Pular para o conteúdo principal

Estação Itaipu: Newsletter semanal de Foz do Iguaçu – edição nº 78/Dezembro 2013


 www.fozdoiguacudestinodomundo.com.br

BALANÇO 

Mídia espontânea confirma boa imagem do Destino Iguaçu 

A mídia espontânea, aquela em que o próprio meio de comunicação busca o assunto, confirmou a imagem positiva do Destino Iguaçu em 2013, em reportagens veiculadas na televisão, em jornais e em blogs.
A isso se somam as campanhas de promoção e divulgação desenvolvidas pela Gestão Integrada do Turismo e a realização de eventos que foram destaque ao longo do ano.
Durante o ano, na telinha e em páginas de jornais e revistas, Foz do Iguaçu ganhou um espaço privilegiado. Confira os destaques, de janeiro a dezembro.






Em janeiro, a Revista Viagem e Turismo, a mais importante do setor no Brasil, trouxe uma reportagem especial de dez páginas sobre o Destino Iguaçu, com chamada de capa: “O mundo todo se encontra em Foz do Iguaçu”.










Na Rede Globo, uma reportagem de sete minutos – tempo muito generoso em televisão – mostrou as atrações de Foz do Iguaçu no programa matinal Encontro com Fátima Bernardes. Na mesma emissora, o programa Fantástico mostrou o passeio sob a luz da lua nas Cataratas do Iguaçu.

O caderno Viagem, do jornal O Estado de São Paulo, ainda em janeiro, colocou as Cataratas do Iguaçu numa reportagem de capa, intitulada “Um mar de cachoeiras”. O texto dizia que “as Cataratas fazem de Foz do Iguaçu um dos três destinos mais procurados pelos estrangeiros no Brasil”.

Em maio, a revista de bordo da empresa aérea Gol, distribuída gratuitamente a todos os passageiros, destacou em sete páginas as aventuras radicais no Parque Nacional do Iguaçu e o salto de paraquedas, que começou a ser oferecido naquele mês pela empresa Skydive.





Em junho, o jornal O Estado de Minas também mostrou as belezas de Foz. O texto abre dizendo que “o famoso ‘nuuu’ de mineiro vai bater o recorde de citações, no mínimo cinco a cada meio minuto, diante da beleza e força da natureza das Cataratas do Iguaçu”. 


Outros destaques: 


- editorial de moda da Revista Marie Claire, fotografado nas Cataratas do Iguaçu e no Parque das Aves, que classificou o principal atributo de Foz como “Natureza glam” (qualidade de quem ou do que é elegante, charmoso, sofisticado). 















- reportagem na UP, revista de bordo da empresa aérea portuguesa Tap, que exorta os viajantes: “Vá pela natureza, pela ecoaventura, pelas compras ou pela gastronomia”. 







- matéria no Metrô News, jornal distribuído gratuitamente, mostra os atrativos do Destino Iguaçu, com o título geral “3 fronteiras, 2 idiomas, 1 maravilha”.





- reportagem de nove páginas na Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas, intitulada “Atividades e cenários de tirar o fôlego em Foz do Iguaçu”.






- texto especial no anuário “Lide Sustentabilidade”, do Grupo Lide, que reúne 1.400 empresas no Brasil, sobre as ações ambientais da usina de Itaipu e sobre os encantos das Cataratas do Iguaçu.

A reportagem de maior repercussão, pelo interesse no Brasil e no exterior, foi apresentada em outubro no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. Foi o salto de paraquedas de Aida Gemaque da Silva. Aos 103 anos, a “vovozinha arretada”, como a chamou o pessoal da Skydive, tornou-se a pessoa mais velha do mundo a saltar de paraquedas e foi para o Guiness Book of Records. 

CURTAS 

Novos hotéis – Entre novos, reformas e ampliações, a rede hoteleira de Foz do Iguaçu ganhará mais 3 mil leitos de hotéis em 2014, que se somarão aos 27 mil existentes. Até junho, devem ser inaugurados os hotéis Íbis e Porto Madero, no centro da cidade, ambos com 150 apartamentos, e o Hampton, na Avenida das Cataratas, com 200 apartamentos. 
Também está em obras a nova unidade da rede Bourbon, em frente ao Shopping Cataratas, com 220 unidades. No bairro Cognópolis, a rede Mabu e a Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia irão construir e explorar o Mabu Interludiom Iguassu Convention, que terá cem apartamentos. 

