Pular para o conteúdo principal

Em defesa da UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana #UNILAfica



#UNILAfica

H2FOZ 
NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA UNILA

A reitoria da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) emitiu nota em que posiciona-se contra a proposta que pretende transformar a instituição em UFOPR (Universidade Federal do Oeste do Paraná). A mudança é defendida pelo deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), por meio de emenda aditiva à Medida Provisória nº 785/2017.

No comunicado público, os gestores da UNILA posicionam-se contra as mudanças no papel institucional da universidade. “A equipe da Reitoria posiciona-se enfaticamente pela supressão da referida emenda aditiva e está tomando as providências necessárias para garantir a manutenção da lei de criação da UNILA em sua integridade e em defesa de sua identidade”, expõe a nota.
Os dirigentes da Universidade da Integração Latino-Americana ressaltam, também, que a proposta do deputado Sérgio de Souza surgiu durante tramitação de normativa que tratatou de outro tema da área educacional. “A emenda [ ] foi apresentada no processo de aprovação legislativa de medida provisória que trata de outro assunto (financiamento estudantil)”, esclarece a reitoria da UNILA.

O deputado de Curitiba propõe a conversão da UNILA e de seu projeto original, que concebe uma universidade voltada para a integração entre os países da América Latina, em uma instituição de ensino superior de características regionais. A emenda legislatvia de Sérgio Souza inclui consulta aos campi de Toledo e de Palotina da Universidade Federal do Paraná sobre o interesse em integrar a UFOPR.

Justificativa
O peemedebista Sérgio Souza justifica seu projeto citando a expansão econômica do Oeste do Paraná, principalmente de cooperativas, indústrias e do turismo. O parlamentar destaca o baixo IDH de alguns municípios da região e defende que recentemente ocorreu redução da população de jovens entre 18 e 24 anos na região, decorrente da busca por educação e emprego.
“Assim, novos cursos de graduação – concatenados com as características econômicas e sociais da região – certamente despertarão não só o interesse da sociedade mas também promoverá o desenvolvimento social e distribuição de renda nas regiões Oeste e Noroeste do Estado do Paraná, como também das regiões sul do Estado do Mato Grosso do Sul e leste do Paraguai”, defende o deputado.

Histórico
A UNILA foi criada pela Lei nº 12.189, de janeiro de 2010, para atuar nas regiões de fronteira, fomentando o intercâmbio e a cooperação entre os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul) e da América Latina. Seu objetivo é oferecer ensino superior público e gratuito, produzir pesquisa e extensão universitária voltados para o desenvolvimento, o intercâmbio cultural, científico e educacional entre os povos e nações.
Os números do início de 2017, quando a universidade completou 7 anos, mostram que instituição mantinha 2.722 alunos matriculados, 29 cursos de graduação, 8 oito mestrados e 1 doutorado. Além de brasileiros, a comunidade acadêmica da UNILA é formada por estudantes e professores de 16 países da América do Sul, Central e do Caribe, diversidade que contribui para o fortalecimento do papel integrador.

Comunidade reage à proposta
Assim que foram difundidas as informações sobre a proposta do deputado Sérgio Souza, a comunidade acadêmica da UNILA e representantes de organizações sociais de Foz do Iguaçu lançaram o "Movimento em Defesa da UNILA". A primeira iniciativa é uma petição pública endereçada ao Congresso Nacional pela supressão da Emenda Aditiva à Medida Provisória nº 785/2017. 
"Nosso movimento tem o objetivo de defender a manutenção da Lei de Criação da UNILA, sua identidade original e sua missão, que é formar sujeitos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina", diz a apresentação do abaixo-assinado virtual. Qualquer pessoa pode apoiar a petição, que pode ser acessada clicando aqui.  

Assembleia dos estudantes
Preocupados com os desdobramentos da proposta de mudança na UNILA, os estudantes realizam nesta sexta-feira, 14, à noite, uma assembleia para avaliar a situação e tentar reverter o projeto do deputado paranaense Sérgio Souza. No chamado para o encontro, os alunos destacam que a alteração não está relacionada apenas à denominação da universidade. "Nos encontramos agora em uma situação preocupante, a dissolução do projeto UNILA", dizem os alunos

Retrocesso político coloca em risco a Unila, voltada ao intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina. É possível resistir

Uma petição pública em defesa da Universidade de Integração Latino-americana (Unila), mais conhecida como Universidade do Mercosul, foi dirigida ao Congresso contra a emenda do deputado Sergio Souza (PMDB-PR), que a transforma na Universidade Federal do Oeste do Paraná. A medida acabaria com o projeto acadêmico e político da Unila, de integração com nossos vizinhos, já que prevê paridade de professores e alunos com Paraguai, Bolívia, Argentina e outros países da AL.

“Nosso movimento tem o objetivo de defender a manutenção da Lei de Criação da Unila, sua identidade original e sua missão, que é formar sujeitos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina”, afirma a petição, lembrando que a Constituição brasileira estabelece que o país “buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.

