Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO CULTURAL: REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS É ESTRATÉGICA

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues
O projeto de lei do governo municipal 56/2018 recém aprovado pela Câmara de Vereadores que reestrutura cargos da Fundação Cultural é estratégico para o processo de transformação da cultura no município, como projeta o prefeito Chico Brasileiro.

O projeto cria os cargos de Diretor de Projetos e Captação de Recursos Culturais e Coordenador de Incentivo à Cultura, e transforma o atual Assessor de Eventos em Coordenador de Ação Cultural, permanecendo inalterado o Assessor de Formação Artística.

A principal alteração da proposta é a inclusão do cargo de Diretor de Projetos e Captação de Recursos Culturais que visa capitanear novos financiamentos junto as instituições públicas e privadas, tanto para as ações culturais e festivais, quanto para concretizar os grandes projetos para a cidade como o Teatro Municipal e o Museu.

A medida coloca em prática e fortalece uma das atribuições da Fundação Cultural que é a capacidade de captação de recursos, um potencial historicamente subestimado na gestão pública. Essa atribuição é o que difere fundações de secretarias, por exemplo. Um potencial dispersado em uma cidade turística como Foz do Iguaçu e que agora está sendo reconhecido com a implementação de uma política de turismo cultural.  

Ao longo dos anos, a Fundação Cultural vinha se mantendo praticamente com recursos do orçamento do município e patrocínios, limitando a realização das ações culturais. Com um novo modelo e o investimento da atual gestão na cultura, cujo orçamento saltou de aproximadamente R$5 milhões para R$9 milhões, o governo municipal ampliou os projetos culturais com ações inéditas como o Festival Internacional de Cinema Latino-Americano, o projeto literário “Eu, você e uma história”, e construiu, por meio parcerias, programas culturais semanais como o “Cê na Sexta” e a agenda cultural com o PTI, que trouxe espetáculos renomados e oficinas de formação para artistas.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, “a cultura tem ganhado destaque e aprovação da comunidade, porém ainda estamos longe de cumprir nossas demandas com a comunidade. Há um longo caminho a percorrer e temos que ter coragem para fazê-lo”.
CEPAC 
O investimento em projetos veio acompanhado com o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura e a constituição da primeira mesa diretora do Cepac – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico - cujo resultado é a ampliação das demandas culturais, que projetam uma nova realidade e aquecem a cadeia econômica produtiva e simbólica da cultura no município.

“O investimento tem gerado mais demandas e a participação da comunidade na gestão cultural. Temos na agenda o resgate de importantes ações culturais como o festival de teatro, de dança, além das atividades de formação e circulação, garantindo o compromisso com a descentralização da cultura, levando aos bairros e possibilitando a todos e todas a expressão, o fazer artístico e o consumo”, ressaltou.

DESAFIOS
Ao longo da história da Fundação Cultural, houve um déficit progressivo no quadro de servidores, que atualmente conta com apenas oito para comandar uma pasta responsável por eventos como a Fartal, cuja última edição mobilizou mais de 230 mil pessoas e a Feira Internacional do Livro, já consagrada estadual e nacionalmente. O comparativo com cidades de menor porte e perfil semelhante com Foz do Iguaçu revela o tamanho do desafio. A pasta de cultura de Toledo conta com 28 funcionários; Cascavel, 57; Ponta Grossa, 87 e Maringá, 120 servidores.

“Foz é a cidade que menos tem funcionários na cultura. Sem contar outros fatores com agenda de formação e atendimento aos bairros que precisamos ampliar, e a construção de equipamentos como o Teatro Municipal e Museus. Todas as outras 6 cidades já possuem esses aparelhos, entre outras ações de gestão. Para o desenvolvimento da cultura temos pouco efetivo, e precisamos superar o desafio para transformar Foz na metrópole cultural que desejamos”, esclareceu Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

COLUNA SOCIAL - Edição CCXLVII

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL Foz em Destaque, Edição LXVI

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 Editoria:  DAS GRAÇAS Redação:  MARCO FREIRE PAMELA SILVA DESTAQUE Continua neste fim de semana a FEIRA DE LOUÇAS DO LIONS Também no GDia , o jornal diário de Foz... "Muita luz é como muita sombra: não deixa ver." (Carlos Catañeda) Dia do Ferroviário Dia Internacional do Jazz Dia Nacional da Mulher Quando se comemora o Dia Nacional da Mulher, homenagem à DAS GRAÇAS , pioneira do colunismo social em Foz, vivendo um dia de musa em Mulinari Cabeleireiros. ALANA DUARTE KUMM ANDERSON SIGNOR ÂNGELA ZANATTA DENIS ALBERTO CABRAL DR. LIN LI PING DR. MARCOS SZPAK MARTINS IVETE SIEBEL JULIA BIASE JULIO CERQUEIRA BEBA KAWANNA SOUZA LUCIVANI BOIAN Médico oftalmologista DR. MARCOS SZPAK MARTINS , comemorando idade nova hoje Empresário JÚLIO CERQUEIRA , aniversariante... Sempre destaque em nossa história, ÂNGELA ZANATTA assoprando velinhas... DR ADEMAR MONTORO, proeminente advogado de nossa sociedade, preparando-se para em breve ser homenageado pela Câmara ...