Empregos – Com crescimento de 5,75% no acumulado do ano, Foz do Iguaçu é a sexta cidade do Paraná em aumento no número de empregos. No Paraná, a média foi de 5%, superior à do crescimento de empregos no Brasil – pouco menos de 4%. 
No Estado, Foz ficou atrás apenas de Ponta Grossa, Londrina, Curitiba, Cascavel e São José dos Pinhais. 

Participação em eventos de turismo 

Notícias positivas são fundamentais para garantir a boa imagem do destino, mas para atrair mais visitantes é preciso usar outros canais de promoção e divulgação, como as feiras e as campanhas em mídias especializadas. A atuação da Gestão Integrada do Turismo, em 2013, procurou atingir todos os públicos, não só no Brasil, mas também no exterior.
Dentro dessa estratégia, Foz esteve presente em grandes em grandes eventos na¬cionais e internacionais. Alguns dos mais importantes:

  • 33ª Feira Internacional de Turismo da Espanha (Fitur), que reuniu 120 mil profissionais da área de 167 países e regiões; 
  • Vitrine Turística da Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo, em Bogotá; 
  • Feira Internacional de Turismo, em Berlim; 
  • Luxury Travel Market, em Praga, República Tcheca; 
  • ação promocional na Hungria, em parceria com a TAP; 
  • Beijing International Tourism Expo, em Pequim, principal evento de turismo da Ásia; 
  • 41ª edição da Abav – Feira de Turismo das Américas, maior e mais importante evento da indústria de viagens promovido no Hemisfério Sul; 
  • Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires; 
  • EIBTM Barcelona (Espanha), maior feira do mundo no segmento Mice (sigla em inglês para reuniões, incentivo, congressos e feiras); 
  • Roaddshow World Meets in Brazil, ação de promoção turística nas cidades americanas de Los Angeles, Chicago e Nova York. 

Vizinhança  

De agosto a novembro, foi feita uma campanha para atrair turistas de cidades a até mil quilômetros de distância. A ação foi desenvolvida em shopping centers de Porto Alegre, Florianópolis, Joinville, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande e Curitiba.

Nastur

Ainda em 2013, Foz do Iguaçu sediou o encontro anual da agência de viagens Nascimento Turismo, uma das mais tradicionais de São Paulo. O Nastur trouxe à cidade, além de funcionários da agência, cerca de 360 agentes de todo o Brasil. Pela primeira vez nesses encontros, o Nastur incluiu um fantur pelos principais atrativos do destino.

Campanhas do destino buscam novos públicos 




Em junho, numa parceria entre Embratur, Itaipu e Prefeitura, foi lançada a campanha “Bem-vindo ao inesquecível”, que apresenta Foz do Iguaçu como destino de diferentes atrativos e sensações únicas, o que torna a viagem uma experiência inesquecível. 

Em conjunto com a TAM Linhas Aéreas, tendo como foco exclusivamente as redes sociais, foi também desenvolvida a campanha “Foz do Iguaçu como você nunca viu”. 
Outra parceria uniu as Cataratas do Iguaçu, no Brasil e na Argentina, com as outras seis maravilhas naturais do planeta, a campanha mundial “WonderLove” sorteará viagens turísticas aos sete atrativos para sete casais de qualquer ponto do planeta. 
Na foto, o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, e o diretor da News Seven Wonders, o argentino Marcelo Almada.

EXPEDIENTE Diretoria-Geral: Superintendência de Comunicação Social da Itaipu Binacional • Projeto Editorial: Comunicação Mais • Coordenação: Claudia Stella • Edição: Claudio Dalla Benetta • Colaboração: Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional • Arte e Diagramação: Robson Rodrigues • Fotos desta edição: Adilson Borges e Arquivo Newsletter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge