Pular para o conteúdo principal

Três exposições comemoram os 29 anos do Ecomuseu de Itaipu



Até o fim de fevereiro, moradores e turistas de Foz do Iguaçu estão convidados a visitar três novas exposições no Ecomuseu de  Itaipu. As mostras marcam o aniversário de 29 anos do espaço. Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; e A floresta através dos sentidos, coordenada por Giovana Secretti Vendruscolo, foram abertas nesta sexta-feira (28), à noite. A entrada é grátis para quem mora na região. O horário de visitação é das 8h às 16h30, de terça-feira a domingo.
Em três espaços distintos, uma opção diferente pelo caminho das artes, o visitante se depara com a natureza, o xadrez e a sensibilidade do contato.

Dentro da floresta
Por meio de fotografias, os visitantes conhecem a Floresta Estacional Semidecidual, vegetação da Mata Atlântica. O trabalho é resultado do projeto de extensão “Educação em museus: conhecer para conservar a Floresta Estacional”, coordenado pela professora Giovana Secretti Vendruscolo, docente do curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A iniciativa reúne ainda as empregadas da Itaipu Veridiana Costa Pereira, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), e Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD).

Xeque-mate
Arte do xadrez mostra a originalidade e habilidade do artista autodidata Alaércio Santini na criação de peças do jogo de tabuleiro. De forma singular, ele usa materiais como madeira e até canos de PVC reaproveitados para moldar reis, damas, bispos, torres, cavalos, peões.

Na ponta dos dedos
Em Feito à mão, o artista plástico Marcos Pagani reúne 20 peças, entre esculturas, cerâmicas e pinturas. A proposta é enfatizar o valor dos trabalhos manuais, especialmente aqueles relacionados às diferentes técnicas de escultura e da pintura.
O artista já realizou diversas exposições na Inglaterra, França, Suíça e Noruega. Nestes países, trabalhou como assistente de outros artistas ou manteve atelier próprio na produção de esculturas e pinturas.  

Serviço
Exposições: Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; A floresta através dos sentidos.
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu –PR.
Visitação: 28 de outubro de 2016 a março de 2017, de terça-feira a domingo.
Horário: 8h às 16h30
Ingresso: O acesso é feito diretamente no Ecomuseu (não é necessário ir ao CRV). Moradores de Foz do Iguaçu não pagam a entrada, mediante comprovação de residência. Para os demais, o ingresso custa R$ 12. Crianças de 0 a 6 têm gratuidade. Moradores dos municípios lindeiros e crianças de 7 a 12 têm 50% de desconto.

Informações sobre visitas: 0800 645-4645.
Ou pelo site www.turismoitaipu.com.br

Fotos do evento abertura: https://www.facebook.com/pg/fozemdestaque/photos/?tab=album&album_id=1540336212648759

Texto Assessoria Itaipu
Fotos/vídeos: Marco Freire​

Postagens mais visitadas deste blog

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXVIII

DESTAQUE DO DIA Aniversários

32 anos da AgroShopping, agora com duas lojas para estar mais pertinho de você

🎁Aniversário da AgroShopping! 🥳 A AgroShopping comemorou 32 anos de muitos sonhos, projetos e realizações. São mais de três décadas de dedicação e trabalho em equipe para proporcionar um padrão de qualidade único. A AgroShopping não para: depois de inaugurar sua primeira filial, a AgroShopping República, trouxe uma programação especial para comemorar seus 32 anos de história. Com ações focadas no cliente, um dos pontos alto da programação foi o lançamento do Cartão AgroShopping: com o Cartão  AgroShopping, suas compras valem dinheiro... Confira as Promoções de Aniversário: Linha de Cristais Murano e de Flores Permanentes com descontos de 30%. TODA a loja com 10% de descontos*! Linha Pet: Carrinhos, Transporte, Roupinhas, com 20% de desconto. Além disto, tivemos o DIA DA HORTA, que contou com a presença dos técnicos da Isla, uma das maiores fábrica de semente do país, que trouxeram técnicas e inovação com os produtos da marca que representam, o público A-DO-ROU!!! E o lado humano e de