BALANÇO
Crise? Que crise? Foz do Iguaçu comemora mais um bom ano
Crise na Europa, crise nos Estados Unidos, crise na vizinha
Argentina, que impôs taxações para reduzir os gastos com turismo no exterior.
Internamente, crise nas empresas aéreas, que reduziram voos e aumentaram as
tarifas, queda na atividade econômica e até obras no Aeroporto Internacional
Cataratas.
E, mesmo assim, o cenário desfavorável não impediu que o
Parque Nacional do Iguaçu praticamente repetisse a performance de 2012,
registrando mais de 1,5 milhão de visitantes em 2013.
O bom resultado se deve a dois fatores básicos: à imagem
positiva do Destino Iguaçu, construída nos últimos anos, e ao trabalho
incansável de divulgação e promoção, desenvolvido pela Gestão Integrada do
Turismo.
Usina de Itaipu
O Complexo Turístico Itaipu também comemora o melhor
resultado desde que foi implantada a visita turística paga, em 2007. Em 2013,
visitaram a usina mais de 585 mil turistas, quase 40% a mais do que o
resultado de 2012 - 473.082 pessoas.
Cataratas
Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Nacional do Iguaçu,
no lado brasileiro das Cataratas, fechou com mais de 1,5 milhão de
visitantes. Em 2013, 1.518.876 turistas cruzaram os portões do parque, número
ligeiramente inferior aos 1.535.38 visitantes de 2012.
Novembro e dezembro tiveram movimentos recordes, com
crescimento sobre os mesmos meses do ano passado. Só em dezembro, visitaram o
parque 162.080 turistas.
O jornalista Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu e
superintendente de Comunicação Social da Itaipu, festejou o resultado. Ele
disse que, com toda a situação adversa, “foi um resultado excelente”.
Para Piolla, Foz do Iguaçu tem potencial para chegar a 2
milhões de visitantes nas Cataratas do Iguaçu, num prazo de quatro anos, com a
atuação firme da Gestão Integrada do Turismo.
Para fechar o ano
No final de dezembro, a boa notícia que o turismo de Foz
aguardava com ansiedade: o ICMBio assinou portaria que determina a revisão do
Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu e libera a circulação de táxis e
veículos de turismo até a definição de novas normas de transporte de
visitantes.
Os principais eventos de 2013
Os bons resultados do ano se devem a muito trabalho e à
realização de eventos que colocaram em destaque o destino Iguaçu.
Num rápido balanço do ano que passou, é possível salientar
alguns dos mais marcantes eventos, que contribuíram para posicionar Foz do Iguaçu
como uma das mecas do turismo brasileiro. Confira:
A montadora
sul-coreana Hyundai fez a festa de lançamento do seu sedã fabricado no Brasil,
o HB20S, nas Cataratas do Iguaçu.
Em abril,
Foz é uma das sedes internacionais dos X Games, transmitidos para 184 países
pela ESPN Internacional.
Realizada
em maio, a Meia Maratona das Cataratas, disputada no Parque Nacional do Iguaçu,
teve recorde de participantes - 2.700 atletas.
A 8ª edição
do Festival de Turismo das Cataratas, em junho, também teve recorde de
participantes – mais de 6 mil. A Feira de Turismo e Negócios contou com mais de
500 expositores.
Em outubro,
o Foz Hair Internacional reuniu mais de 5 mil cabeleireiros, maquiadores,
manicures e esteticistas do Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Peru.
Em julho, o
Ecomuseu abriu a exposição Múltiplo Leminski, sobre o artista curitibano Paulo
Leminski (1944-1988). Quando foi encerrada, em novembro, a mostra somou mais de
110 mil visitantes – foi a maior do Ecomuseu e ajudou o Complexo Turístico
Itaipu a bater no ano o recorde de visitação.
Em
setembro, uma nova edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e de
Arremesso de Notebook, único no mundo, garantiu mais uma vez sucesso de mídia e
de público.
No mesmo
mês, a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que une a usina de Itaipu ao
Parque Nacional do Iguaçu, também teve número recorde de inscritos: 2.103
atletas de sete países.
Destaques no turismo
Em 2013, o
Luau das Cataratas voltou a ser oferecido todos os meses, garantindo mais uma
opção aos visitantes. E já está garantido também para 2014.
O
lançamento do Guia 4 Rodas Foz do Iguaçu e Compras no Paraguai e Argentina, da
Editora Abril, ajudou a divulgar e valorizar ainda mais os atrativos turísticos
da região.
A empresa
Skydive montou sede em Foz do Iguaçu e passou a oferecer voos de paraquedismo,
em especial o salto duplo, que pode ser feito por qualquer pessoa.
A crise do
setor aéreo, que fez Foz do Iguaçu perder os voos da Webjet, Trip e da uruguaia
Pluna, fechadas ou incorporadas, começou a ser revertida: em fevereiro a Gol,
anunciou dois novos voos diários, ligando aos aeroportos de Guarulhos (SP) e
Galeão (Rio). Em março a uruguaia Buquebus retomou os voos Foz-Montevidéu, com
saídas toda quinta-feira e domingo.
E a Lan
Peru, que tem quatro frequências entre Foz do Iguaçu e Lima, pediu autorização
para uma ligação diária a partir de abril do ano que vem, permitindo uma
ligação mais rápida e barata a Foz do Iguaçu para turistas da Europa, América
do Norte e Ásia, já que Lima é um “hub” para voos procedentes do Pacífico.
No mesmo
mês, o Fundo Iguaçu e a Infraero assinam um acordo para a construção de uma
nova pista do Aeroporto Internacional Cataratas. O Plano Diretor do Aeroporto,
desenvolvido pelo Fundo Iguaçu, prevê três horizontes de ampliação (2019, 2029
e 2039).
Ainda em
março, o Codefoz assinou convênio com o DNIT (Departamento Nacional de
Infraestrutura Terrestre) para desenvolver os projetos de duplicação da BR-469
(que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu). As obras incluem, além da segunda
pista, ciclovia, paisagismo e redes subterrâneas de energia elétrica e
telefônica.
O roteiro
turístico integrando as Sete Novas Maravilhas da Natureza – Visit7Wonders - foi
lançado durante a Arabian Travel Market, uma das principais feiras de turismo
internacionais.
Em junho,
em comemoração ao aniversário de 99 anos, Foz do Iguaçu ganhou o Monumento do
Centenário.
Também em
junho, a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e
Cultura – nomeou o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, como de Valor
Universal Excepcional, por sua importância cultural e natural, e sugeriu ao
Brasil e à Argentina que integrem os dois parques nacionais.
Em julho, o
Trip Advisor, um dos maiores sites de viagens do mundo, inclui Itaipu entre os
vencedores do Prêmio Traveler’s Choice Melhores AtraçõesItaipu ficou entre os
25 pontos turísticos mais importantes da América do Sul.
Naquele mês,
outra boa notícia: a Fifa aceitou a candidatura de Foz do Iguaçu para ser o
centro de treinamento de uma das seleções que vão disputar a Copa do Mundo de
2014.
O Fundo de
Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu reelegeu em agosto,
para mais um mandato de dois anos e meio na presidência, o jornalista Gilmar
Piolla, que é superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional.
Também em
agosto, a atuação da Gestão Integrada do Turismo foi formalizada em acordo
assinado pela Prefeitura, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e Iguassu Convention
& Visitors Bureau (ICVB). O documento, com validade de cinco anos,
estabelece o percentual de cada parceiro nos investimentos em projetos de
infraestrutura e na divulgação dos atrativos.
EXPEDIENTE Diretoria-Geral: Superintendência de Comunicação
Social da Itaipu Binacional • Projeto Editorial: Comunicação Mais •
Coordenação: Claudia Stella • Edição: Claudio Dalla Benetta • Colaboração:
Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional • Arte e Diagramação: Robson Rodrigues
• Fotos desta edição: : Nilton Rolin, Adilson Borges, Misionesonline e
Divulgação (hotéis).
Comentários
Postar um comentário