Pular para o conteúdo principal

Estação Itaipu: Newsletter semanal de Foz do Iguaçu – edição nº 79/Janeiro 2014


BALANÇO
Crise? Que crise? Foz do Iguaçu comemora mais um bom ano

Crise na Europa, crise nos Estados Unidos, crise na vizinha Argentina, que impôs taxações para reduzir os gastos com turismo no exterior. Internamente, crise nas empresas aéreas, que reduziram voos e aumentaram as tarifas, queda na atividade econômica e até obras no Aeroporto Internacional Cataratas.
E, mesmo assim, o cenário desfavorável não impediu que o Parque Nacional do Iguaçu praticamente repetisse a performance de 2012, registrando mais de 1,5 milhão de visitantes em 2013.
O bom resultado se deve a dois fatores básicos: à imagem positiva do Destino Iguaçu, construída nos últimos anos, e ao trabalho incansável de divulgação e promoção, desenvolvido pela Gestão Integrada do Turismo.

Usina de Itaipu

O Complexo Turístico Itaipu também comemora o melhor resultado desde que foi implantada a visita turística paga, em 2007. Em 2013, visitaram a usina mais de 585 mil turistas, quase 40% a mais do que o resultado de 2012 - 473.082 pessoas.

Cataratas

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro das Cataratas, fechou com mais de 1,5 milhão de visitantes. Em 2013, 1.518.876 turistas cruzaram os portões do parque, número ligeiramente inferior aos 1.535.38 visitantes de 2012.

Novembro e dezembro tiveram movimentos recordes, com crescimento sobre os mesmos meses do ano passado. Só em dezembro, visitaram o parque 162.080 turistas.
O jornalista Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, festejou o resultado. Ele disse que, com toda a situação adversa, “foi um resultado excelente”.
Para Piolla, Foz do Iguaçu tem potencial para chegar a 2 milhões de visitantes nas Cataratas do Iguaçu, num prazo de quatro anos, com a atuação firme da Gestão Integrada do Turismo.

Para fechar o ano

No final de dezembro, a boa notícia que o turismo de Foz aguardava com ansiedade: o ICMBio assinou portaria que determina a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu e libera a circulação de táxis e veículos de turismo até a definição de novas normas de transporte de visitantes.

Os principais eventos de 2013

Os bons resultados do ano se devem a muito trabalho e à realização de eventos que colocaram em destaque o destino Iguaçu.
Num rápido balanço do ano que passou, é possível salientar alguns dos mais marcantes eventos, que contribuíram para posicionar Foz do Iguaçu como uma das mecas do turismo brasileiro. Confira:
            A montadora sul-coreana Hyundai fez a festa de lançamento do seu sedã fabricado no Brasil, o HB20S, nas Cataratas do Iguaçu.

            


Em abril, Foz é uma das sedes internacionais dos X Games, transmitidos para 184 países pela ESPN Internacional.
         






  






 Realizada em maio, a Meia Maratona das Cataratas, disputada no Parque Nacional do Iguaçu, teve recorde de participantes - 2.700 atletas.












            A 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, em junho, também teve recorde de participantes – mais de 6 mil. A Feira de Turismo e Negócios contou com mais de 500 expositores.

            Em outubro, o Foz Hair Internacional reuniu mais de 5 mil cabeleireiros, maquiadores, manicures e esteticistas do Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Peru.


           




 Em julho, o Ecomuseu abriu a exposição Múltiplo Leminski, sobre o artista curitibano Paulo Leminski (1944-1988). Quando foi encerrada, em novembro, a mostra somou mais de 110 mil visitantes – foi a maior do Ecomuseu e ajudou o Complexo Turístico Itaipu a bater no ano o recorde de visitação.







            

Em setembro, uma nova edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e de Arremesso de Notebook, único no mundo, garantiu mais uma vez sucesso de mídia e de público.
           






 No mesmo mês, a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que une a usina de Itaipu ao Parque Nacional do Iguaçu, também teve número recorde de inscritos: 2.103 atletas de sete países.

Destaques no turismo

           

 Em 2013, o Luau das Cataratas voltou a ser oferecido todos os meses, garantindo mais uma opção aos visitantes. E já está garantido também para 2014.






            





O lançamento do Guia 4 Rodas Foz do Iguaçu e Compras no Paraguai e Argentina, da Editora Abril, ajudou a divulgar e valorizar ainda mais os atrativos turísticos da região.

           






 A empresa Skydive montou sede em Foz do Iguaçu e passou a oferecer voos de paraquedismo, em especial o salto duplo, que pode ser feito por qualquer pessoa.







A crise do setor aéreo, que fez Foz do Iguaçu perder os voos da Webjet, Trip e da uruguaia Pluna, fechadas ou incorporadas, começou a ser revertida: em fevereiro a Gol, anunciou dois novos voos diários, ligando aos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (Rio). Em março a uruguaia Buquebus retomou os voos Foz-Montevidéu, com saídas toda quinta-feira e domingo.
            
E a Lan Peru, que tem quatro frequências entre Foz do Iguaçu e Lima, pediu autorização para uma ligação diária a partir de abril do ano que vem, permitindo uma ligação mais rápida e barata a Foz do Iguaçu para turistas da Europa, América do Norte e Ásia, já que Lima é um “hub” para voos procedentes do Pacífico.
            
No mesmo mês, o Fundo Iguaçu e a Infraero assinam um acordo para a construção de uma nova pista do Aeroporto Internacional Cataratas. O Plano Diretor do Aeroporto, desenvolvido pelo Fundo Iguaçu, prevê três horizontes de ampliação (2019, 2029 e 2039).
          
  Ainda em março, o Codefoz assinou convênio com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) para desenvolver os projetos de duplicação da BR-469 (que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu). As obras incluem, além da segunda pista, ciclovia, paisagismo e redes subterrâneas de energia elétrica e telefônica.
            
O roteiro turístico integrando as Sete Novas Maravilhas da Natureza – Visit7Wonders - foi lançado durante a Arabian Travel Market, uma das principais feiras de turismo internacionais.
            
Em junho, em comemoração ao aniversário de 99 anos, Foz do Iguaçu ganhou o Monumento do Centenário.
            
Também em junho, a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – nomeou o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, como de Valor Universal Excepcional, por sua importância cultural e natural, e sugeriu ao Brasil e à Argentina que integrem os dois parques nacionais.
           
Em julho, o Trip Advisor, um dos maiores sites de viagens do mundo, inclui Itaipu entre os vencedores do Prêmio Traveler’s Choice Melhores AtraçõesItaipu ficou entre os 25 pontos turísticos mais importantes da América do Sul.
            




Naquele mês, outra boa notícia: a Fifa aceitou a candidatura de Foz do Iguaçu para ser o centro de treinamento de uma das seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014.









            
O Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu reelegeu em agosto, para mais um mandato de dois anos e meio na presidência, o jornalista Gilmar Piolla, que é superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional.
           
 
Também em agosto, a atuação da Gestão Integrada do Turismo foi formalizada em acordo assinado pela Prefeitura, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB). O documento, com validade de cinco anos, estabelece o percentual de cada parceiro nos investimentos em projetos de infraestrutura e na divulgação dos atrativos.





EXPEDIENTE Diretoria-Geral: Superintendência de Comunicação Social da Itaipu Binacional • Projeto Editorial: Comunicação Mais • Coordenação: Claudia Stella • Edição: Claudio Dalla Benetta • Colaboração: Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional • Arte e Diagramação: Robson Rodrigues • Fotos desta edição: : Nilton Rolin, Adilson Borges, Misionesonline e Divulgação (hotéis).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E