Pular para o conteúdo principal

"POETA ALICE" e "MEU CORAÇÃO DE POLACO VOLTOU", em cartaz no ECOMUSEU de ITAIPU


Compartilhe fotos no facebook: https://www.facebook.com/pg/fozemdestaque/photos/?tab=album&album_id=1714536865228692

Música, poesia e valorização feminina marcaram a abertura das duas novas exposições do Ecomuseu, Poeta Alice, de Alice Ruiz, e Meu Coração de Polaco Voltou, de Paulo Leminski, na noite desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, em Foz do Iguaçu (PR). 

Poeta Alice, de Alice Ruiz, chama a atenção sobre a importância do empoderamento feminino. Fã da artista desde os tempos da adolescência, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, destacou que, independentemente de ser mulher, Alice conquistou, pelos seus méritos, um lugar de destaque nas letras brasileiras nas últimas décadas, inclusive ganhando dois prêmios Jabuti, “o Oscar da literatura brasileira”, nas palavras do DGB. "Alice está recebendo o reconhecimento justo e merecido", disse.

De Foz para o mundo
As curadoras das exposições são Aurea e Estrela Leminski, filhas do casal Alice e Leminski. Para elas e também para a própria artista, o Ecomuseu pode ser um passaporte para o mundo. De acordo com a dupla, Poeta Alice deverá repetir a rota de Múltiplo Leminski, que passou pelo museu da Itaipu em 2013, fazendo sucesso retumbante. “A obra de Leminski só tinha sido exposta em Curitiba, mas depois do Ecomuseu não parou mais. Está em sua oitava cidade. Acredito que o mesmo acontecerá com Poeta Alice”, afirmou Aurea. “A mágica começa por Foz.”

Melhor forma
Poeta Alice é dividida em quatro partes: feminismo, música, poesia e haikai. Uma retrospectiva da carreira de Alice que, aos 71 anos, disse estar em sua melhor forma. “A insatisfação e a paixão pela poesia é o que me mantêm ativa. Tenho juventude acumulada. A paixão pelo novo faz com que a gente não envelheça.”

As obras apresentam três expressões artísticas que, na visão da autora, constituem gêneros literários bastante distintos e independentes: o haikai, a poesia ocidental em papel e as letras de músicas, muitas das quais resultaram em parcerias com diversos artistas.

Coração de polaco
Foi aberta também a exposição Meu Coração de Polaco Voltou, que revela as origens e as influências polonesas na obra de Paulo Leminski. A mostra marca o retorno da obra do curitibano ao Ecomuseu, onde bateu todos os recordes de visitação, em 2013, com Múltiplo Leminski.

Em Meu Coração de Polaco Voltou os assuntos são divididos por temas. A mostra é composta por painéis, com cerca de 40 peças originais: fotos do acervo particular, livros e documentos do artista. Também será exibido o documentário Vida e Sangue de Polaco, do premiado diretor Sylvio Back, no qual Paulo Leminski faz um depoimento sobre sua descendência polonesa. “Múltiplo Leminski mostrava as suas várias facetas. Agora, o enfoque é a sua origem”, disse Aurea.

Serviço:
Exposições Poeta Alice, de Alice Ruiz, e Meu Coração de Polaco Voltou, de Paulo Leminski.
Em cartaz até 30 de setembro de 2017, no Ecomuseu da Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu, PR).
O Ecomuseu está aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 12 (moradores dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam entrada).

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br.

Texto: Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at