Pular para o conteúdo principal

BRUNO RIBEIRO TRAZ DICAS PARA IMPLANTAÇÃO HOTELEIRA

NOTA 1

Assessoria em implantação hoteleira dá dicas de como tirar um campo de golfe do papel


Além de licenciamento, custo e viabilização da construção de um campo de golfe, é necessário contar com o apoio de profissionais capacitados desde a fase de estudo preliminar até mesmo durante a manutenção do plantio e maturação.

Investidores que idealizam a implantação de um campo de golfe visam inúmeros impactos positivos a nível econômico. Entre eles, a valorização do entorno, em especial, no segmento imobiliário. Segundo a Golf Course Development in Residential Communities a valorização é 15% a 40%, principalmente quando se trata de imóveis ou lotes localizados junto a lagos ou nas áreas de mais relevância do campo de golfe. 

Além disso, trata-se de um ativo que tem perspectiva de ser financeiramente sustentável. De acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o golfe movimenta cerca de US$ 30 bilhões por ano e o gasto médio de um golfista em viagem tem expectativa de ser até 50% maior que o de um turista médio. Para atender a esse público tão seleto – e os possíveis investidores do ramo –, empresas de assessorias apresentam serviços visando o sucesso das complexas implantações. 

ETAPAS E CRONOGRAMA

Especialista em gestão de campos de golfe e apaixonado pelo esporte, o responsável pelo setor na assessoria Bruno Ribeiro Hospitality and Tourism Consultancy, explica as etapas para a construção de um campo de golfe. Inicia-se pelo estudo preliminar, fase em que se verifica a viabilidade física e adequações necessárias ao solo. Analisa-se o projeto básico, criado pelos arquitetos e urbanistas, e se faz adequações ao plano inicial, com intuito de ajustar detalhes sob análise econômica de acordo com os objetivos dos promotores do projeto.


Outro ponto de extrema importância para o empreendimento é a solicitação de licenças de construção, que contemplam a legislação ambiental vigente e proteção das áreas de preservação. “Após esta fase, partimos para a contratação de construtoras, em busca de mão de obra qualificada, visando diminuir gastos e otimizar tempo.” Explica que a construção é de extrema importância para a futura manutenção, pois erros cometidos resultarão em aumento de custos a longo prazo. A partir da obra finalizada, trabalha-se no plantio e manutenção da grama.


Por envolver um investimento substancial, é indispensável o acompanhamento de profissionais experientes e capacitados, que contemple o estudo e análise de todas as fases do projeto, desde sua concepção até a gestão operacional e gerenciamento. Desta forma, é possível gerar valoração das unidades, aumentar o ritmo das vendas e criar campo de golfe que seja financeiramente sustentável. .

NOTA 2Retrofit: a prática utilizada por investidores para revitalização de hotéis

Arquiteta e urbanista Luciana Zamecki -
especialista em lighting design e responsável por
implantação de operações hoteleiras, tanto para
 novos projetos como em ações de
 revitalizações, chamadas de retrofit.

Tendência válida tanto para aquisições de hotéis antigos e desatualizados, até para empresários que desejam valorizar empreendimentos efetivos, arquiteta comenta sobre as vantagens da realização do retrofit para a experiência do hóspede e valorização de tarifas. 


Revitalizar, atualizar e modernizar são verbos aplicados a diversos campos das ciências e tecnologias - e no ramo da hospitalidade, não poderia ser diferente. Para aumentar a vida útil de um hotel, o termo retrofit tem sido pronunciado com frequência, sendo uma prática em que são empregadas modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada a fim de reconquistar a valorização do empreendimento. A prática é bastante utilizada inclusive por investidores que adquirem hotéis antigos e desatualizados, mas de ótima localização, com intuito de revitalizar o empreendimento.

