Pular para o conteúdo principal

GENERAL SILVA E LUNA HOMEM DE CONFIANÇA DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, FAZ BALANÇO DO PRIMEIRO MÊS COMO DIRETOR GERAL DA ITAIPU BINACIONAL

ITAIPU • 31/03/2019
General Silva e Luna homem de confiança do Presidente Jair Bolsonaro, faz balanço do primeiro mês como Diretor Geral da Itaipu Binacional.


Ele destaca segurança orçamentária e racionalização dos recursos como prioridades

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, o general Joaquim Silva e Luna, conheceu com maior profundidade os principais projetos estratégicos da Diretoria Técnica da empresa – responsável pela atividade-fim da usina, a geração de energia – e fez uma breve análise do primeiro mês de trabalho na maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, nessa sexta-feira (29), em Foz do Iguaçu. 

A contratação de energia por um prazo mais longo, para trazer segurança orçamentária, e a racionalização dos recursos foram suas prioridades nesse início de jornada. “Diria que usei, nestes primeiros 30 dias, metade do tempo tratando desses temas”, ressalta.

“Primeiro, no sentido de tentar uma contratação de energia por prazo mais longo, pelo menos até 2022 [atualmente esse acordo é anual], para termos segurança em nossos orçamentos”, destaca. “E segundo, verifiquei dentro das diretorias o que é possível fazer para racionalizar recursos, de modo a aperfeiçoar a inter-relação entre as áreas, com uma trabalhando em benefício da outra. Isso gera uma sinergia maior e economiza custos e recursos humanos, entre outros.”

Uma das medidas de Silva e Luna nesse sentido foi criar uma estrutura na Diretoria Geral Brasileira para centralizar as informações e articular as ações intersetoriais. “O que me deixa confortável é a capacidade humana que encontrei na Itaipu, tanto no aspecto técnico quanto no comprometimento com a empresa”, diz. “Isso me dá uma confiança muito grande e, mais que isso, me dá a esperança de que nós vamos, num prazo muito curto, juntar esforços e fazer ainda melhor o que temos feito até hoje, em tudo.”

Em uma empresa como a Itaipu, líder no seu setor, fazer melhor não deixa de ser um desafio. No dia 5 de maio a Itaipu completará 35 anos de geração de energia em seu auge operacional. As cinco maiores marcas históricas anuais aconteceram nos últimos sete anos. Segundo Silva e Luna, assumir a empresa nesta condição traz, ao mesmo tempo, tranquilidade e ainda mais responsabilidade. “A máquina está engrenada e não podemos diminuir o ritmo. O compromisso é tentar pelo menos manter este nível produtivo.”

O novo diretor-geral brasileiro também terá grandes responsabilidades, como fornecer todo o suporte necessário à renegociação de revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras da sociedade com os paraguaios e vence em 2023, e também conduzir pela margem brasileira o projeto de atualização tecnológica da usina. “Mas me sinto preparado”, diz. 

De acordo com o general, é preciso construir a percepção de que, na renegociação do Anexo C, as duas partes (Brasil e Paraguai) devem ganhar, caso contrário, todos perdem. “Outra maneira de enxergar a situação é, em vez de trazer 2023 para o dia de hoje, inverter o processo e ver em que situação estaremos daqui a quatro anos em termos de produção, demanda e crescimento, do Brasil e do Paraguai, como podemos melhorar a nossa forma de contratar energia e de atualizar as tarifas”, explica. “Tudo isso deve ser construído ao longo do tempo, de modo que, quando conseguirmos alinhar essas informações, faltará muito pouco para o consenso. Se fosse uma corrida, seria só cruzar a linha de chegada.”

O general estudou a Itaipu Binacional antes de assumir oficialmente a função de diretor-geral brasileiro e também já havia visitado a usina no ano passado, quando ainda estava no cargo de ministro da Defesa. No entanto, agora, vivenciado a empresa por dentro, tem outra visão dela. “Itaipu é muito maior do que os números podem expressar, em todos os sentidos”, afirma. “Tive uma surpresa muito favorável.”

Foto: Nilton Rolin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

DGB ITAIPU, SILVA E LUNA, RECEBE EDUARDO AGGIO DE SÁ, DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Eduardo Aggio de Sá discutiu com diretor-geral brasileiro de Itaipu novos projetos e o incremento das parcerias com a binacional. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, recebeu, no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Aggio de Sá, e o superintendente no Paraná, Ismael de Oliveira.  Também participaram da reunião o diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell; o superintendente de Segurança Empresarial (SE.AD), Alfredo Santos Taranto; e o chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Francisco Ronald Rocha Fernandes. Pela PRF, participaram ainda o diretor de Operações, Fábio Elissandro Cassimiro Ramos; o diretor de Inteligência, Moisés Dionísio da Silva; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação Substituto, João Batista Queiroz Neto; o coordenador-geral do Gabinete da PRF, Roberto Ferreira Barbosa; o chefe do Serviço de Operações no Paraná, Anthony N...

FOZ DO IGUAÇU F.C. RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO E DA POSSE A CONSELHO GESTOR

A homenagem foi proposta em reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo “Azulão da Fronteira” com a equipe profissional e atletas da base As conquistas, vitórias e o bom momento da equipe do Foz Futebol Clube foram celebrados durante a sessão ordinária na Câmara Municipal. O time foi homenageado com uma moção de aplauso entregue pelo Presidente da Casa, Vereador Rogério Quadros e pelo proponente da honraria, Vereador Anderson Andrade. A placa de honra foi recebida pelo Presidente do clube, Arif Osman. O Plenário ficou lotado com integrantes da comissão técnica do clube, jogadores das categorias de base, além de torcedores e jornalistas que celebraram a homenagem ao “Azulão da Fronteira. ” O Foz Futebol Clube foi fundado em 1995, e ao longo de seus 23 anos de história, vem representando a tríplice fronteira nas principais competições de futebol do estado. O clube já está há seis anos na Séria A do Campeonato Paranaense – feito inédito na história da equipe. No campeo...