Pular para o conteúdo principal

Exposição Múltiplo Leminski é aberta no Ecomuseu de Itaipu

Aplauso para a poesia:



Também foi aberta a mostra Arqueologia em Linhas de Transmissão – Memória e Energia no Oeste do Paraná. Ambas as exposições ficarão abertas até o dia 20 de outubro.

O Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, nunca esteve tão poético e irreverente como na noite desta quinta-feira (11), quando foi aberta a Exposição Múltiplo Leminski, sobre o poeta, escritor e jornalista curitibano Paulo Leminski. A cerimônia teve a presença de diretores de Itaipu, empregados da empresa, autoridades, empresários, professores, artistas e amantes da poesia.
Também foi aberta a mostra Arqueologia em Linhas de Transmissão – Memória e Energia no Oeste do Paraná. Ambas as exposições ficarão abertas até o dia 20 de outubro.
Após a abertura, o público foi convidado a visitar as mostras e a assistir ao pocket show de Estrela Leminski (filha de Paulo Leminski) e Téo Ruiz.

Inspirado
Na abertura da exposição, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, citou uma das mais famosas poesias de Leminski. “Eu ontem tive a impressão que Deus quis falar comigo. Não lhe dei ouvidos. Quem sou eu para falar com Deus? Ele que cuide dos seus assuntos. Eu cuido dos meus”.
Para Jorge Samek, não poderia haver escolha melhor para abrir a nova fase do Ecomuseu, comemorar os 40 anos do Tratado de Itaipu e esperar a chegada do centenário de Foz do Iguaçu do que a Exposição Múltiplo Leminski. “Precisamos mexer com a cultura local. Apresentar a vida deste multitalentoso poeta no nosso Ecomuseu é um grande presente para a Itaipu e toda a cidade.”

Entre os mais
O diretor de Coordenação da binacional, Nelton Friedrich, disse que Múltiplo Leminski coloca o Ecomuseu entre os mais importantes museus do País. “No Niemeyer (MON), em Curitiba, foi a exposição mais visitada. Queremos repetir em Foz”, disse.
Para o empresário e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), Danilo Vendruscolo, a exposição colocará a cidade em um novo patamar cultural. “Este é o primeiro passo para termos um espaço cultural internacional”, disse. “Precisamos lembrar e mostrar às pessoas que cultura é vida. E esta exposição é vida.”

Novo olhar
Segundo a curadora e artista Alice Ruiz, a exposição é uma novidade. “Paulo tinha uma característica que não se encaixaria num museu, mas nas ruas. Esta exposição proporciona um novo olhar sobre um museu. Instiga o visitante. Exatamente um pouco do que a poesia proporciona às pessoas.”

 Itinerante
Múltiplo Leminski já esteve por oito meses no Museu Oscar Niemeyer (MON), onde a exposição sobre o polivalente poeta curitibano atraiu um grande público. Depois de Foz, a mostra seguirá para outras capitais. Já estão previstas as datas para a sua apresentação em Goiânia, Recife e Fortaleza, além de outras três cidades.

Arqueologia
Paralela à mostra de Leminski foi aberta também a exposição Arqueologia em Linhas de Transmissão – Memória e Energia no Oeste do Paraná. Ela apresenta imagens do oeste paranaense, muitas inéditas, inclusive de filmes de 1948. Os estudos do Museu Paranaense concentraram-se nesta região há mais de 20 anos, devido à realização de vários programas arqueológicos, muitos com a parceria da Copel e o apoio do Lactec.
A exposição apresenta uma grande linha do tempo, transportando um mosaico de aspectos relativos ao patrimônio e à memória do oeste do Paraná, com várias imagens inéditas, que evidenciam uma rica documentação relacionada às diferentes ocupações humanas na região, de 12 mil anos atrás até o século 20.

Minuto de silêncio
Antes da abertura das mostras, o público fez um minuto de silêncio em homenagem à Rosana Lemos Turmina, empregada Itaipu que faleceu há algumas semanas, vítima de câncer.

Promoção
De olho nos novos atrativos do Ecomuseu, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) lançou uma promoção, válida de 12 de julho a 15 de outubro: os turistas que comprarem ingressos para a Visita Panorâmica ou Circuito Especial ganharão entradas para as exposições.
Durante os cem dias de exposição haverá transporte entre o Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e o Ecomuseu às 9h40, 11h, 14h e 15h40.
O horário de atendimento do Ecomuseu é das 8h às 17h, de terça-feira a domingo. Os ingressos devem ser retirados no CRV.

Mais informações sobre a exposição no site www.turismoitaipu.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at