Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO CULTURAL: REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS É ESTRATÉGICA

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues
O projeto de lei do governo municipal 56/2018 recém aprovado pela Câmara de Vereadores que reestrutura cargos da Fundação Cultural é estratégico para o processo de transformação da cultura no município, como projeta o prefeito Chico Brasileiro.

O projeto cria os cargos de Diretor de Projetos e Captação de Recursos Culturais e Coordenador de Incentivo à Cultura, e transforma o atual Assessor de Eventos em Coordenador de Ação Cultural, permanecendo inalterado o Assessor de Formação Artística.

A principal alteração da proposta é a inclusão do cargo de Diretor de Projetos e Captação de Recursos Culturais que visa capitanear novos financiamentos junto as instituições públicas e privadas, tanto para as ações culturais e festivais, quanto para concretizar os grandes projetos para a cidade como o Teatro Municipal e o Museu.

A medida coloca em prática e fortalece uma das atribuições da Fundação Cultural que é a capacidade de captação de recursos, um potencial historicamente subestimado na gestão pública. Essa atribuição é o que difere fundações de secretarias, por exemplo. Um potencial dispersado em uma cidade turística como Foz do Iguaçu e que agora está sendo reconhecido com a implementação de uma política de turismo cultural.  

Ao longo dos anos, a Fundação Cultural vinha se mantendo praticamente com recursos do orçamento do município e patrocínios, limitando a realização das ações culturais. Com um novo modelo e o investimento da atual gestão na cultura, cujo orçamento saltou de aproximadamente R$5 milhões para R$9 milhões, o governo municipal ampliou os projetos culturais com ações inéditas como o Festival Internacional de Cinema Latino-Americano, o projeto literário “Eu, você e uma história”, e construiu, por meio parcerias, programas culturais semanais como o “Cê na Sexta” e a agenda cultural com o PTI, que trouxe espetáculos renomados e oficinas de formação para artistas.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, “a cultura tem ganhado destaque e aprovação da comunidade, porém ainda estamos longe de cumprir nossas demandas com a comunidade. Há um longo caminho a percorrer e temos que ter coragem para fazê-lo”.
CEPAC 
O investimento em projetos veio acompanhado com o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura e a constituição da primeira mesa diretora do Cepac – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico - cujo resultado é a ampliação das demandas culturais, que projetam uma nova realidade e aquecem a cadeia econômica produtiva e simbólica da cultura no município.

“O investimento tem gerado mais demandas e a participação da comunidade na gestão cultural. Temos na agenda o resgate de importantes ações culturais como o festival de teatro, de dança, além das atividades de formação e circulação, garantindo o compromisso com a descentralização da cultura, levando aos bairros e possibilitando a todos e todas a expressão, o fazer artístico e o consumo”, ressaltou.

DESAFIOS
Ao longo da história da Fundação Cultural, houve um déficit progressivo no quadro de servidores, que atualmente conta com apenas oito para comandar uma pasta responsável por eventos como a Fartal, cuja última edição mobilizou mais de 230 mil pessoas e a Feira Internacional do Livro, já consagrada estadual e nacionalmente. O comparativo com cidades de menor porte e perfil semelhante com Foz do Iguaçu revela o tamanho do desafio. A pasta de cultura de Toledo conta com 28 funcionários; Cascavel, 57; Ponta Grossa, 87 e Maringá, 120 servidores.

“Foz é a cidade que menos tem funcionários na cultura. Sem contar outros fatores com agenda de formação e atendimento aos bairros que precisamos ampliar, e a construção de equipamentos como o Teatro Municipal e Museus. Todas as outras 6 cidades já possuem esses aparelhos, entre outras ações de gestão. Para o desenvolvimento da cultura temos pouco efetivo, e precisamos superar o desafio para transformar Foz na metrópole cultural que desejamos”, esclareceu Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

MEMORIAL: HOMENAGEM A CRODOVALDO GALLI: PAI E MARIDO AMOROSO, EMPRESÁRIO DE SUCESSO

A comunidade de Foz do Iguaçu ainda lamenta o passamento de Crodovaldo Galli, de 68 anos, sócio-proprietário do Falls Galli Hotel. Internado já a dez dias no Hospital Costa Cavalcanti, por infecção pelo vírus da covid-19, o empresário precisou ser entubado na sexta-feira (5/03), necessitando do aparelho de respiração mecânica. E na madrugada de sábado (6/03), sofreu uma parada cardíaca, chegou a conseguir ser reanimado, mas acabou não resistindo e veio a falecer. Seu corpo foi levado para a cidade de Campo Largo, região de Curitiba, onde foi cremado no mesmo dia, sábado (6).   Pai atencioso, empresário de sucesso, Crodovaldo era natural da cidade de Ibiporã, no Paraná, mas veio para Foz do Iguaçu aos 14 anos. Tinha mais 4 irmãos, e com a companheira Michele Blask, tinha um casal de filhos, Marco Aurélio e Valentina Galli.  Em sua história como empresário em Foz do Iguaçu, começou muito jovem e de forma humilde, inicialmente no ramo de olarias, ao lado do irmão Reinaldo. Mas lo...

Réveillon “ENIGMAS DO EGITO" do RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER

COMPARTILHE FOTOS DO EVENTO Um dos hotéis mais conhecidos do destino é o Rafain Palace Hotel & Convention. Em mais de quatro décadas de existência, o empreendimento tornou-se um dos mais importantes resorts do Paraná e conhecido no Brasil inteiro. E uma de suas marcas registradas é o Réveillon, que já está com as reservas abertas. Para manter a tradição, a comemoração do Reveillon sempre tem tudo de bom e do melhor. A tão aguardada celebração, já famosa por sua decoração sofisticada, estilo requintado e serviço impecável, proporciona momentos inesquecíveis e exclusivos aos seus hóspedes. “Enigmas do Egito” foi o tema escolhido para este ano e o hotel contou ainda com uma programação para lá de especial com atividades para todas as idades. Sérgio Figueiredo Decorador​ caprichou nos mínimos detalhes, e a equipe de serviços do hotel completou o cenário do maior reveillon da Terra das Cataratas, com mais de dois mil participantes: sucesso total!!! Hotel Rafain Palace ...