Fotos da passagem no facebook:
https://www.facebook.com/fozemdestaquee/photos/?tab=album&album_id=1417274104954971
Uma grande festa no Gramadão da Vila A, no começo da noite desta quinta-feira (30), marcou o fim do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em Foz do Iguaçu (PR). Milhares de pessoas foram até o local para saudar a passagem da tocha e acompanhar os shows artísticos, entre elas, brasileiros, paraguaios e argentinos.
O revezamento começou às 15h em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Bimec), na Avenida República Argentina (centro). De lá, passou pelas principais vias e marcos da cidade, como as praças do Mitre e da Bíblia e a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.
Em todo o percurso de 20 quilômetros, a tocha foi carregada por mais de 90 condutores, alternadamente. O último trecho foi percorrido pelo ativista esportivo e ambiental Tacius Lima, que recebeu a tocha das mãos do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.
Cercados pela multidão, Tacius e Samek correram os últimos metros do revezamento, até alcançar a rampa que levava ao palco do Gramadão. Lá, foi acesa a pira de celebração, o momento mais aguardado do revezamento na cidade.
Samek lembrou ainda que é filho da terra – ele nasceu em Foz do Iguaçu –, viveu a grande transformação da cidade com a instalação de Itaipu, e hoje tem “a honra de dirigir uma empresa considerada modelo na produção de energia e integração dos povos”.
“Este é um momento ímpar que eu vou levar eternamente gravado. Um sentimento de emoção muito forte que eu quero compartilhar com todos os que ajudaram a fazer desta cidade uma das mais importantes do Paraná e do Brasil”, completou.
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que também participou do revezamento, disse que carregar a tocha “foi um privilégio, um fato marcante na minha vida e uma oportunidade única, porque talvez ela nunca mais passe por aqui”. “A imagem da tocha em Foz do Iguaçu vai percorrer o mundo pela beleza dos nossos atrativos”, disse.
E completou: “Na Olimpíada, há sempre um filme da passagem da tocha da edição anterior. E certamente Foz do Iguaçu estará entre os melhores momentos da condução da tocha pelo Brasil neste vídeo nos Jogos de Tóquio (2020). Esta imagem ficará eternizada na divulgação da mídia e na memória de todos”.
O coordenador local do evento, Paulo Chrusciak, da Secretaria Municipal de Esportes, informou que Foz do Iguaçu foi a cidade que mais teve cadastramento de veículos de comunicação para acompanhar a passagem da tocha, incluindo 30 estrangeiros. “Essa boa imagem da cidade será levada para todo o mundo.”
Rock e acordeão
O público que foi até o Gramadão para ver a chegada da Tocha Olímpica foi recebido por diversas atrações musicais, de diferentes estilos. Patrocinadores do evento levaram réplicas das tocha para que as pessoas pudessem tirar fotos e publicar nas redes sociais. O clima era de festa.
O primeiro grupo a subir no palco, às 16h30, foi a banda Teleféricu’s, que tocou sucessos do rock nacional dos anos 80 e 90 – de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.
Na sequência, Tiago Rossato, considerado um dos mais respeitados acordeonistas de gaita ponto do Brasil, apresentou uma seleção de músicas e estilos que representam as tradições culturais da região, como tango, guarânia, milonga, chamamé, música gaúcha e até referências árabes.
Logo após a cerimônia oficial de entrega da tocha, a pira foi apagada e o fogo olímpico transferido para um pequeno lampião. De Foz, o revezamento da tocha segue para Pato Branco. O resto da noite foi comandada pela Orquestra Paranaense de Viola Caipira e a acordeonista Maryanne Francescon.
Famosos e anônimos
Entre os 80 condutores de Foz do Iguaçu, anônimos e famosos, do Brasil e do exterior, dividiram a honra de carregar a Tocha Olímpica. Uma das presenças mais aguardadas era a do youtuber chileno Germán Garmendia, famoso pelos seus canais HolaSoyGermán e JuegaGerman.
De acordo com informações do comitê olímpico, ele está entre os cinco youtubers mais populares do mundo: seu canal é atualmente o segundo colocado em número de assinaturas (e o primeiro em língua espanhola) com 28.120.097 seguidores.
Outra participação especial foi a do músico Lang Lang, o primeiro pianista chinês contratado pelas orquestras filarmônicas de Viena e de Berlim. Ele é considerado uma celebridade no mundo da música clássica, garoto-propaganda de grifes e marcas famosas e símbolo da presença cultural chinesa no Ocidente.
Do mundo do cinema, chamou a atenção a presença da atriz, modelo e ativista ambiental argentina Calu Rivero, que atuou ao lado de Ricardo Darín no filme Tesis sobre un homicidio (2013).
Do vizinho Paraguai, carregou a tocha a atleta olímpica Leryn Franco Steneri, recordista do lançamento de dardos em seu país. Ela é a única mulher paraguaia a participar de três jogos olímpicos (Grécia, China e Londres).
Entre os iguaçuenses, uma das mais emocionadas era Clóris Maia Veiga, 80 anos, aposentada, mãe de cinco filhos, onze netos e cinco bisnetos. Clóris foi administradora do antigo Hospital São Vicente de Paula e presidente da Liga Iguaçuense de Futsal por 20 anos.
Antes e depois, imagens cênicas
Ainda nesta quinta-feira (30), antes de chegar a Foz do Iguaçu, o comboio da Tocha Olímpica passou por Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.
Na Terra das Cataratas, a tocha ficou um dia a mais, até sexta-feira (1º), fora do revezamento oficial, para percorrer e fazer imagens em alguns dos principais pontos turísticos da cidade – como o Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, Templo Budista e o Marco das Três Fronteiras.
Em todo o Brasil, o revezamento olímpico irá percorrer mais de 300 municípios, de todos os 26 Estados e Distrito Federal, somando 20 mil quilômetros de estradas e 10 mil milhas aéreas. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para o dia 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional (Brasil)
http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/rio-2016-passagem-da-tocha-olimpica-atrai-milhares-em-foz-do-iguacuImagens e edição: Marco Freire
Inclui video do site oficial da Rio 2016
Comentários
Postar um comentário