de semana a FEIRA DE LOUÇAS DO LIONS Também no GDia , o jornal diário de Foz... "Muita luz é como muita sombra: não deixa ver." (Carlos Catañeda) Dia do Ferroviário Dia Internacional do Jazz Dia Nacional da Mulher Quando se comemora o Dia Nacional da Mulher, homenagem à DAS GRAÇAS , pioneira do colunismo social em Foz, vivendo um dia de musa em Mulinari Cabeleireiros. ALANA DUARTE KUMM ANDERSON SIGNOR ÂNGELA ZANATTA DENIS ALBERTO CABRAL DR. LIN LI PING DR. MARCOS SZPAK MARTINS IVETE SIEBEL JULIA BIASE JULIO CERQUEIRA BEBA KAWANNA SOUZA LUCIVANI BOIAN Médico oftalmologista DR. MARCOS SZPAK MARTINS , comemorando idade nova hoje Empresário JÚLIO CERQUEIRA , aniversariante... Sempre destaque em nossa história, ÂNGELA ZANATTA assoprando velinhas... DR ADEMAR MONTORO, proeminente advogado de nossa sociedade, preparando-se para em breve ser homenageado pela Câmara ...