Pular para o conteúdo principal

Exposição Múltiplos Leminski: Itaipu doa exemplares de livro de Leminski




A exposição Múltiplo Leminski, sobre o artista Paulo Leminski (1944-1989), aberta no Ecomuseu de Itaipu, também deixará um legado material em Foz do Iguaçu. Nesta quinta-feira (12), a Itaipu começou a doação de 45 exemplares de Toda Poesia, best seller que reúne textos do poeta, escritor e compositor curitibano, editado pela Companhia das Letras.

Os livros foram comprados pela binacional e serão entregues às bibliotecas das escolas públicas de Foz que passarem pela mostra, que fica no Ecomuseu até o dia 20 de outubro. Cada instituição de ensino ganhará um exemplar.
Segundo Paulino Motter, consultor da Diretoria Geral Brasileira, a doação pretende estimular a vinda das escolas à exposição e colocá-las em contato com a vida e a obra de Leminski. “Elas sairão com um artefato material para dar continuidade ao estudo desse singular e múltiplo artista paranaense”, disse Motter. 
O primeiro contemplado foi o Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, do bairro Jardim Patriarca. A escola visitou o Ecomuseu com um grupo de 67 pessoas, entre alunos do ensino médio e professores. A entrega foi feita por Tatiara Damas, da Divisão de Educação Ambiental, à professora de Língua Espanhola, Ângela da Silva Moreira.
“Para nós foi importante fazer essa leitura visual de Leminski aqui no Ecomuseu”, afirmou a educadora. “Estamos conhecendo a cultura do Paraná e as ideias que ele criou são muito parecidas com as dos jovens”, disse Diego Augusto de Deus, 17 anos, um dos alunos do colégio. 
Plural
Tatiara Damas aproveitou o contato com os alunos para falar da experiência de outros estudantes com a obra de Leminski. “Para muitas pessoas, a exposição tem sido o primeiro contato com este autor multifacetado”, disse Tatiara. E completou: “O livro permitirá uma continuidade de aprofundamento na obra poética dele”, disse a colega, que lembrou a importância desta edição para a cultura paranaense. “No Estado, ele superou as vendas de Cinquenta Tons de Cinza [best seller mundial]”, afirmou.
No Ecomuseu, a exposição também tem feito o espaço bater recordes de visitação. Em agosto, 25.564 pessoas passaram pelo local. Em junho, antes do início da mostra, a frequência registrada foi de 2.858 visitantes.

Ângela da Silva Moreira, professora do Colégio Dobrandino, recebe o livro entregue por Tatiara Damas, da Itaipu.  Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional.

Estratégia poética
A habilidade de Leminski de jogar com as palavras impressionou quem desconhecia o artista. “Achei demais esse aqui”, disse Vanessa Machado, 18 anos, na frente do painel do poema Contranarciso. “(...) assim como/ eu estou em você/ eu estou nele/ em nós/ e só quando/ estamos em nós/ estamos em paz / mesmo que estejamos a sós”, leu, maravilhada. E emendou: “Quero conhecer as músicas dele também, vou procurá-las na internet”.
“Eu já tinha ouvido falar dele, mas nunca havia lido”, disse Carolayn Zaguine Gonçalves, 16 anos. Para Ana Rafaela Paredes, 15 anos, a visita desta quinta-feira foi uma imersão no mundo da poesia. “Os poemas dele são muito bons. Você mergulha mesmo, entra fundo neles”, afirmou a estudante.
Parceria
O lote de Toda Poesia foi adquirido pela Itaipu, com desconto de 50%, por intermédio da curadoria da exposição, em parceria com a Companhia das Letras. Foram entregues também dois exemplares à Biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e outro à Biblioteca do Ecomuseu.   

A doação é para as escolas públicas, mas a visitação também é aberta às instituições privadas. Para agendar a visita institucional, é preciso entrar em contato com a Divisão de Educação Ambiental, via e-mail, e confirmar por telefone. Os números são (45) 3520-5626 e 3520-5642 e o e-mail é refugiobiologico@itaipu.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at