Até o fim de fevereiro, moradores e turistas de Foz do Iguaçu estão convidados a visitar três novas exposições no Ecomuseu de Itaipu. As mostras marcam o aniversário de 29 anos do espaço. Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; e A floresta através dos sentidos, coordenada por Giovana Secretti Vendruscolo, foram abertas nesta sexta-feira (28), à noite. A entrada é grátis para quem mora na região. O horário de visitação é das 8h às 16h30, de terça-feira a domingo.
Em três espaços distintos, uma opção diferente pelo caminho das artes, o visitante se depara com a natureza, o xadrez e a sensibilidade do contato.
Dentro da floresta
Por meio de fotografias, os visitantes conhecem a Floresta Estacional Semidecidual, vegetação da Mata Atlântica. O trabalho é resultado do projeto de extensão “Educação em museus: conhecer para conservar a Floresta Estacional”, coordenado pela professora Giovana Secretti Vendruscolo, docente do curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A iniciativa reúne ainda as empregadas da Itaipu Veridiana Costa Pereira, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), e Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD).
Xeque-mate
Arte do xadrez mostra a originalidade e habilidade do artista autodidata Alaércio Santini na criação de peças do jogo de tabuleiro. De forma singular, ele usa materiais como madeira e até canos de PVC reaproveitados para moldar reis, damas, bispos, torres, cavalos, peões.
Na ponta dos dedos
Em Feito à mão, o artista plástico Marcos Pagani reúne 20 peças, entre esculturas, cerâmicas e pinturas. A proposta é enfatizar o valor dos trabalhos manuais, especialmente aqueles relacionados às diferentes técnicas de escultura e da pintura.
O artista já realizou diversas exposições na Inglaterra, França, Suíça e Noruega. Nestes países, trabalhou como assistente de outros artistas ou manteve atelier próprio na produção de esculturas e pinturas.
Serviço
Exposições: Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; A floresta através dos sentidos.
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu –PR.
Visitação: 28 de outubro de 2016 a março de 2017, de terça-feira a domingo.
Horário: 8h às 16h30
Ingresso: O acesso é feito diretamente no Ecomuseu (não é necessário ir ao CRV). Moradores de Foz do Iguaçu não pagam a entrada, mediante comprovação de residência. Para os demais, o ingresso custa R$ 12. Crianças de 0 a 6 têm gratuidade. Moradores dos municípios lindeiros e crianças de 7 a 12 têm 50% de desconto.
Ou pelo site www.turismoitaipu.com.br
Fotos do evento abertura: https://www.facebook.com/pg/fozemdestaque/photos/?tab=album&album_id=1540336212648759
Texto Assessoria Itaipu
Fotos/vídeos: Marco Freire
Comentários
Postar um comentário