Com projeto do renomado arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl,
 o Fera Palace Hotel é um exemplo de retrofit. 
O retrofit tem sentido de renovação, explica a arquiteta e urbanista Luciana Zamecki - especialista em lighting design e responsável pela implantação de operações hoteleiras em Bruno Ribeiro Hospitality and Tourism Consultancy. "É imprescindível, tanto para a criação de um novo projeto hoteleiro, quanto para um retrofit, realizar uma pesquisa de mercado, onde serão levantadas informações sobre o público-alvo, viabilidade econômica, impacto de vizinhança, localização e classificação [econômico, middle scale ou upscale]". Para o direcionamento correto, é necessário um briefing detalhado: "Às vezes o investidor gostaria de construir um hotel executivo, mas a localização e o perfil da cidade não condizem com isso. Antes de se pensar em qualquer desenho, é necessário pesquisar e analisar", afirma.

Criado em 1934, este hotel de luxo em Salvador (Bahia),
manteve sua impressionante fachada preservada.
Edificações privadas, mas de uso público, os layouts de hotéis tornam-se rapidamente cansativos. Em ações de retrofit, é possível alterar desde a estrutura física, com ampliações ou renovações de fachadas, instalações, elevadores e tecnologias - desde a disponibilidade de alta qualidade Wi-Fi até mesmo a forma da abertura de portas ou janelas. "Há também a questão do mobiliário e a renovação da parte fixa, como pisos e forrações, que têm uso intenso e precisam ser refeitas com frequência". A arquiteta defende que a renovação é necessária em média a cada três anos, para que o hotel mantenha-se atualizado. Segundo ela, essas atualizações interferem diretamente na experiência do hóspede e ainda possibilitam a cobrança de tarifas de maior valor agregado, condizentes com o produto oferecido.  

Sugestão de legenda: Bruno Ribeiro, nome de destaque na hotelaria de luxo no Brasil, posa no Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina – principais locais de atuação de sua assessoria homônima. 

SERVIÇO 
Bruno Ribeiro Hospitality & Consultancy
brunoribeirohtc.com
bruno@brunoribeirohtc.com
+55 71 99200-6812
instagram.com/brunoribeirohtc
facebook.com/brunoribeirohtc

Estúdio de Arquitetura Luciana Zamecki
lucianazamecki.com.br
estudio@lucianazamecki.com.br
+55 45 99977-1881
instagram.com/estudiolucianazamecki
facebook.com/estudiolucianazamecki


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dê cores a Foz e concorra a prêmios

Promoção artística celebra o centenário da cidade Vários pontos da cidade são mostrados no mapa. Que tal usar a sua veia artística para ganhar prêmios? Participe da promoção Vamos Pintar Foz do Iguaçu 100 Anos para concorrer a tablets, bicicletas, videogames e aparelhos de celular, além de homenagear a cidade em seu centenário. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, com apoio da Sanepar, governo do Estado, Vital Engenharia, Lojas MM, Acifi, Mabu Thermas e realização Rádio Cultura e Gazeta do Iguaçu. Para participar, basta retirar o mapa da cidade em uma das empresas parceiras e caprichar nas cores. Os trabalhos finalizados podem ser entregues até o dia 30 de outubro na sede da Rádio Cultura, do jornal Gazeta do Iguaçu ou em qualquer loja MM. Nesses locais também é possível retirar o desenho para colorir. Não há limite de idade: é possível se inscrever nas categorias Infantil (até 7 anos), Infantojuvenil (até 12 anos), Juvenil (at

Shopping Mercosur muda realidade do Paraguai

Com a inauguração do Shopping Mercosur, o Paraguai vive um novo momento em sua história econômica e social. Graças ao convite da jornalista Mônica Nasser (leia-se Mundo Árabe), pudemos seguir com a comitiva de empresários que vieram especialmente para verem os resultados de seus investimentos no vizinho páis. Encabeçados pela família Dia, chineses, suíços, portugueses, americanos, todos apostando no sucesso da economia Paraguaia, aterrisaram oriundos de seus respectivos países, para participarem da inauguração do novo Shopping Mercosur. Embarcamos num double deck leito da Itaipu Viagens, para uma confortável viagem até a vizinha Salto del Guairá, local onde os olhos do Paraguai e da região da tríplice fronteira estavam voltados. Ao embarcarmos, uma agradável surpresa nos esperava: o finesse e a camaradagem da família Dia, e nossa recepção ficou por conta de Toufic Dia, que apesar de quase não falar português, pois é de origem libanesa, como toda sua família e vive já a quase 10 an

COLUNA SOCIAL - Edição CCCXII

D E S T A Q U E