Pular para o conteúdo principal

Notícias da Câmara Municipal de Foz (23 de Junho). Acompanhe o trabalho de nossos vereadores

Presidente da Comissão Mista convida população para Audiência Pública LDO

A Câmara realiza, nesta quarta-feira (23), às 9h, Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. O assunto é de extrema importância para o município. Isso porque, a LDO compreende as metas, projeções e prioridades da administração pública, incluindo as despesas e receitas em curto prazo. A LDO também orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A Participação é virtual! Você pode enviar seu questionamento através do link https://bit.ly/3pKIfpK, até 24 horas antes do início do evento. Ou, através do chat das nossas redes sociais: Facebook e Youtube, durante a transmissão ao vivo.

11-06-2-
Cabo Cassol solicita informações sobre o cumprimento da lei 4966/2021

Um Requerimento, de autoria do vereador Cabo Cassol (Podemos), solicita ao Poder Executivo informações sobre o cumprimento da Lei Municipal nº 4966/2021. Conforme a prerrogativa, as instituições bancárias públicas e privadas, além das cooperativas de crédito, devem contratar vigilância armada para atuar em horário integral, inclusive em feriados e finais de semana.

Comissão de Turismo quer ampliar discussão sobre nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

A nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu voltou ao debate na Câmara de Foz durante a sessão desta terça-feira, 22 de junho. A Comissão de Turismo da Casa de Leis pediu, via requerimento, a realização de Audiência Pública para debate o tema. As preocupações levantadas foram: alto valor do ingresso no PNI, previsto para nova concessão; liberação de entrada dos carros de turismo no atrativo e a necessidade de ampliação do debate, considerando a realidade do município.

A presidente da Comissão de Turismo, vereadora Anice Gazzaoui (PL), pontuou: “Importante que o debate não fique só em uma esfera. Estamos falando de uma concessão de 30 anos. Não podemos deixar de trazer o debate para esta Casa. Tivemos reunidos com secretário de Turismo do município, com a diretora do Parque Nacional e depois tivemos outras reuniões sobre o tema. Da forma que está sendo elaborado e proposto não podemos aceitar. A taxa prevista para entrada no Parque é de 110 reais. Isso é absurdo. Agora querem fazer tabela única. Isso é um retrocesso. Já tivemos anteriormente uma luta grande em Brasília para que conseguíssemos manter a entrada dos carros, das vans de turismo”.

O vereador João Morales (DEM) destacou: “O espaço é nosso, está dentro do nosso território. Nossa preocupação é que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos, que os moradores do entorno tenham valor menor estipulado. Quem sofre depois é o contribuinte. Aquele que precisa, que vem a passeio. Um projeto de 30 anos, precisa ser transparente. É uma exploração comercial muito grande. O município fica à mercê, não recebe nada. Esperamos que saiam bons frutos da nossa comissão”. O vereador Dr. Freitas (PSD) também se posicionou: “Esse valor é exorbitante. Se aumentar o preço as pessoas não vão”.

O vereador Galhardo (Republicanos), que também integra a Comissão de Turismo, enfatizou “qual motivo da pressa? Esse processo precisa ser feito com calma”. O vereador Cabo Cassol (Podemos) ressaltou: “Isso é assunto para ser discutido em um ano. Se ficar esse valor a taxa de entrada, podemos ter certeza que os turistas vão visitar o lado argentino somente”. “Temos muitas pessoas aqui da cidade que não conhecem as Cataratas. E aí vem querendo cobrar uma taxa de 120 reais para as pessoas visitarem o Parque. Gostaria de questionar quanto dessa taxa ficará de retorno para a cidade”, cobrou o vereador Alex Meyer (PP). O requerimento, assinado também pelo vereador Ney Patrício (PSD), foi aprovado e a data do evento ainda será agendada.


Audiência do Transporte Público tem data marcada

Foi divulgado no Diário Oficial do município desta segunda-feira (21) a confirmação da audiência pública que vai debater a questão do transporte público de Foz do Iguaçu.

O transporte público já vem sendo discutido na Justiça em ações envolvendo o sindicato da categoria, as empresas que operam o sistema e a prefeitura, além do Ministério Público e da imprensa, e é tema de uma comissão especial. Mas é a primeira vez desde a intervenção ocorrida em dezembro que o transporte será debatido de forma ampla e aberta à população.

Proposta pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) e aprovada no Plenário da Câmara Municipal, a audiência vai ocorrer em 11 de agosto, às 18h30, e reunirá técnicos, universidades, sindicatos, autoridades e a população para debaterem o atual contrato, as soluções imediatas e o planejamento a médio e longo prazos para a mobilidade de Foz.

Para Adnan, será uma oportunidade de ouvir não somente as partes formais do contrato, mas também a população que vem sofrendo nos ônibus e esperas, principalmente na pandemia. "O assunto é urgente e, por isso, fui o primeiro parlamentar a oficialmente tratar do tema e apresentei o pedido de audiência na primeira sessão legislativa de 2021.", explicou.

Segundo ele, é preciso um amplo debate para encontrar soluções. "Não adianta pensarmos somente no curto prazo, temos que olhar para o futuro e defender uma mobilidade inclusiva e à altura de nossa cidade.", pontuou Adnan.

SAIBA MAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheças nossos Produtos & Serviços

SERVIÇOS Fotografia Filmagem Mailing Marketing Criação de conteúdo Divulgação de produtos, serviços, marcas empresas, pessoal. ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS Você, sua empresa, seus produtos e serviços podem ser destaque em nosso trabalho. Portais web Foz em Destaque Tour & Shop Certames de Beleza Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Redes sociais Foz em Destaque Facebook Instagram Youtube Twitter Tour & Shop Facebook Instagram Youtube Twitter Certames de Beleza Facebook Instagram Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher Facebook Instagram Veículos de Comunicação ( Espaços independentes) Foz TV (Canal 7 da Net TV) - P rograma Foz em Destaque  GDia (jornal diário impresso) - Coluna Social Foz em Destaque  Eventos de beleza Rainha do Turismo Garota Foz em Destaque Miss Foz do Iguaçu Miss Paraná Globo

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

08 de março- SÉRIE MULHERES EMPODERADAS da FOZ EM DESTAQUE

E L A S  são muitas e estão estrategicamente distribuídas em todos os lugares, afinal, elas hoje em dia estão empoderadas e fazendo acontecer em todos os setores. E para homenagear as     M U L H E R E S     na semana em que se comemorar o     D ia I nternacional da M ulher , escolhemos algumas destas representantes ilustres das MULHERES EMPODERADAS DE NOSSA REGIÃO TRINACIONAL. Parabéns MULHERES!!! Gabriela e sua mãe Cláudia Pritsch Kersting , empresária... Isabel Cristina , empresária e sua filha, Giovanna Salvatti Rafagnin , relações pública...  Marisa Amari e a mãe Divina Caneppele... Rosa Jeronymo , Primeira Dama do Município e Secretária Municipal de Saúde do Município. O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e apesar de sua importância não é considerado um feriado nacional. Das Graças , nossa mentora e pioneira do Colunismo Social em nossa cidade... Jornalista Patrícia Iunovich, Diretora de Comunicação Social da Usina de Itaipu Ânge