Pular para o conteúdo principal

Itaipu, FPTI e Prefeitura anunciam Mercado Municipal de Foz

Até 2017, Foz do Iguaçu terá um Mercado Municipal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2), no local onde será a construção. O Mercado será um presente para a população de Foz em seu centenário e para os turistas que visitam a cidade. A iniciativa é da Itaipu Binacional, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e da Prefeitura.
A construção será em um terreno de 10 mil m² na Vila Portes cedido pela prefeitura à FPTI, que será responsável pela construção e gestão do Mercado. O local fica na Avenida José Maria de Brito, 459, onde atualmente funciona o Departamento de Serviços e Manutenção (DRM) da administração municipal. 

A concessão será válida por 30 anos, passíveis de ampliação para mais 30. O projeto arquitetônico será desenvolvido pela própria FPTI e o prazo de conclusão das obras é de três anos. Além das atividades comerciais e gastronômicas, o mercado será um local de convivência, entretenimento e lazer.
Participaram da cerimônia o prefeito Reni Pereira; o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; e o diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, entre outras autoridades representantes do poder público, de secretarias e outros órgãos.
Segundo João José Passini, coordenador do projeto na Fundação PTI, ainda não é possível prever os custos totais da construção, mas a estimativa é que fique em torno de 10 a 15 milhões de reais. Os recursos virão de ministérios, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições privadas, mas antes de apresentar orçamentos, serão definidos os projetos arquitetônico e de infraestrutura.
    
“Nosso primeiro objetivo é achar a alma do Mercado Municipal, que deve ter a cara da comunidade e representar todas as etnias da cidade”, disse Sotuyo. “Não vamos concorrer com espaços que já existem. O Mercado será uma opção diferente, que trará desenvolvimento para a região da Vila Portes e atrairá os turistas que visitam Foz do Iguaçu”, completou.
     
Sonho antigo
Segundo Jorge Samek, a ideia de construir um Mercado Municipal para Foz é antiga. Data de 2003, quando uma pesquisa junto à população detectou a necessidade de um espaço nesses moldes. “Demorou para encontrarmos um local. A primeira opção foi o antigo Cobal, mas o terreno foi repassado ao IFPR. Depois, havia um outro terreno, mas sem estacionamento. Agora estamos no lugar e no momento certos”, disse.
O Departamento de Serviços e Manutenção será transferido para uma área de 16 mil m² na periferia da cidade. Segundo Reni Pereira, a mudança vai ajudar a modernizar a cidade, levando o maquinário pesado para longe de regiões centrais.
     
Agilidade

O prefeito justificou a cessão com a capacidade institucional e técnica do PTI. “Como a Fundação PTI não tem amarras como temos no poder público, certamente teremos o Mercado Municipal em funcionamento em pouco tempo, sem ter problemas com período eleitoral ou renovação do governo”, comentou. “É uma parceria na qual a cidade é a principal beneficiada.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

MEMORIAL: HOMENAGEM A CRODOVALDO GALLI: PAI E MARIDO AMOROSO, EMPRESÁRIO DE SUCESSO

A comunidade de Foz do Iguaçu ainda lamenta o passamento de Crodovaldo Galli, de 68 anos, sócio-proprietário do Falls Galli Hotel. Internado já a dez dias no Hospital Costa Cavalcanti, por infecção pelo vírus da covid-19, o empresário precisou ser entubado na sexta-feira (5/03), necessitando do aparelho de respiração mecânica. E na madrugada de sábado (6/03), sofreu uma parada cardíaca, chegou a conseguir ser reanimado, mas acabou não resistindo e veio a falecer. Seu corpo foi levado para a cidade de Campo Largo, região de Curitiba, onde foi cremado no mesmo dia, sábado (6).   Pai atencioso, empresário de sucesso, Crodovaldo era natural da cidade de Ibiporã, no Paraná, mas veio para Foz do Iguaçu aos 14 anos. Tinha mais 4 irmãos, e com a companheira Michele Blask, tinha um casal de filhos, Marco Aurélio e Valentina Galli.  Em sua história como empresário em Foz do Iguaçu, começou muito jovem e de forma humilde, inicialmente no ramo de olarias, ao lado do irmão Reinaldo. Mas lo...

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E