Pular para o conteúdo principal

Alexandre Marchetti inaugura exposição “Euoutro e outras imagens” no Rio de Janeiro




Fotógrafo apresenta trabalhos autorais sob curadoria de Adolfo Montejo Navas

Conhecido por seus ensaios femininos e seu trabalho na Itaipu Binacional, o fotógrafo Alexandre Marchetti vai mostrar toda a versatilidade de seus 25 anos de profissão em uma exposição no Estudio Dezenove, no Rio de Janeiro. A mostra “Euoutro e outras imagens”, que será aberta neste sábado (29), tem curadoria do crítico de arte espanhol Adolfo Montejo Navas.

A exposição traz aproximadamente 90 fotos que abordam temáticas variadas: o colorido dos sinais de neon, a quietude das paisagens e o encontro com o artista em uma seleção de autorretratos.
“O que me fascina na fotografia é a ferramenta, a mídia em si. Poder trabalhar todos os dias com fotografia, em temas diferentes, é um privilégio. A fotografia é o meu instrumento, e cada tema, um desafio diferente”, explica Marchetti, paulista, morador de Foz há quase dez anos. “Essa mostra é um pouco disso.”

Luz e cor
A série Neons traz sinais fotografados ao longo de sete anos, em diferentes cidades do mundo, como Nova York, Paris e Las Vegas. As imagens foram impressas em papel metálico, que permite uma tradução da luminosidade fluida dos objetos. “As imagens formam um vocabulário de formas que reflete nossa relação ocular com o mundo, tão caleidoscópica, objetiva, porém distorcida”, avalia o curador da mostra, Adolfo Montejo Navas.


Dinamismo
Do colorido frenético dos closes dos neons, a mostra salta para uma sequência de horizontes de diferentes partes do mundo, em tons suaves, mostrando o contraponto do olhar do fotógrafo. As fotos da série estão niveladas por uma linha que corta o horizonte em uma altura diferente a cada foto.
A série Horizontes é impressa em canvas (tela), o que aproxima a fotografia ainda mais da pintura, e destaca a delicadeza das cores dos céus e mares retratados, como pinceladas sutis.

Euoutro
Para as gerações mais novas, as selfies são parte do dia a dia. Porém, não são uma novidade: desde os primórdios da fotografia, sempre houve a curiosidade e o desejo de retratar a própria imagem. Entretanto, os autorretratos da série Euoutro dão um passo além das selfies que cobrem apenas o próprio reflexo oportuno. A seleção inclui fotos construídas, que representam momentos de alegria, angústia e a fascinação pela descoberta da fotografia.
O primeiro retrato é de 1991, ano em que Marchetti, durante um intercâmbio na Austrália, começou a estudar a fundo a fotografia.

Alexandre Marchetti
Alexandre Marchetti ganhou sua primeira câmera aos seis anos. Aos 17 anos começou seus estudos em fotografia na Austrália; depois de um breve período trabalhando com fotojornalismo, em 1997 foi selecionado como bolsista no curso de design, com especialização em fotografia, da Marywood University, na Pensilvânia, EUA. De volta ao Brasil, voltou ao fotojornalismo e também atuou com fotografia editorial e publicitária, colaborando com revistas como Manequim, Exame, Veja São Paulo, VIP, Isto é Gente e veículos internacionais como L’Officiel (Paris) e In Style (Berlim).
Em 2007 mudou-se para Foz do Iguaçu, no Paraná, onde prestou concurso público e passou em primeiro lugar para a vaga de fotógrafo na Itaipu Binacional. Hoje, além de fotografar na usina, ele se dedica também a ensaios fotográficos, fine art photography, pesquisa processos e equipamentos antigos de fotografia e dá aulas de fotografia.


Adolfo Montejo Navas
Adolfo Montejo Navas nasceu em Madri e mora no Brasil há 24 anos. É poeta, crítico, curador independente, artista visual. Sua última produção são os livros Poiesis Bruscky (Cosac Naify) e Mário Carneiro (Circuito/MC) e as curadorias Fotografia transversa (Fundação Vera Chaves Barcellos) e Ana Vitória Mussi – Imagética (Paço Imperial, Rio), entre outras.  Como artista, destaque para as exposições Sem título algum (2012), com Lula Wanderley e Paulo Bruscky, Outros poemas visuais (2013) e Poética & Sinais (2013), entre outras.

Coordena a Limiar edições extraordinárias e recentemente ganhou o XV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (na categoria reflexão crítica) e o titulo de Notório Saber pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).






Serviço

Exposição Euoutro e Outras Imagens, de Alexandre Marchetti
Curadoria: Adolfo Montejo Navas
Aberto de quinta-feira a domingo, das 15 às 19h Data:  Até 4 de dezembro de 2016
Local: Estúdio Dezenove - Travessa do Oriente, 16A - Santa Teresa, Rio de Janeiro
Entrada franca | Classificação livre

Entrada franca  | Classificação livre











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.