Pular para o conteúdo principal

Meninos do Lago têm prova de fogo em meio a grandes feras da canoagem

Novatos tentam surpreender em Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23.

Entre veteranos e atletas renomados da canoagem, duas canoístas do Projeto Meninos do Lago têm “prova de fogo” no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23. A disputa, que reúne em Foz do Iguaçu os melhores atletas do mundo na modalidade, começou nesta quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26).
Maryane Camargo e Andressa Zerwes Maciel, ambas de 17 anos, representam o Brasil no Mundial mesmo não integrando a seleção brasileira permanente de canoagem. Atletas do projeto social de Foz do Iguaçu, Meninos do Lago, as duas conseguiram no braço a vaga para a competição participando das seletivas, há duas semanas.
"Foi uma prova bem difícil, eu não acreditava que conseguiria classificar", conta Andressa, que compete na categoria C1 (canoa simples) sub 23. Há três anos, ela conheceu o projeto a convite de um primo. Ficou apaixonada pela canoagem. "Eu jogava futebol, mas hoje descobri meu esporte. Amo estar na água", conta.
Maryane tem mais tempo de Meninos do Lago, cinco anos, mas também estreia em mundiais. "Estou muito confiante, já treino no canal há muito tempo", diz a atleta que disputa na categoria k1 (caiaque simples) júnior. Ela sabe que a competição será difícil, mas tem metas ousadas.
Até a de estar entre os representantes do Brasil na Olimpíada Rio de Janeiro, em 2016. Para chegar lá, entretanto, ela terá que vencer atletas com Ana Sátila, que já tem uma Olimpíada na bagagem. "É bom se espelhar em grandes atletas. É uma competição saudável, que faz o esporte evoluir", diz.
Para professor do Projeto Menino do Lago, Adriano Siano Bragança, atletas como Maryane e Andressa são exemplos de que o programa de Itaipu pode revelar grandes nomes da canoagem brasileira. Ela cita exemplos como Felipe Borges, Leonardo Curcel e os gêmeos Wallan e Welton Carvalho, que começaram no projeto e hoje integram a seleção permanente. "Elas precisam manter os bons resultados para buscar uma vaga na seleção", afirma.

Meninos do Lago
O Projeto Meninos do Lago é um programa social da Itaipu que comporta jovens de famílias de renda baixa de Foz do Iguaçu. Do projeto nasceu o Instituto Meninos do Lago (Imel), que os atletas representam nas competições oficiais.
Os parceiros do Imel são a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Pela Itaipu, a gestão é feita por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
Criado em 2009, o projeto atende crianças e adolescentes dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, todos estudantes da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao instituto homônimo e à Fed. Desde sua criação, 389 atletas passaram pelo Meninos do Lago. 

