Pular para o conteúdo principal

Brasil faz história em mundial de canoagem slalom


Campeonato foi disputado no Canal Itaipu, uma das melhores pistas do mundo para este tipo de competição

O Brasil teve a melhor participação de todos os tempos no Campeonato Mundial de Canogem Slalom Júnior e Sub-23. Os brasileiros conseguiram quatro medalhas, três de bronze e uma de prata, um feito inédito para essa modalidade. O campeonato foi disputado de quarta-feira (22) a domingo (26), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, que, na avaliação dos atletas, está entre os melhores do mundo.
“Seria impossível imaginar uma participação brasileira tão boa”, reconhece o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Argos Rodrigues, valorizando a chegada de treze atletas às provas finais e com chances de medalha. “Se antes éramos azarões, hoje já podemos competir de igual para igual com as grandes potências”.
Para o auxiliar técnico da Seleção Brasileira, Guillermo Diez-Canedo Fernandez, o Guille, a evolução do País na canoagem é visível. “Chegamos aos campeonatos com grande número de atletas e de boa qualidade”, diz. Guille acredita que o Brasil tem grandes chances de medalhas na Olimpíada 2016. “Se continuarmos o trabalho sério, esta será a geração dos Jogos Olímpicos de 2020”.
 “É um orgulho muito grande para Itaipu ter sido pioneira no apoio à canoagem”, afirma o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla. Segundo ele, os bons resultados do Brasil no esporte são fruto de uma parceria que começou na empresa e se multiplicou com o apoio do Ministério do Esporte e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
O Campeonato Mundial de Canogem Slalom Júnior e Sub-23 reuniu quase 400 atletas de 36 países, durante cinco dias, no Canal Itaipu, dentro da usina hidrelétrica de Itaipu.

Quatro medalhas
O Brasil conseguiu medalhas em quatro categorias. A única prata foi de Ana Sátila, no caiaque individual (K1) feminino Sub-23. “Foi bom demais. É meu primeiro ano na categoria e já consegui prata. Perdi para a melhor do mundo”, afirma Ana Sátila, que, com 18 anos, pode competir na categoria por mais cinco anos.
A dupla de canoístas Charles Corrêa e Anderson Oliveira foi bronze na canoa dupla (C2) masculino Sub-23, marca nunca antes obtida pelo Brasil nesta categoria. Outro bronze inédito veio por equipe, com os atletas Pedro Henrique Gonçalves, Fábio Schena e Guilherme Mapelli, no caiaque individual (K1) masculino Sub-23.
O canoísta Felipe Borges da Silva também foi bronze na canoa individual (C1) masculino Sub-23. Tricampeão brasileiro, bicampeão sul-americano e campeão pan-americano, Felipe comemorou a boa classificação no mundial. “Eu esperava chegar à final, mas ter conseguido o terceiro lugar foi como ganhar o ouro”, diz.
Felipe começou a remar em 2009, mesmo ano do nascimento do Meninos do Lago, programa social mantido pela Itaipu Binacional, que vem revelando grandes atletas. “Comecei no projeto por curiosidade e acabei pegando gosto pelo esporte”, resume. Para ele, mais que revelar atletas, o programa dá um novo sentido à vida das pessoas. “Ele ajuda você a crescer porque, além da prática do esporte, exige que o jovem atleta continue na escola e tire boas notas”, conta. Desde sua criação, em 2009, já passaram pelo programa mais de 400 meninos e meninas.

Padrão internacional
Para receber o mundial, o Canal Itaipu passou por uma ampla reforma, que o deixou mais rápido e competitivo. Em dois trechos, foram construídos diques, que concentraram a passagem da água, evitando áreas de água parada e tornando a chegada da prova mais segura.
“É um canal padrão ICF [Federação Internacional de Canoagem, na sigla em inglês]”, ilustra Guille, em referência aos estádios padrão Fifa da última Copa do Mundo. Segundo ele, mais rápido, o canal exige técnica dos competidores. “Temos aqui um dos melhores centros do mundo para treinar”, conclui.
“Se antes do mundial, tínhamos um canal nota oito, hoje é nota 10”, reforça Argos Rodrigues. De acordo com o superintendente da CBCa, a seleção continuará treinando no canal, mesmo quando a pista do Rio de Janeiro, onde acontecerão os Jogos Olímpicos, estiver pronta. “O projeto continua em Foz do Iguaçu. O apoio que a Itaipu nos dá é significativo e não podemos abrir mão de um canal excepcional como este”.

Rio 2016
Além das reformas estruturais, o canal teve garantia de água durante todo o campeonato graças à aquisição das bombas pelo Ministério dos Esportes (ME), ao custo de R$ 3 milhões. De acordo com o secretário executivo do ME, Ricardo Leyser, o Plano Brasil Medalhas está investindo na formação de atletas brasileiros, principalmente, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.
“Temos uma verba de R$ 1 bilhão para quatro anos, em todos os esportes. O objetivo é chegar entre os dez primeiros países na Olimpíada, com um quadro de 25 a 27 medalhas”, afirma Leyser. Para ele, a canoagem slalom pode contribuir com esta meta. “Tivemos uma melhora expressiva em nossa participação nos últimos campeonatos”, conclui.

Mais informações: http://www.canoagem.org.br/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Visitas do Embaixador Jorge Geraldo Kadri e da Consulesa Siham Harat - Homenagem Atef Manah

E dando sequência aos eventos de boas vindas ao S.S. Jorge Geraldo Kadri, Embaixador do Brasil no Líbano e à Sra. Siham Harati , Consul Honorária do Brasil no Líbano, em visita à Tríplice Fronteira, a família Manah uniu-se a outros núcleos árabes da Tríplice Fronteira para homenagearem os ilustres visitantes. A ocasião serviu também para homenagear Atef Manah, ilustre pioneiro que esteve em tratamento de saúde por 7 longos meses em São Paulo, e que retornou em muito boa forma. Isto foi motivo de alegria não só para a comunidade árabe, mas também para os muitos amigos que a família Manah conquistou nestes mais de 50 anos de trabalho pelo desenvolvimento de nossa região. Bem vindo Sr Atef!!!! Presenças de autoridades religiosas, da prefeita interina de Foz, autoridades diplomáticas e de membros proeminentes da comunidade árabe trinacional.  Parabéns Marcelle Ghieh pela primazia na condução do cerimonial do evento, e a equipe do Mabu, cuidando de cada detalhe do evento.