Pular para o conteúdo principal

ICLI recebe licença ambiental do IAP e será modelo na região oeste do Paraná

É o desfecho de uma história que se arrastou por quase 20 anos no iate clube instalado no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu
 

A cerimônia também foi acompanhada por diretores e conselheiros do ICLI,  pelos chefes do escritórios regionais do IAP,  pelo capitão de fragata Niemer Gomes Rickmann, Capitão dos Portos do Rio Paraná, Valdomiro Rocha, representando o Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, além de outras autoridades.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, entregou no Dia Mundial da Água (22/3) a Licença Ambiental de Operação de Regularização ao Iate Clube Lago Itaipu (ICLI). O iate clube é o primeiro da região Oeste a receber a licença de regularização e será modelo para regulamentação dos demais empreendimentos náuticos.

Estima-se que no entorno do reservatório do lago da Usina de Itaipu há cerca de 60 empreendimentos náuticos que precisam se regularizar ambientalmente. “O trabalho que começa a ser feito agora no Oeste já é realizado em outras regiões, como no Litoral, que conta com o acompanhamento e apoio da Justiça Federal e do Ministério Público Federal”, explica o presidente do IAP.

Comodoro Dacorreio, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto,
 e o chefe do escritório regional do IAP em Foz do Iguaçu, Carlos Piton. 
O licenciamento de empreendimentos náuticos passou a ser uma exigência ambiental no Estado em agosto de 2013, quando o Governo do Estado publicou a Resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) nº 040/2013. Mesmo antes da publicação da resolução, o ICLI já vinha buscando se adequar às exigências de órgãos ambientais, como o Ibama. “Mudamos o quiosque-restaurante de local, fizemos tratamento de dejetos, proteção na área de abastecimento, projeto do destino correto do lixo e outras adequações, além do reflorestamento de toda a área neste 32 anos de clube”, informa Admir Dacorreio, comodoro do ICLI.

A licença de operação do iate clube representa a conquista de um objetivo que o ICLI almeja há quase 20 anos. “É uma conquista histórica, da qual os associados podem se orgulhar. Nosso clube está consolidado e temos a segurança de que estamos funcionando legalmente. A partir de hoje podemos fazer as adequações e ampliações necessárias de acordo com as medidas de controle e proteção ambiental, promovendo o lazer e contribuindo na preservação da área do clube e seu entorno. O licenciamento é uma vitória para todos os associados e a comunidade de Foz do Iguaçu. Ficamos felizes pela conquista e por servir de exemplo para os demais iates clubes do Oeste do Paraná.”, disse Dacorreio.

Rogério Henrique Ferreira Miranda, assessor do diretor administrativo, João Pereira dos Santos, representou a Itaipu no evento e lembrou que a regularização ambiental é uma das exigências do comodato da área de 20 hectares entre o ICLI e a Itaipu Binacional. “Essa licença significa um desfecho de uma história que se arrastou por muitos anos e a Itaipu reconhece o esforço dessa associação em busca do licenciamento. Essa licença vem ao encontro da premissa da Itaipu, que é o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. Já somos parceiros na questão social, por meio do projeto Velejar é Preciso, que atende 120 crianças, e agora fortalecemos ainda mais essa parceria”, comenta.


ICLI – 012 – 23/03/2018 ASSESSORIA DE IMPRENSA ICLI
Atendimento à imprensa
Agência Leon -  Jornalista Sônia Mendonça
Tel.: (45) 3523-7504 | 99933-4433
WhatsApp: (45) 99933-4433
E-mail: sonia@agencialeon.com.br | icli@icli.com.br
Brasil – Foz do Iguaçu (Paraná)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E