Pular para o conteúdo principal

Itaipu, FPTI e Prefeitura anunciam Mercado Municipal de Foz

Até 2017, Foz do Iguaçu terá um Mercado Municipal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2), no local onde será a construção. O Mercado será um presente para a população de Foz em seu centenário e para os turistas que visitam a cidade. A iniciativa é da Itaipu Binacional, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e da Prefeitura.
A construção será em um terreno de 10 mil m² na Vila Portes cedido pela prefeitura à FPTI, que será responsável pela construção e gestão do Mercado. O local fica na Avenida José Maria de Brito, 459, onde atualmente funciona o Departamento de Serviços e Manutenção (DRM) da administração municipal. 

A concessão será válida por 30 anos, passíveis de ampliação para mais 30. O projeto arquitetônico será desenvolvido pela própria FPTI e o prazo de conclusão das obras é de três anos. Além das atividades comerciais e gastronômicas, o mercado será um local de convivência, entretenimento e lazer.
Participaram da cerimônia o prefeito Reni Pereira; o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; e o diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, entre outras autoridades representantes do poder público, de secretarias e outros órgãos.
Segundo João José Passini, coordenador do projeto na Fundação PTI, ainda não é possível prever os custos totais da construção, mas a estimativa é que fique em torno de 10 a 15 milhões de reais. Os recursos virão de ministérios, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições privadas, mas antes de apresentar orçamentos, serão definidos os projetos arquitetônico e de infraestrutura.
    
“Nosso primeiro objetivo é achar a alma do Mercado Municipal, que deve ter a cara da comunidade e representar todas as etnias da cidade”, disse Sotuyo. “Não vamos concorrer com espaços que já existem. O Mercado será uma opção diferente, que trará desenvolvimento para a região da Vila Portes e atrairá os turistas que visitam Foz do Iguaçu”, completou.
     
Sonho antigo
Segundo Jorge Samek, a ideia de construir um Mercado Municipal para Foz é antiga. Data de 2003, quando uma pesquisa junto à população detectou a necessidade de um espaço nesses moldes. “Demorou para encontrarmos um local. A primeira opção foi o antigo Cobal, mas o terreno foi repassado ao IFPR. Depois, havia um outro terreno, mas sem estacionamento. Agora estamos no lugar e no momento certos”, disse.
O Departamento de Serviços e Manutenção será transferido para uma área de 16 mil m² na periferia da cidade. Segundo Reni Pereira, a mudança vai ajudar a modernizar a cidade, levando o maquinário pesado para longe de regiões centrais.
     
Agilidade

O prefeito justificou a cessão com a capacidade institucional e técnica do PTI. “Como a Fundação PTI não tem amarras como temos no poder público, certamente teremos o Mercado Municipal em funcionamento em pouco tempo, sem ter problemas com período eleitoral ou renovação do governo”, comentou. “É uma parceria na qual a cidade é a principal beneficiada.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E