Pular para o conteúdo principal

Colunista Das Graças recebe título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu

A noite de terça-feira, 10, marcou a entrega do título de Cidadã Honorária para Maria das Graças Lopes de Farias Campos, a Das Graças. A colunista foi homenageada por colegas, autoridades e amigos na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

O vereador Luiz Queiroga, autor da proposição, destacou que o título é uma forma de reconhecer a história tanto de autoridades, como de outros cidadãos que tenham um trabalho reconhecido. “É uma retribuição por tudo que Das Graças sempre fez com as pessoas. Por tudo o que representa para quem a conhece e sabe de sua história”.

A sessão solene foi presidida pela vereadora Anice Nagib Gazzaoui. Para ela a homenagem foi justa. “É uma alegria presidir esta sessão e poder oferecer este título merecido”, disse. O assessor do governo municipal, Carlos Juliano Budel, esteve na solenidade e saudou a homenageada. “Esta é uma homenagem muito justa. Que Deus lhe dê saúde e muita felicidade para prosseguir”.

O cônsul da Eslováquia no Paraguai, Charif Hammoud destacou a importância do trabalho e a amizade com a família da fotógrafa. “Foi uma das pessoas que apoiou término nos meus estudos. Foram muitas fotos que trazem boas recordações dos momentos vividos entre a família e os amigos”.

Emocionada, Das Graças agradeceu o título e a presença todos. Para ela, a consideração, o respeito e a amizade são as maiores homenagens.  “Se cheguei até aqui foi por causa de vocês”.  Com a comoção, a homenageada pediu para a médica e amiga Luiza Thomás de Aquino assumir o microfone e falar em seu nome.

 “Gostaria de me pronunciar em nome das mulheres e agradecer o trabalho de Das Graças. Ela foi uma mulher a frente de seu tempo, pois 1965 já saía no Rio de Janeiro fazendo suas fotos”, lembrou Luiza.

Homenagens – Durante a de cerimônia entrega do título de cidadã honorária, Das Graças recebeu depoimentos de outros homenageados com o mesmo título. Entre eles, o professor e sociólogo José Afonso de Oliveira. Para Afonso, o trabalho da colunista resguarda um importante documento iconográfico de Foz do Iguaçu.

Afonso ainda relembrou a presença do companheiro de Das Graças, o saudoso Ary de Campos – falecido em 2004. “Dei aula para o Ary aos 72 anos. Era uma alegria”, comentou.  Para o sociólogo, o trabalho da homenageada é importante para a história do município. “Ela fotografou Foz do Iguaçu. Todos, ricos e pobres”.

O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, destacou a alegria e a simplicidade de Das Graças na realização do trabalho. “Quando ela começou a fotografar eu não tinha nem nascido. O que dizer de alguém que dedicou uma vida a registrar nossas vidas?”, concluiu.



(Grampo Comunicação)
Vereador Luis Queiroga, autor do pedido da homenagem "Cidadã Honorária de Foz" para Das Graças, com a vereadora Anice Gazhoui, que presidiu a sessão solene, ladeando a homenageada.

Convidados especiais prestigiando a homenageada.

Ala feminina presente à cerimônia de entreta do título de "Cidadã Honorária de Foz" à Das Graças.

Ala masculina presente ao evento

A amiga Ana Machado, com o filho Frederico, que presentearam a homenageada com delicioso coquetel no Palm Tree, espaço para eventos do Hotel Lanville Athenee.

Kamal Osman e Charif Hammoud, dentre os amigos especiais que estiveram presentes ao evento.

O filho Marco Antônio Freire com a homenageada.

Família Natucci presente à homenagem, com Paulo, Catarina e Maria de Lourdes Natucci.

Gilmar Piolla, integrante da mesa da cerimônia, faz um mimo à homenageada, com presença do autor da homenagem, vereador Luis Queiroga.

Tércio Albuquerque, amigo de longa data, dentre os membros da mesa do protocolo.

Renata Piolla e Kássia Toito, com a homenageada, exibindo o título de "Cidadã Honorária de Foz".

José Ivaldece, da Revista Nova Fase, com o Primeiro Tenente Isaque da Silva Santos, representando o Tenente Coronel Messias Coelho Freitas, e com a Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, dando ao evento o ritmo solene e harmônico do grupo.

Nicole Camilo Fernandes, representando funcionários da Câmara Municipal, entrega um lindo bouque de flores à Das Graças.


Heitor Fernandes e Albuquerque, dentre os membros do Primeira Linha, jornal o qual Das Graças escreveu por mais de 15 anos.

A médica da homenageada, Dra. Luiza Thomas de Aquino, acompanhando a homenageada na plenária.

A banda do 34.º Batalhão deu tom especial ao evento, alegrando a todos os presentes.


Grampo Comunicação dando aquele apoio ao evento, com Fernanda Regina presente à cerimônia e desenvolvendo excelente trabalho de cobertura a homenagem. Muito obrigado!!!













































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque - Edição CXXIX

    DESTAQUE DO DIA

ALCEU VEZOZZO, fundador da Rede Bourbon, homenageado pela Associação Comercial do Paraná

O fundador da Rede Bourbon, Alceu Ântimo Vezozzo, recebeu a homenagem Cidadania ACP, da Associação Comercial do Paraná. O prêmio é concedido para cidadãos de reconhecida importância na sociedade paranaense e nacional. (Evento acontecido em Nov/2019) Premio - Homenagem ACP - Foto Jader Rocha Em seu discurso o presidente da ACP, Gláucio Geara, enalteceu as conquistas de Vezozzo na hotelaria e na ação social que desenvolve na cidade de Cambará, com o Instituto Bourbon.  Ao receber a homenagem o fundador da Rede Bourbon agradeceu a família e a Deus por todas as conquistas e enfatizou a importância de fazer o bem em todas as áreas da sociedade. “Fazer o bem através da hotelaria, através do Instituto Bourbon, através da escola, fazer o bem seja ele onde for”, finalizou o fundador. A família Vezozzo prestigiou seu patriarca nesta noite tão importante. Assinatura Homenagem  Abraço Alceu e Laila Vezozzo - Foto Jader Rocha  Alceu Vezozzo, Ana Amélia Filizola e Glau

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E