COM ASSESSORIA
Produzido pela
Renault, Twizy ZE tem características de quadriciclo e já vendeu mais de 6 mil
unidades na Europa.
Fotos meramente ilustrativas |
A
Itaipu Binacional e a montadora francesa Renault apresentaram, na última
semana, em São Paulo, o compacto Twizy ZE, um veículo 100% elétrico, com
características de quadriciclo, e que já vendeu mais de 6 mil unidades na
Europa.
A
apresentação ocorreu durante o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos,
de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte.
A
chegada do modelo faz parte das negociações de Itaipu para integrar a montadora
francesa ao time de parceiros do Programa Veículo Elétrico (VE). No começo do
mês, a binacional também recebeu o sedã Fluence ZE, top de linha da Renault.
O
coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, explicou que a aquisição
dos dois Twizys pela Itaipu, ambos apresentados no salão, tem como foco estudos
para a nacionalização das peças e a identificação de possíveis fornecedores.
A
ideia é que, no futuro, esses modelos possam ser montados e ter peças
fabricadas no País.
“Esses
dois primeiros carros serão referências para Itaipu. Nossa intenção é montar
esses veículos em série, da mesma forma que montamos os outros modelos com os
outros parceiros”, disse Celso Novais.
Na
usina, os Twizys também poderão ser utilizados pelos empregados pelo sistema de
Sharing car (compartilhamento).
“Por
ser pequeno, conseguimos estacionar até dois Twizys de lado em uma vaga de
carro comum. É um veículo do futuro, feito para transportar poucas pessoas e
traz o conceito de ‘a última milha’, fazendo a interconexão dos metrôs, dos
transportes de distâncias maiores até as empresas e escritórios”, acrescentou
Novais.
O
engenheiro destacou ainda que, nos últimos anos, a Renault tem feito
investimentos importantes em veículos elétricos. Segundo ele, esse know-how
poderá ajudar a desenvolver o segmento no País.
“Renault
e Itaipu são empresas que acreditam que esta tecnologia (a mobilidade elétrica)
estará presente no futuro do mercado automobilístico mundial”, declarou o
presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, sobre a parceria com a
binacional.
Além
do Twizy e do Fluence ZE, o grupo francês já lançou comercialmente na Europa
outros dois modelos de veículos elétricos: a perua Kangoo KE (cargo) e o hatch
Zoe, além do Leaf, da aliança mundial com a Nissan.
Carro-conceito
Com
design arrojado, o Twizy tem 17 cavalos de potência e dois modos de autonomia –
para 45 e para 80 quilômetros. O modelo leva duas pessoas e traz no painel
digital informações como velocidade, carga da bateria, autonomia e hora.
“Na
Europa, são classificados para utilização em vias públicas e estradas
secundárias, mas não é permitido o uso em autobahns e estradas de alta
velocidade”, explicou Celso Novais. No Brasil, o modelo ainda não pode ser
emplacado porque precisa de homologação para circular.
Participação de Itaipu no Salão de VE
Durante
o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, o coordenador brasileiro do
Programa VE, Celso Novais, participou de dois painéis: “VE e Transporte Urbano
de Cargas e Passageiros” (dia 11) e “Acumuladores de energia para VE” (dia 12).
“Tenho
a convicção de que o veículo elétrico será o transporte do futuro, mas hoje
temos muito mais utilidade para transporte em massa. Um dos caminhos mais
simples para minimizar a emissão de gases do efeito estufa nas grandes capitais
é a mudança de frota e o uso de veículos elétricos no transporte público”,
afirmou Novais.
O
diretor do Fórum Latino-Americano do Smart Grid, Cyro Vicente Boccuzzi, também
palestrante do salão, acrescentou que “o veículo elétrico é um destino sem
volta, todas as montadoras têm projetos de veículos 100% movidos a
eletricidade”.
Para
o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica
(Abradee), Nelson Leite, o Brasil passa por um momento de mudanças, como
crescimento econômico, ampliação do poder de compra e aumento da consciência
ambiental. Segundo ele, esse contexto abre espaço para a mobilidade elétrica.
“O veículo elétrico é uma carga nova muito positiva, pois é um meio de carregar
energia fora do pico de demanda”, afirmou.
4º mercado mundial
Hoje,
o Brasil tem o 4º maior mercado automotivo no mundo, atrás apenas da China, EUA
e Japão. São mais de 37 milhões de veículos rodando no País. A expectativa do
setor é que os veículos elétricos a cada ano conquistem mais espaço – no Brasil
e no mundo.
“Três
milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020; em 2025,
já serão 10 milhões e, em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de
unidades, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos
(ABVE)”, disse Jayme Buarque de Hollanda, presidente do conselho da entidade.
Ficha técnica do Twizy
Autonomia:
45 km e 80km
Velocidade:
100 km/h a versão com autonomia de 80 km
Potência:
17 cavalos
Peso:
445 quilos
Bateria:
Íons de Lítio
Recarga:
3 horas e meia
Comentários
Postar um comentário