Pular para o conteúdo principal

Rio 2016: Tocha Olímpica mostra Foz do Iguaçu para o mundo



Fotos da passagem no facebook:
https://www.facebook.com/fozemdestaquee/photos/?tab=album&album_id=1417274104954971


Uma grande festa no Gramadão da Vila A, no começo da noite desta quinta-feira (30), marcou o fim do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em Foz do Iguaçu (PR). Milhares de pessoas foram até o local para saudar a passagem da tocha e acompanhar os shows artísticos, entre elas, brasileiros, paraguaios e argentinos.



O revezamento começou às 15h em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Bimec), na Avenida República Argentina (centro). De lá, passou pelas principais vias e marcos da cidade, como as praças do Mitre e da Bíblia e a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.
Em todo o percurso de 20 quilômetros, a tocha foi carregada por mais de 90 condutores, alternadamente. O último trecho foi percorrido pelo ativista esportivo e ambiental Tacius Lima, que recebeu a tocha das mãos do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

Cercados pela multidão, Tacius e Samek correram os últimos metros do revezamento, até alcançar a rampa que levava ao palco do Gramadão. Lá, foi acesa a pira de celebração, o momento mais aguardado do revezamento na cidade.


Samek lembrou ainda que é filho da terra – ele nasceu em Foz do Iguaçu –, viveu a grande transformação da cidade com a instalação de Itaipu, e hoje tem “a honra de dirigir uma empresa considerada modelo na produção de energia e integração dos povos”.

“Este é um momento ímpar que eu vou levar eternamente gravado. Um sentimento de emoção muito forte que eu quero compartilhar com todos os que ajudaram a fazer desta cidade uma das mais importantes do Paraná e do Brasil”, completou.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que também participou do revezamento, disse que carregar a tocha “foi um privilégio, um fato marcante na minha vida e uma oportunidade única, porque talvez ela nunca mais passe por aqui”. “A imagem da tocha em Foz do Iguaçu vai percorrer o mundo pela beleza dos nossos atrativos”, disse.
E completou: “Na Olimpíada, há sempre um filme da passagem da tocha da edição anterior. E certamente Foz do Iguaçu estará entre os melhores momentos da condução da tocha pelo Brasil neste vídeo nos Jogos de Tóquio (2020). Esta imagem ficará eternizada na divulgação da mídia e na memória de todos”.

O coordenador local do evento, Paulo Chrusciak, da Secretaria Municipal de Esportes, informou que Foz do Iguaçu foi a cidade que mais teve cadastramento de veículos de comunicação para acompanhar a passagem da tocha, incluindo 30 estrangeiros. “Essa boa imagem da cidade será levada para todo o mundo.”

Rock e acordeão
O público que foi até o Gramadão para ver a chegada da Tocha Olímpica foi recebido por diversas atrações musicais, de diferentes estilos. Patrocinadores do evento levaram réplicas das tocha para que as pessoas pudessem tirar fotos e publicar nas redes sociais. O clima era de festa.
O primeiro grupo a subir no palco, às 16h30, foi a banda Teleféricu’s, que tocou sucessos do rock nacional dos anos 80 e 90 – de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.
Na sequência, Tiago Rossato, considerado um dos mais respeitados acordeonistas de gaita ponto do Brasil, apresentou uma seleção de músicas e estilos que representam as tradições culturais da região, como tango, guarânia, milonga, chamamé, música gaúcha e até referências árabes.
Logo após a cerimônia oficial de entrega da tocha, a pira foi apagada e o fogo olímpico transferido para um pequeno lampião. De Foz, o revezamento da tocha segue para Pato Branco. O resto da noite foi comandada pela Orquestra Paranaense de Viola Caipira e a acordeonista Maryanne Francescon.

Famosos e anônimos
Entre os 80 condutores de Foz do Iguaçu, anônimos e famosos, do Brasil e do exterior, dividiram a honra de carregar a Tocha Olímpica. Uma das presenças mais aguardadas era a do youtuber chileno Germán Garmendia, famoso pelos seus canais HolaSoyGermán e JuegaGerman.

De acordo com informações do comitê olímpico, ele está entre os cinco youtubers mais populares do mundo: seu canal é atualmente o segundo colocado em número de assinaturas (e o primeiro em língua espanhola) com 28.120.097 seguidores.

Outra participação especial foi a do músico Lang Lang, o primeiro pianista chinês contratado pelas orquestras filarmônicas de Viena e de Berlim. Ele é considerado uma celebridade no mundo da música clássica, garoto-propaganda de grifes e marcas famosas e símbolo da presença cultural chinesa no Ocidente.

Do mundo do cinema, chamou a atenção a presença da atriz, modelo e ativista ambiental argentina Calu Rivero, que atuou ao lado de Ricardo Darín no filme Tesis sobre un homicidio (2013).

Do vizinho Paraguai, carregou a tocha a atleta olímpica Leryn Franco Steneri, recordista do lançamento de dardos em seu país. Ela é a única mulher paraguaia a participar de três jogos olímpicos (Grécia, China e Londres).

Entre os iguaçuenses, uma das mais emocionadas era Clóris Maia Veiga, 80 anos, aposentada, mãe de cinco filhos, onze netos e cinco bisnetos. Clóris foi administradora do antigo Hospital São Vicente de Paula e presidente da Liga Iguaçuense de Futsal por 20 anos.

Antes e depois, imagens cênicas
Ainda nesta quinta-feira (30), antes de chegar a Foz do Iguaçu, o comboio da Tocha Olímpica passou por Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Na Terra das Cataratas, a tocha ficou um dia a mais, até sexta-feira (1º), fora do revezamento oficial, para percorrer e fazer imagens em alguns dos principais pontos turísticos da cidade – como o Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional, Templo Budista e o Marco das Três Fronteiras.

Na Itaipu Binacional, a tocha passou pelo Mirante do Vertedouro, Mirante Central, pista ao lado dos condutos forçados, topo da barragem e Canal da Piracema. De Foz, a tocha olímpica seguiu para Pato Branco.

Em todo o Brasil, o revezamento olímpico irá percorrer mais de 300 municípios, de todos os 26 Estados e Distrito Federal, somando 20 mil quilômetros de estradas e 10 mil milhas aéreas. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para o dia 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional (Brasil)
http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/rio-2016-passagem-da-tocha-olimpica-atrai-milhares-em-foz-do-iguacu

Imagens e edição: Marco Freire
Inclui video do site oficial da Rio 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.