“A missão da Unila é a de contribuir para o avanço da integração da região, com uma oferta ampla de cursos de graduação e pós-graduação em todos os campos do conhecimento abertos a professores, pesquisadores e estudantes de todos os países da América Latina”, afirma a instituição em seu site. “Como instituição federal pública brasileira pretende, dentro de sua voca­ção transnacional, contribuir para o aprofundamento do processo de integração regional, por meio do conhecimento compartilhado, promovendo pesquisas avançadas em rede e a formação de recursos humanos de alto nível, a partir de seu Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), com cátedras regionais nas diversas áreas do saber artístico, humanístico, científico e tecnológico.”

A América Latina engloba 21 países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


CODEFOZ Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu
NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA UNILA

 O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu - CODEFOZ, ao tomar conhecimento da Emenda Aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, que tem como propósito converter a UNILA em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR), vem a público manifestar sua posição em defesa da UNILA.

A UNILA vem contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu e da região, além de sua contribuição na promoção da cooperação entre os povos, através da educação. Um projeto de tamanha envergadura e importância não pode ser objeto de uma alteração unilateral, sem diálogo com a sociedade, em total desrespeito à comunidade iguaçuense, aos técnicos, docentes e acadêmicos da UNILA.

O CODEFOZ se posiciona contra esta tentativa de alteração na Lei de criação da UNILA, defende a manutenção de sua autonomia e reivindica veementemente das autoridades competentes a instalação de diálogo prévio a qualquer mudança estrutural que venha a ser proposta.

O CODEFOZ também se coloca à disposição para convocar as entidades do poder público e da sociedade civil organizada da cidade e da região para ampliar o debate sobre os rumos da UNILA, e assim contribuir para uma maior e melhor integração da Universidade da Integração Latino-Americana com a comunidade iguaçuense.

Foz do Iguaçu, 17 de Julho de 2017

Roni Carlos Temp
Presidente CODEFOZ


CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS
NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA UNILA

A mesa diretora do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu (CMPC) manifesta-se contrária à emenda aditiva proposta pelo deputado Sérgio Souza (PMDB/PR), que impõe a extinção da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Este órgão expressa solidariedade à comunidade acadêmica e apoio ao projeto e aos compromissos fundadores da instituição de ensino superior sediada em Foz do Iguaçu.

Universidade em processo de consolidação, com apenas sete anos de constituição, a UNILA representa um projeto singular. Sua particularidade consiste em promover formação universitária pública e gratuita, integração cultural e desenvolvimento socioeconômico voltados para os povos e nações da América Latina, principalmente, no âmbito da comunidade de países que integram o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). 

A UNILA fortalece o desenvolvimento cultural em Foz do Iguaçu e região por meio da oferta de graduação e pós graduação em áreas artístico-culturais. A comunidade acadêmica também atua em espaços de elaboração e deliberação de políticas públicas, em projetos de extensão e iniciativas espontâneas de estudantes, professores e técnicos que fomentam a integração permanente com a população de Foz do Iguaçu.

A composição da UNILA, reunindo professores, estudantes e agentes universitários brasileiros e de outros 16 países, contribui para tornar ainda mais diverso o ambiente cultural e étnico da região trinacional. São trocas e vivências que ressaltam as diferenças, valorizam a diversidade e o diálogo intercultural, fatores determinantes para a construção de uma sociedade verdadeiramente plural e democrática.

Foz do Iguaçu, 15 de julho de 2017.
Mesa Diretora do Conselho Municipal de Políticas Culturais



ACIFI - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE FOZ DO IGUAÇU
NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA UNILA


A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu manifesta posição em defesa da Universidade Federal da Integração Latino Americana e contrária à emenda aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, que tem como propósito converter a UNILA em Universidade Federal do Oeste do Paraná.

A ACIFI destaca que a UNILA, criada há apenas sete anos, tem contribuído de forma decisiva na formação universitária pública e gratuita, intercâmbio cultural, científico e educacional, bem como cooperação solidária da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A UNILA é responsável pela formação de capital intelectual, desenvolvimento tecnológico, atuação em projetos sociais e voltados para problemas da comunidade.  Já tema de capa da nossa revista, o curso de medicina, por exemplo, contribuirá para a qualificação e universalização dos serviços médicos prestados à população.

Do ponto de vista econômico, tem movimentado vários segmentos, sobretudo moradia, transporte e alimentação. São 3.600 acadêmicos, quase 1.000 funcionários, investimentos, projetos e ações que resultam num impacto de mais de R$ 200 milhões por ano em Foz do Iguaçu.

A ACIFI também acredita ser oportuno o momento para que a UNILA reforce seus laços com a sociedade trinacional com o intuito de inserir-se cada vez mais em nossa comunidade, trocar informações e promover um diálogo aberto e permanente, sempre em sintonia com os interesses da comunidade iguaçuense e da região trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai).

Foz do Iguaçu, 17 de julho de 2017.

Leandro Teixeira Costa
Presidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E