Pular para o conteúdo principal

Carnafalls é a atração

Carnaval de Foz terá afoxé e bonecos gigantes

Além do tradicional desfile das escolas de samba, duas novidades irão marcar o Carnafalls 2012, promovido pela Fundação Cultural, com apoio da prefeitura e Itaipu Binacional: o bloco de afoxé e o desfile de bonecos gigantes.

O bloco afoxé está sendo organizado pela “Mãe Marina” e lideranças do candomblé da cidade. Serão ao todo 100 integrantes que desfilarão no domingo, a partir das 20h30 na Avenida Venezuela. Os melhores blocos de afoxé estão na Bahia, sendo o principal “Filhos de Gandhi”

Afoxé, também chamado de Candomblé de rua, é um cortejo de rua que sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá, em que seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. O termo afoxé provém da língua iorubá.

O afoxé tem comportamento específico, seus foliões estão vinculados a diversos terreiros de candomblé. Têm consciência de grupo, de valores e hábitos que os distinguem de qualquer outro bloco.

Segundo um dos líderes do Movimento Negro de Foz do Iguaçu, Sérvolo Oliveira, “as pricipais características são as roupas, nas cores dos Orixás, as cantigas em língua Iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês”. O ritmo da dança na rua é o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada. Os cantos são puxados em solo, por alguém de destaque no grupo, e são repetidos por todos, inclusive os instrumentistas.


Bonecos - O desfile de bonecos gigantes, que é uma tradição no Recife e Olinda, foi viabilizado para Foz do Iguaçu graças a uma parceria da Fundação Cultural com a Cia dos Ventos, de Curitiba, que tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Criado em 1996, pela Cia dos Ventos, o projeto O Boneco e a Sociedade, teve seu piloto em Antonina e realmente floresce e se desenvolve em São José dos Pinhais, onde encontra solo fértil para o desenvolvimento do projeto junto a sociedade, dividindo seu trabalho em formação, cultura popular e cultura para todos.

Sua missão, segundo o produtor Joel Cruz, é atuar de maneira justa, criando, produzindo e difundindo arte e cultura com alto padrão de qualidade estética, adequada às necessidades e desejos do povo brasileiro.

Os bonecos gigantes desfilarão no hoje e na segunda de carnaval na Avenida Venezuela. Paralelamente a Cia dos Ventos promoverá uma oficina de bonecos aberta à comunidade.

(AMN)

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA SOCIAL - Edição CCXXI

DESTAQUE DO DIA A aniversariante...

COLUNA SOCIAL - Edição CCIX

DESTAQUE DO DIA

COLUNA SOCIAL - Edição CCXVII

DESTAQUE DO DIA