Pular para o conteúdo principal

Colunista Das Graças recebe título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu

A noite de terça-feira, 10, marcou a entrega do título de Cidadã Honorária para Maria das Graças Lopes de Farias Campos, a Das Graças. A colunista foi homenageada por colegas, autoridades e amigos na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

O vereador Luiz Queiroga, autor da proposição, destacou que o título é uma forma de reconhecer a história tanto de autoridades, como de outros cidadãos que tenham um trabalho reconhecido. “É uma retribuição por tudo que Das Graças sempre fez com as pessoas. Por tudo o que representa para quem a conhece e sabe de sua história”.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Anice Nagib Gazzaoui. Para ela a homenagem foi justa. “É uma alegria presidir esta sessão e poder oferecer este título merecido”, disse. O assessor do governo municipal, Carlos Juliano Budel, esteve na solenidade e saudou a homenageada. “Esta é uma homenagem muito justa. Que Deus lhe dê saúde e muita felicidade para prosseguir”.

O cônsul da Eslováquia no Paraguai, Charif Hammoud destacou a importância do trabalho e a amizade com a família da fotógrafa. “Foi uma das pessoas que apoiou término nos meus estudos. Foram muitas fotos que trazem boas recordações dos momentos vividos entre a família e os amigos”.

Emocionada, Das Graças agradeceu o título e a presença todos. Para ela, a consideração, o respeito e a amizade são as maiores homenagens.  “Se cheguei até aqui foi por causa de vocês”.  Com a comoção, a homenageada pediu para a médica e amiga Luiza Thomás de Aquino assumir o microfone e falar em seu nome.

 “Gostaria de me pronunciar em nome das mulheres e agradecer o trabalho de Das Graças. Ela foi uma mulher a frente de seu tempo, pois 1965 já saía no Rio de Janeiro fazendo suas fotos”, lembrou Luiza.

Homenagens – Durante a de cerimônia entrega do título de cidadã honorária, Das Graças recebeu depoimentos de outros homenageados com o mesmo título. Entre eles, o professor e sociólogo José Afonso de Oliveira. Para Afonso, o trabalho da colunista resguarda um importante documento iconográfico de Foz do Iguaçu.

Afonso ainda relembrou a presença do companheiro de Das Graças, o saudoso Ary de Campos – falecido em 2004. “Dei aula para o Ary aos 72 anos. Era uma alegria”, comentou.  Para o sociólogo, o trabalho da homenageada é importante para a história do município. “Ela fotografou Foz do Iguaçu. Todos, ricos e pobres”.

O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, destacou a alegria e a simplicidade de Das Graças na realização do trabalho. “Quando ela começou a fotografar eu não tinha nem nascido. O que dizer de alguém que dedicou uma vida a registrar nossas vidas?”, concluiu.



(Grampo Comunicação)
Vereador Luis Queiroga, autor do pedido da homenagem "Cidadã Honorária de Foz" para Das Graças, com a vereadora Anice Gazhoui, que presidiu a sessão solene, ladeando a homenageada.

Convidados especiais prestigiando a homenageada.

Ala feminina presente à cerimônia de entreta do título de "Cidadã Honorária de Foz" à Das Graças.

Ala masculina presente ao evento

A amiga Ana Machado, com o filho Frederico, que presentearam a homenageada com delicioso coquetel no Palm Tree, espaço para eventos do Hotel Lanville Athenee.

Kamal Osman e Charif Hammoud, dentre os amigos especiais que estiveram presentes ao evento.

O filho Marco Antônio Freire com a homenageada.

Família Natucci presente à homenagem, com Paulo, Catarina e Maria de Lourdes Natucci.

Gilmar Piolla, integrante da mesa da cerimônia, faz um mimo à homenageada, com presença do autor da homenagem, vereador Luis Queiroga.

Tércio Albuquerque, amigo de longa data, dentre os membros da mesa do protocolo.

Renata Piolla e Kássia Toito, com a homenageada, exibindo o título de "Cidadã Honorária de Foz".

José Ivaldece, da Revista Nova Fase, com o Primeiro Tenente Isaque da Silva Santos, representando o Tenente Coronel Messias Coelho Freitas, e com a Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, dando ao evento o ritmo solene e harmônico do grupo.

Nicole Camilo Fernandes, representando funcionários da Câmara Municipal, entrega um lindo bouque de flores à Das Graças.


Heitor Fernandes e Albuquerque, dentre os membros do Primeira Linha, jornal o qual Das Graças escreveu por mais de 15 anos.

A médica da homenageada, Dra. Luiza Thomas de Aquino, acompanhando a homenageada na plenária.

A banda do 34.º Batalhão deu tom especial ao evento, alegrando a todos os presentes.


Grampo Comunicação dando aquele apoio ao evento, com Fernanda Regina presente à cerimônia e desenvolvendo excelente trabalho de cobertura a homenagem. Muito obrigado!!!













































































Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXI

  DESTAQUE DO DIA

Amigas de Das Graças promovem rifa de jóias em apoio ao trabalho e memória da colunista social e fotógrafa

Tudo começou ainda durante a pandemia. Com os trabalhos do filho Marco Antonio pautados em eventos e turismo, as dificuldades claro bateram na porta, e além da venda de um dos automóveis que a família tinha, algo mais precisava ser feito para quitar os compromissos e dívidas inerentes de um ano praticamente sem trabalho, em casa, Das Graças e seu filho Marco. Este grupo de amigas conta que mesmo em vida, Das Graças pensava em usar as joias para ajudar nas despesas domésticas e de saúde. No entanto, a saúde da colunista se agravou e sobreveio o internamento e a cirurgia.  Pensando em se desfazer de alguma forma de peças de joias que tinha enquanto presente nas festas de nossa sociedade, Das Graças acionou sua estimada amiga, Sílvia Rodrigues, para que a ajudasse na empreitada, o que foi de pronto atendida.  As joias -  As três peças que serão rifadas, eram relíquias da família  que ela ostentava nas grandes festas da sociedade que participava, ao longo da gloriosa carreira de colunismo

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CLXXVIII

DESTAQUE DO DIA Aniversários