Voluntários auxiliam no campeonato
Um grupo de trabalho formado por 46 pessoas participa de forma voluntaria para o desenvolvimento do mundial.  São atletas do projeto Meninos do Lago e acadêmicos de educação física das faculdades de Foz do Iguaçu, que auxiliam na publicação dos resultados da competição, na premiação dos atletas, na central de imprensa, na distribuição de documentos para os juízes, entre outras atividades.
“Os voluntários estão aqui envolvidos no mundial de canoagem, porque além da chance de conhecer atletas do mundo todo, eles gostam de estar envolvidos no meio esportivo”, disse a auxiliar técnica do projeto Meninos do Lago e também voluntária no mundial, Amélia Fernandes.
O atleta Alejandro Morales, de 13 anos, participa do projeto Meninos do Lago há um ano e integra a equipe de voluntários como mensageiro. Ele é um dos responsáveis pela distribuição de documentos para os juízes. Segundo Morales, a oportunidade de acompanhar os melhores atletas da categoria serve de inspiração para o futuro. “Eu aprendo muito assistindo as competições; espero um dia competir como eles e poder defender o Brasil.
O Felipinho, o Pepê, o Léo e o Negão, da seleção brasileira me inspiram”, disse Morales, se referindo a alguns atletas de peso do Brasil com chances de medalha.
“É uma oportunidade única estar em contato e conhecer os competidores e treinadores das seleções”, declarou a voluntária Poliana Sofia, 13 anos. A jovem, que participa do projeto Meninos do Lago, não esconde para quem vai a torcida: “Quero muito ver o Pepê [Pedro Henrique Gonçalves] e a Ana [Ana Satila] ganhando”.
Campeonato vai até domingo
O Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom teve início nesta quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26) no canal Itaipu com grandes nomes da canoagem mundial de 36 países. Entre os 380 atletas, que participam do mundial, está a equipe brasileira. 
O campeonato é patrocinado pelos apoiadores da canoagem brasileira: Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Itaipu Binacional, General Eletric e Ministério do Esporte.
Abertura
Na cerimônia de abertura, na noite dessa terça-feira (21), no Cineteatro dos Barrageiros, na usina de Itaipu, o integrante da Junta Diretiva da Federação Internacional de Canoagem, Thomas Konietzko, disse que o mundial serve de preparatório para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomazini, disse que espera que os atletas façam um grande evento e se sintam em casa em Foz do Iguaçu.
Representando a Itaipu, anfitriã da competição, o superintendente da Comunicação Social e presidente o Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que a empresa apoia a canoagem porque acredita que o esporte é uma forma de incentivar talentos e também de promover o resgate social, como no caso do Projeto Meninos do Lago.
Piolla ainda deu as boas-vindas aos competidores. "É uma honra recebê-los aqui na Itaipu, empresa reconhecida pela ONU como a que detém as melhores práticas do mundo na gestão das águas e em ações de sustentabilidade”, disse. “Que a energia das águas de Foz do Iguaçu estimule cada um dos atletas neste Mundial de Canoagem. Boa sorte e boa competição a todos.”
Aberto ao público   
Quem quiser acompanhar as provas precisa ir à tenda de credenciamento no Centro de Recepção do Visitante (CRV), ao lado da Barreira de Controle da Itaipu, e fazer o cadastro. A organização vai levar os visitantes até o Canal Itaipu. Haverá transporte de meia em meia hora para o deslocamento.
A competição também poderá ser assistida pela internet, por vídeo streaming, no site do evento (www.foz2015.org.br), além do site da CBCA (www.canoagem.org.br) ou diretamente pelo link http://livestream.com/accounts/1777884/events/3986921. O canal Sportv transmitirá as finais, no sábado (25) e no domingo (26).
Principais atletas
A disputa contará com grandes nomes da canoagem mundial, como a australiana Jessica Fox, atual campeã mundial sub-23 e sênior pelo K1 Feminino. A brasileira Ana Sátila, medalha de ouro na Austrália, no K1 Feminino Júnior em 2014, irá disputar pela primeira vez a categoria sub-23 ao lado de Fox.
Já no K1 Masculino Sub-23, dois europeus são os favoritos - Giovanni De Gennaro, italiano medalha de prata no Mundial em 2014, e Jiri Prskavec, da República Tcheca, bronze no mesmo campeonato. O Brasil terá Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, que ficou em 9º lugar no Mundial Sub-23 de 2014, na Austrália.  
Outros atletas do Velho Continente também são os favoritos no C1 Masculino Júnior. Florian Breuer, da Alemanha, atual campeão mundial e medalha de prata no Campeonato Europeu do ano passado, disputa o favoritismo com o italiano Rafaello Ivaldi. Outro italiano favorito no sub-23 é Roberto Colazingari, que levou o ouro no Mundial de 2014.
No C2 Masculino Sub-23, os tchecos Jonas Kaspar e Marek Sindler, campeões em 2014, irão brigar por mais uma medalha de ouro, enquanto a dupla brasileira formada por Charles Correa e Anderson Oliveira quer garantir uma vaga na final e superar o 5º lugar conquistado no último Mundial.
A competição contará com 36 atletas do Brasil, dos quais vários já participaram de outras edições do evento.
Palco de mundiais

O Canal Itaipu já sediou em 2007 o Mundial Sênior, evento que serviu de seletiva mundial para os Jogos Olímpicos de Pequim. Em 2012, foi a vez do Pan-Americano, que serviu de seletiva das américas para os Jogos Olímpicos de Londres.



Textos e fotos: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge