Pular para o conteúdo principal

PNI - Parque Nacional do Iguaçu completa 75 anos


Ao completar 75 anos nesta sexta-feira (10), o Parque Nacional do Iguaçu
(PNI) se consolida como modelo de gestão e de relacionamento com a comunidade entre as 313 Unidades de Conservação do País. A análise é do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vicentim, que, nesta manhã, esteve na cerimônia de comemoração do aniversário do parque e representou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Uma apresentação especial do Coral de Itaipu encerrou a solenidade.

“Foz do Iguaçu é nosso cartão de visita, onde está a vitrine dos parques e das unidades de conservação do Brasil. Temos aqui um modelo de gestão que gostaríamos que fosse estendido aos parques nacionais do País todo”, disse Vicentim.

"A visitação é uma poderosa força de educação e conscientização ambiental”, completou o presidente do ICMBio, cuja opinião é compartilhada pelo presidente do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. “Esta é uma referência para os parques do Brasil. Não há nenhum parque no País com a infraestrutura do Parque Nacional do Iguaçu”, disse Mantovani.

A cerimônia aconteceu em um dos mirantes das Cataratas do Iguaçu, dentro do PNI – o segundo parque nacional mais antigo do Brasil. O primeiro é o de Itatiaia (SP), com 76 anos.

Também compareceram o chefe do PNI, Jorge Pegoraro, o chefe do Parque Nacional do Iguazú (lado argentino), Juan Sergio Bikauskas, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o diretor administrativo da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., Celso Vitrio Florencio, e o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.

A festa marcou o compromisso das autoridades em manter o PNI aberto à comunidade, servindo como fomentador do desenvolvimento econômico local e regional, e gerido de forma sustentável.

“Estamos certos de que o turismo é o melhor instrumento para a preservação ambiental. Renovamos hoje nosso compromisso de lutar permanentemente pela preservação deste patrimônio natural da humanidade, que abriga uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza”, disse Gilmar Piolla.

Desafios

A área de visitação corresponde a 3% do território do PNI, que, no total, tem 182.262 hectares. A dimensão do parque – o maior remanescente de floresta atlântica (estacional semidecídua) da Região Sul do Brasil – é um dos desafios da gestão da unidade, assim como a biopirataria (apropriação indevida da fauna e da flora)."Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para combater esse problema", disse Gilmar Piolla.

O aniversário abriu o calendário de celebrações do PNI em um ano especial, quando Foz do Iguaçu celebra seu centenário, Itaipu completa 40 anos e o lado argentino do parque faz 80 anos.

Outro evento marcante este ano será a Copa do Mundo, segundo Pegoraro. O Mundial deve fazer com que a unidade bata seus próprios recordes de visitação. Em 2014, o PNI começa a traçar seu novo plano de manejo para prever a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais do parque. “É um ano de desafios e estamos otimistas de que os resultados serão ainda melhores que os de 2013", disse Pegoraro.

O sistema de transporte no interior do PNI é uma das pautas previstas para discussão, que deve contar com o apoio do Trade Turístico e da Itaipu Binacional, por meio dos projetos de mobilidade sustentável da empresa.

“No futuro, pretendemos traçar um novo modelo de transporte que concilie o trabalho da concessionária, que é o transporte principal, e um transporte alternativo como força complementar, sempre buscando bem-estar do visitante e os objetivos do parque como unidade de conservação”, disse Vicentim.

“Trabalharemos em conjunto para a revisão do plano de manejo, a matriz energética do parque e a mobilidade sustentável no interior da unidade, conciliando preservação, turismo e envolvimento da comunidade”, concluiu Gilmar Piolla.

Texto: Assessoria Itaipu Binacional
Fotos: Marco Freire - Foz em Destaque

Secretário de Turismo Jaime Nelson Nascimento, rumo aos eventos comemorativos...

Vice diretor ICM Bio em Foz com equipe da Cataratas S.A.

O cenário montado, num dos mirantes do PNI

No clima de comemoração, Celso Vitrio Florencio, Gerente Geral da Cataratas SA, com o presidente nacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vicentim e Gilmar Piolla, superintendente de comunicação da Itaipu Binacional.

Dignatários da imprensa presentes: Adilson Borges (H2Foz), Jorginho Pedroso (Catv), e Kiko Seibert (A Gazeta do Iguaçu)

Recepcionando os convidados, o diretor do PNI - Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, ao lado da esposa Iascara.

O acionista da Cataratas SA, Roberto Trauczynski e a fundadora e diretora geral do parque das aves, Dra. Anna-Sophie Croukamp

Felipe Gonzalez, da Cassinotur...

Mestre de cerimônias Bruce Brussolo, Wemerson, do departamento de imprensa da Cataratas SA e equipe.

Christian Rizzi, da Gazeta do Povo, com Cassiano Marchiotti Preve, da Cataratas SA, e DJ Marcelo Penayo.

Sérgio Copetti e a esposa Fabiana, na programação cultural da festa

José Ocaranza, do Dutty Free Shop da Argentina, e José Ivaldece, da Revista Nova Fase.

Karen Wolf, e equipe do Parque das Aves.


Francisco, do Dutty Free, com Luizão da CVC.

Socorre Pinero, da Infraero Foz.

Leca Lichacovski e Garon, do ClickFoz

Equipe Cataratas SA






Vice prefeita Ivone Barufaldi, com Névio Junior e Dr Rodrigo Castilhos, com respectivas famílias.

Fábio Canhette e Ceara News...


Equipe Rede Massa.
Roberto Trauczynski e a jornalista Isabelle Ferrari, da TV Globo.

Adélio Demeterko, Gerente Comercial da Cataratas SA com a esposa Ana Bieseck e a filha Isadora.


Paulo Angeli, do COMTUR - Conselho Comunitário de Turismo

Presidente do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani

Sérgio Bikauskas, chefe do Parque Nacional do Iguazú (lado argentino)


Vincentim, Piolla e Celso, na tribuna de honra da festa

O anfitrião Jorge |Pegoraro fala com emoção do momento

O cenário montado

Casal 20:  Fernanda Fedrigo, Polo Iguassu e Dimas Bragangnollo, ACIFI Assoc. Comercial e Industrial de Foz.

O aniversariante...

Bruce Brussolo e Assessora Imprensa Itaipu

presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vicentim

Equipe Cataratas S.A.

Pegoraro & convidados no corte do bolo

Christian Rizzi, da Gazeta do Povo, faz fotos das muitas autoridades presentes, dentre elas, Celso Vitrio Florencio, Sérgio Bikauskas e Roberto Vicentim

Celso Vitrio Florencio, amor a PNI adquirido ao longo de seu trabalho como Gerente Geral da Cataratas SA

Adélio Demeterko, Gerente Comercial da Cataratas SA e Jorge Pegoraro, diretor ICMBio Foz, parceria de sucesso

Alto comando da Cataratas SA brindando aos 75 anos do PNI: Salésio Nuremberg, Adélio Demeterko, Fernando Coutinho, Julaine Poitevin, Celso Vitrio Florencio e Roberto Trauczynski

Equipe de imprensa da Itaipu Binacional cobrindo toda a festa

Celso, Roberto, Adélio e Piolla, parcerias do Destino Iguassu

Ela é linda, o as Cataratas maravilhosa, juntas, é isto ai, um show de foto, com Juliane Poitevin, Gerente de Marketing da Cataratas SA e Econoronha

Roberto Trauczynski e Adriano Santos, da Ilha do Sol Turismo, Macuco Safari

Pegoraro e Vincentin, ICMBio como fator de preservação e desenvolvimento econômico: modelo para o País.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge