Pular para o conteúdo principal

Balanço 8ª edição do Festival de Turismo de Foz

8ª edição do Festival de Turismo de Foz
O secretário nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, abriu, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, o 8° Festival de Turismo das Cataratas. O festival aconteceu no Hotel Rafain Palace & Convention Center. Lummertz representou o ministro Gastão Vieira, que estava em viagem à Europa. O evento teve o apoio da Itaipu Binacional.

Com foco na geração de negócios para o setor, o Festival de Turismo das Cataratas é destinado para empresários do setor, como agentes de viagem, guias de turismo, bares, restaurantes e similares, operadores de turismo, hoteleiros, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais. É também aberto à comunidade local.

O festival é sempre aguardado com bastante expectativa. Segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros (só perde para o Rio de Janeiro) e o quarto em eventos internacionais (atrás de São Paulo, Rio e Brasília), Foz do Iguaçu recebeu em 2012 mais de 1,5 milhão de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. O evento é, também, uma grande vitrine para o setor.

O evento incluiu a Feira de Turismo e Negócios, estimada para aproximadamente 600 expositores; a Feira de Turismo de Compras, com cerca de 400m²; e, ainda, 400m² para expositores de Turismo e Viagens.
     
Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que também presidente o Fundo Iguaçu, o festival é uma oportunidade estratégica de relacionamento do Destino Iguaçu com os canais de distribuição e os profissionais que movimentam a indústria do turismo. "Nosso evento é um dos que mais atraem agentes de viagens e a rodada de negócios foi uma das mais produtivas do setor", afirmou.

Vinicius Lummertz apresentou no festival o Plano Nacional de Turismo, publicado em 26 de abril deste ano, pelo Ministério do Turismo.  O Plano Nacional Global, que compreende o período entre 2013 a 2022, apresenta metas ousadas, mas reais, tendo por base o incremento na entrada de turistas estrangeiros no Brasil nos últimos anos.

Sebrae

Um dos eventos mais importantes do festival é o Encontro de Negócios Sebrae-PR. Além do Encontro de Negócios, que reuniu destinos turísticos e operadores, o Sebrae fez um seminário sobre eventos. Teve ainda estande para atender micro e pequenos empresários.  Este ano, o encontro permitirá que representantes de 11 destinos turísticos do Paraná mostrem seus atrativos a operadores de turismo.
 
Foram 20 minutos de exposição para cada destino turístico: Litoral do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba, Curitiba, Campos Gerais, Terra dos Pinheirais (região de União da Vitória), Norte do Paraná, Noroeste do Paraná, Sudoeste do Paraná, Foz do Iguaçu e tríplice fronteira, Cascavel e Região Lindeira ao Lago de Itaipu.

As mesas do encontro forão formadas por operadores de turismo e representantes setoriais, além de um moderador do Sebrae/PR e de um representante da governança de turismo da região.

O Sebrae-PR apoia o Festival de Turismo das Cataratas desde sua primeira edição. Segundo o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, a entidade “aposta muito no festival, que tem a geração de negócios como pano de fundo, além do desenvolvimento do turismo”.

Empresários de micro e pequenas empresas tiveram programação especial na 8ª edição do evento. Durante todos os dias, o Sebrae-PR teve um estande para atender as demandas dos empresários e parceiros.

Palestra e encontro

O Sebrae/PR ofereceu duas programações para públicos distintos: uma palestra, com o maratonista Marcelo Alves, aberta a todos os inscritos do Festival; e o encontro de negócios, entre representantes de destinos turísticos pré-selecionados de todas as regiões do Estado e operadores de turismo.


Eventos

Outra importante programação dentro do Festival é o Seminário Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, .

Em pauta, tivemos o Projeto Paraná MICE, uma realização do Sebrae/PR em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Sistema Fecomércioe Secretaria de Estado de Turismo.

O objetivo é estimular o turismo de eventos e negócios. O seminário, que acontece também em outras regiões do Paraná, tem o apoio do Institut Cerdà, de Barcelona, na Espanha.

O consultor do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, diz que “o turismo de negócios e eventos é muito forte em todo o Paraná. Em Foz do Iguaçu, apesar de termos uma grande demanda do  turismo de lazer, o turismo de negócios e eventos também é crescente".

Depois da palestra, foi apresentado o Projeto Paraná MICE - Turismo de Negócios e Eventos, do Sebrae/PR, que já envolveu 200 empresas do segmento em todo Estado e será realizado até 2016.

O setor de negócios e eventos é responsável pela atração de 43% dos 13,2 milhões de visitantes que o Paraná recebe por ano. O turista de negócios e eventos é o que mais gasta no destino com hospedagens e com alta gastronomia - chega a ser até três vezes mais do que um turista tradicional.

(Divisão de Imprensa Itaipu Binacional)

Do ICMBio, o diretor do PNI - Jorge Pegoraro, com a esposa Iáscara.
Gilmar Piolla, Vinícius Lummertz e Paulo Angeli, coordenador do Festival de Turismo.

O Secretário Municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento.

O presidente do Sindhotéis, Carlos Silva.

Importantes tratados e compromissos firmados com as lideranças presentes ao encontro, dentre eles, Jorge Samek, presidente da Itaipu Binacional.

Gilmar Piolla, articulando parcerias e trazendo a presença do Fundo Iguassu na parcerias.

Jorge Samek, comemorando a expectativa do nosso turismo.

A Infraero presente ao evento, com Socorro Pinheiro participando  da  abertura do Festival.

O presidente do evento, Paulo Angeli, com Piolla e o mestre de cerimônias da noite, Bruce Brussolo.

Claudia Pereira, seu marido, o prefeito Reni Pereira, com Samek e Socorro.

Marta e Cândido, no Arroz amigo, com organizadores.

Anfitrião da abertura do festival, Altino Voltoline com Gilmar Piolla.

Jorge Samek, com Mauro Piccini: Ligado em Você...

Kassia Toito, com Renata e Gilmar Piolla.

Darci Piana, do Fecomércio.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E 

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge